Mesmo após ler as regras do manual básico do Mighty Blade (3 edição) não consegui compreender completamente sobre os Rituais, alguém poderia me explicar detalhadamente como fazer o uso correto dos rituais numa campanha ?
Também notei que a habilidade "Runa de poder" citada no livro não está presente em nenhuma classe ou raça, o que seria isso ?
Interessante. Eu reli o trecho sobre rituais, e me pareceu bastante claro. Eu não tenho certeza, de fato, se consigo parafrasear as regras ali presentes de outra forma.
Mas vamos tentar com um exemplo.
Um Ritual basicamente serve para diminuir a dificuldade de uma Magia ao custo de tempo. Assim, se o personagem tiver tempo de sobra - uma hora ou mais - ele pode realizar um Ritual para reduzir a dificuldade de uma Magia.
Assim, por exemplo, um personagem preso com seu grupo em um túnel subterrâneo quer utilizar Teleporte 2 para tirar o grupo dessa enrascada. A dificuldade básica da Magia é 14, mas como além do conjurador há mais três personagens no grupo (cada personagem a mais aumenta a dificuldade da magia em +2) a dificuldade de teleportar o grupo todo será 20. O Conjurador (com Inteligência, digamos, 6) não conseguiria realizar essa magia nem mesmo com um Sucesso Decisivo (já que o resultado máximo que ele conseguiria seria 12 nos dados mais 6 da inteligência = 18). Então ele se concentra na magia por uma hora, focando sua vontade no ponto de chegada da magia e em cada um dos seus companheiros, para reduzir assim a dificuldade da magia em 4 - o que significa que a dificuldade da magia, incluindo o grupo todo, passa de 20 para 16. Como o conjurador ainda vai precisar de um 10, 11 ou 12 nos dados, ele decide melhorar mais um pouco suas chances (já que, se falahr, ele terá perdido sua chance de usar o ritual na magia, e vai ter que começar outro ritual), e segue realizando o ritual por mais uma hora, para diminuir a dificuldade da magia em 4 novamente. No entanto, como vai tentar realizar o ritual com uma duração maior do que uma hora, ele precisa ser bem sucedido em um teste de concentração (um teste de Inteligência ou Vontade com dificuldade 12), já que enquanto se concentra no ritual, ele começa à sentir dores pelo corpo, talvez uma dor de cabeça e a posição que escolheu para o ritual começa a ficar um pouco incômoda. Se ele passar nesse teste (tendo Inteligência 6 ele precisa de um resultado 6 ou mais nos dados, então não será muito difícil) ele terá diminuído a dificuldade de Teleporte 2 em 8. Assim, ao invés de uma dificuldade final 20 (14 básica, incluindo os 3 companheiros do conjurador, cada um adicionando +2 à dificuldade) ele precisa de apenas 12 no seu resultado para conseguir teleportar o grupo para fora do túnel.
Rituais também são bastante úteis para magias com dificuldade variável - como Telecinesia, por exemplo. Levantar objetos pesados para personagens de nível baixo pode ser bastante difícil, mas se eles dispuserem de tempo suficiente, eles podem reduzir a dificuldade da magia e levantar objetos bastante pesados!
Com relação à Runa de Poder, ela acabou ficando de fora do livro por descuido. Provavelmente vamos incluí-la no Grimório das Pequenas Magias, que sairá depois do Guia do Vilão.
Muitíssimo obrigado, amei o exemplo, tá bastante explicado (vou salvar no meu bloco de notas pra não esquecer kkkkk)
Você precisa estar logado para comentar.