Eu vi a DC11 e fiquei em dúvida se aquelas proficiências deviam ser usadas no MB 3.0, já que elas nem aparecem no guia básico. É melhor usar as proficiências ou apenas usar os atributos mesmo?
As proficiências da DC 11 não se aplicam à 3° Edição.
Entenda tudo das DCs 10 e 11 como outro sistema, tipo uma "Mighty Blade 2.75" ou algo assim.
Obrigado pela informação, agradeço!
Seguindo o mesmo conceito, eu vi que existe a DC das Classes Revisadas, e lá as classes não possuem Habilidades Automáticas. Eu poderia substituir as proficiências? Se sim, como?
Substituir as proficiências? Você não quis dizer "ignorar as proficiências"? Porque é literalmente isso que você poderia fazer. Tipo, ignora a ideia de "se você não tiver proficiência X, você rola testes de X como inapto", porém se uma habilidade falar "você rola +1d6 em testes de X" você dá +1d6 nos testes onde X se encaixaria.
Tipo, nas DCs, um mago não poderia usar armas corporais ou de distância, mas na 3° edição isso não existe. Ok que o Arqueiro tem uma habilidade que dá +1d6 com uma arma de distância, mas não tem nada que impeça um sacerdote ou ladrão de pegar um arco e atirar com ele.
Pierubim, o que você está lendo era a prévia do que viria a ser a 3ª edição do sistema. Uma forma de apresentar pro público o que vinha por ai e ter um feedback.
No caso, a regra de proficiências foi removida de última hora quando o livro já estava pronto para ser lançado e trocada pelas habilidades automáticas de classe.
Futuramente, talvez, esta regras seja revisada porque parecia complexa e podia ser melhor elaborada. (Eu particularmente gostava muito dela, mas concordo que ela deva ser revisada/refinada e não gosto das automáticas de classe porque, ao contrário das de raça, elas não são únicas...)
Entendi, obrigado SentokiHanta e Juban Albino!
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