SOBRE...

O Sistema

Cada uma das raças e classes do Mighty Blade possui uma Habilidade Automática e uma lista de Habilidades Extras. Essas habilidades são coisas que o personagem pode fazer, coisas especiais. Cada uma dessas habilidades é uma pequena regra, mas como o personagem ganha apenas uma habilidades automáticas de sua Raça e uma de sua Classe, e escolhe mais 3 entre as demais listadas, o jogador acaba precisando conhecer apenas 5 delas aprofundadamente na criação de um personagem de primeiro nível. Conforme ele vai evoluindo, ganhando novos níveis, ele vai podendo escolher novas habilidades e assim, gradativamente e junto com a evolução da história o jogador vai aprendendo tudo que ele precisa sobre seu personagem sem ter de sentar e ler um livro de 300 paginas antes mesmo de saber com o que quer jogar, como ocorre com outros sistemas. No entanto, caso ele queira o Guia Basico inteiro tem apenas 176 páginas.

Todas essas características tornam o Mighty Blade um sistema muito atraente a jogadores e mestres iniciantes. Mas também, muito útil a mestres veteranos que perderam seus grupos e estão com dificuldade de encontrar novos jogadores. Mesmo um grupo veterano que agora tem muitas responsabilidades e não pode perder dias fazendo personagens e preparando campanhas, que querem uma solução rápida e prática para sua diversão, encontram no Mighty Blade uma resposta satisfatória e muito rica.

Os Projetos

O objetivo do Mighty Blade sempre foi a acessibilidade, tanto em termos de regras, sendo de fácil entendimento para jogadores iniciantes; quanto em termos econômicos. Ter seus materiais disponíveis gratuitamente em PDF sempre foi e será uma marca desse RPG - todos os livros estão disponíveis na seção download do site. O Mighty Blade é mais que um sistema, ele é um projeto que visa popularizar o hobby dando a todos a oportunidade de jogar. Mesmos os livros físicos são vendidos a preços bem acessíveis, e comprá-los ajuda o projeto a se desenvolver e ao sistema crescer em publicações.

O Mighty Blade conta com um podcast oficial apresentado pelos autores Luciano e Domênico, e com participações esporádicas de Tiago. O Mightycast é onde eles colocam o público a par das novidades do projeto, livros em desenvolvimento, próximos lançamentos; discutem regras e os materiais já publicados e tiram dúvidas dos ouvintes. Em 2021 foi lançado o Mightyverse, um segundo podcast onde apresentamos aventuras sonorizadas e editadas para mostrar o sistema Mighty Blade em ação. Juntamente com o lançamento do Fianciamento coletivo do Guia do Vilão, o terceiro volume da nossa trilogia de regras, foi lançado também o canal do Youtube, onde temos conteúdo sobre o sistema e sobre RPG no geral.

Todos esses projetos existem graças ao nosso público fiel que nos apoia no nosso programa de assinaturas do Catarse, se você gostar do projeto e quiser ajudar de uma conferida nas recompenças, clicando no banner da Might Forge.

A História

Em 2010, depois de várias mudanças e ajustes baseados em experiências de jogadores do sistema por todo o país, Mighty Blade em sua versão 2.3 recebeu sua primeira versão física, em uma tiragem de 500 exemplares, graças à grande demanda dos fãs. Em 2012 uma segunda edição, de mais uma tiragem de 500 exemplares com a versão 2.5, que contava com algumas pequenas revisões, chegou às lojas, assim como o Monstrum Codex, um livro de criaturas voltada para o sistema. Durante os 4 anos seguintes, o sistema recebeu uma série de mudanças significativas, contando principalmente com Luciano Abel, que fora o diagramador das duas edições impressas do jogo, e de Domênico Gay, ilustrador das edições impressas, mas sempre focadas nas opiniões da comunidade que surgiu ao redor do sistema. Luciano e Domênico haviam a assumido a publicação da Dragon Cave, uma revista online criada por Tiago para expandir o sistema e desenvolver mais o cenário oficial do jogo - Drakon.

Nessa então chamada Fase 2 da revista, Luciano e Domênico criaram inúmeros artigos para o sistema, ao ponto de Tiago convidá-los para escreverem uma nova edição, onde todo o sistema seria revisado e expandido. Era preciso providenciar uma nova versão do livro básico, a terceira edição. Em março de 2017 era lançada a 3ª Edição do RPG Mighty Blade. Apesar de mais encorpado do que suas versões anteriores, o foco dessa edição ainda era ser simples o suficiente para ser usado por jogadores iniciantes, mas completo o suficiente para ser atraente à jogadores veteranos. Apesar de contar com várias Classes e Raças exclusivas, voltadas especificamente para Drakon, seu cenário oficial, o Mighty Blade: Guia Básico também conta com Raças e Classes típicas de cenários de fantasia medieval, e pode ser usado em aventuras de quaisquer cenários deste tipo.