Caso um personagem esteja com o efeito de invisibilidade seria viável ele receber +1d6 em testes de furtividade justamente por dificultar a sua detecção?
Não. Ele já recebe benefícios relativos à isso - todos os testes relacionados à percepção baseados em visão falham automaticamente contra ele, como descrito na Condição Cego/Invisível. Assim, os únicos meios de detecção serão através de som, cheiro ou rastreamento. Contra esses efeitos, invisibilidade não traz qualquer benefício, e se um personagem invisível quiser ser mais furtivo, ele precisa ser bom nisso - um mago numa armadura pesada ainda vai fazer um bocado de barulho ao se mover, independente de estar ou não invisível, e seus oponentes talvez consigam detecta-lo assim se ele não for cuidadoso.
Seria viável ele passar automaticamente também 😂
Mas sem zoa, aqui vai a versão oficial:
"Um personagem cego falha automaticamente em todos os seus testes de Percepção baseados na visão. Um personagem invisível gera os mesmos efeitos descritos acima contra todos os seus adversários, ou seja: qualquer personagem falha automaticamente em testes de Percepção baseados em visão relacionados à ele." Pag. 171 - Manual Básico
Então na minha opinião, os únicos teste de percepção que poderiam ser feitos em em relação a uma criatura invisível são testes de baseados em audição ou olfato, o problema é que eles não são o suficiente para compensar pela visão. Como assim? Sentir o cheior do suor do cara apenas de indica que ele está na sala, não em que lugar da sala ele está. O som da respiração dele ou dos passos podem até te indicar a posição geral dele, mas não o local exato, então tu continua atacando ele como inapto.
Enfim, na minha opinião, ficar invisível não te dá bônus contra testes de audição ou olfato, mas não importa, porque mesmo se o cara passar no teste ele continua na desvantagem. Sobre testes de visão, tu passa automaticamente.
É exatamente isso, Sentoki. Explicou melhor do que eu teria conseguido.
Você precisa estar logado para comentar.