Voltar
Habilidades Culturais/Regionais
Ver perfil SentokiHanta

Você quer que a terra natal do seu personagem tenha mais impacto em suas habilidades? Então isso é pra você!

Link https://pontosdemana.blogspot.com/2022/06/mighty-blade-3-habilidades-culturais.html

Criado em 02/06/2022 02:26:23 em Criações e Adaptações
Comentários:
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Amei o conceito de habilidades regionalistas específicas. E principalmente as descrições de cada condado. Algumas considerações:

Alquimista de campo: não poderia adicionar o +2 para o reconhecimento de poções também?

Contatos políticos: poderia deixar restrito para os Senescais ou quem adquiriu Nobre ou aquela habilidade de contatos do bardo.

Metropolitano: achei bem roubado ser +1 em TODOS os testes kkkkkkk poderia restringir pra testes sociais, históricos e geográficos, podendo acumular com Foco Regional ou tornar mais parecido com o Sabedoria Regional. Não vejo pq o simples fato de eu estar numa cidade me daria +1 em todo e qualquer teste que eu queira realizar.

Força camponesa: poderia adicionar esse bônus aos testes de usar a ferramenta para o que ela é projetada também. Tipo, ao usar uma pá para cavar, um martelo pra consertar a roda de uma carroça. Por exemplo "além disso vc recebe +1d6 para trabalhos manuais que exijam o uso dessa ferramenta etc".

Estraga-surpresas: parece meio op demais a parte de perceber automaticamente ilusões. Tipo assim, um personagem level 1 com essa habilidade anularia um ilusionista muito superior?

Criado em 02/06/2022 03:22:53
Ver perfil SentokiHanta

Alquimista de Campo - Eu não escrevi essa habilidade, ela é uma habilidade oficial do sistema.

Contatos Políticos - Senescais já tem essa habilidade, então seria redundante. A ideia de colocar ela como habilidade regional é literalmente para permitir que personagens que normalmente não teriam acesso a ela, como um Druida ou Xamã, possam compra-la - afinal, você literalmente cresceu na capital do reino, cercado por pessoas importantes, etc...

Metropolitano - Diz isso para Raça Florestal e Raça Subterrânea, ambas também te dão +1/+2 em todos os testes dentro de cavernas/florestas - eu também acho estranho, mas se os designers consideram balanceado, eu é que não vou discordar.

Força Camponesa - Boa ideia. Eu acho que vou seguir sua sugestão, mas vou reduzir o bônus (+1d6 acho muito).

Estraga-Surpresas - Elfos e Faens podem pegar Herança Feérica desde o Nível 1, anulando completamente ilusões - eu também acho estranho, mas se o designers... você já sabe o resto.

Criado em 04/06/2022 10:53:19
Ver perfil SentokiHanta

PS - Ah, as descrições são do Guia de Tebryn. O crédito por elas é completamente dos escritores.

Criado em 04/06/2022 10:55:27
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Bom, então vou expandir a crítica pras habilidades oficiais também, pro caso do Domenico querer responder algo.

Eu não lembrava da herança feerica anular totalmente ilusões, o que me deixa com o pé atrás, já que isso desestimula consideravelmente a adoção do ilusionista como opção jogavel (ao meu ver). Acho que um jogador não acharia tão legal que um elfo ou um faen nvl 0/1 pudesse counterar ele de maneira eficaz com uma habilidade extra...

Criado em 05/06/2022 02:11:24
Ver perfil Leona Sabres

elfos e faens tem isso, mas é racial, mto especifico apenas deles, botar isso pra um random apenas pq sim é bem roubado sim, no lugar disso, bota esse bonus pra percepção ou especificamente perceber alguem tentando se esconder, pq o sistema ta precisando de algo pra combate os ladinos com 6/7d6 de furtividade no nivel 1. E o +1d6 não iria quebrar o lance das ferramentas, n é algo combativo e é extremamente situacional, pode manter

Criado em 06/06/2022 02:03:26
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Sobrinha do Juban, mesmo sendo bem específico pra elfos e faens, acho meio quebrado você poder anular uma classe inteira (ilusionista), do nível 1 ao 10, com apenas uma habilidade extra. E concordo que ficaria ainda mais quebrado extendendo essa condição pra outras raças, pegando o Estraga Prazeres.
O defeito não é do Estraga Prazeres em si, mas sim da habilidade que ele se baseia, a Herança Feerica, na minha opinião.

Criado em 06/06/2022 02:34:44
Ver perfil Leona Sabres

Concordo q a parte de herança feérica estragar o ilusionista seja um pouquinho d+, ate pq a hab ja vem com mtos bonus. minha crítica vai ao estraga surpresas, por n fazer sentido e ser mto quebrado o lance de ilusoes. Imunidade sobrenatural, por ter imunidade a maldiçoes, o aziago estuda p crlh sobre energia infernal p ser imune, n faz sentido um cara aleatorio ser imune só pq mora em um local mais diferentinho. E a resistencia tóxica, o proprio nome ja é resistencia, e faria sentido tu ganhar um bonus pra resistir aos venenos, mto mais do q ser imune a veneno, principalmente veneno mágico, o anão tem isso mas é algo biologico, e o alquimista consegue um equivalente por conta dos estudos, ser algo geral tira um dos maiores motivos pra joga de anao.

Criado em 07/06/2022 09:36:33
Ver perfil SentokiHanta

Guys, habilidades que concedem Imunidade a Ilusões ou a Venenos não são tão quebradas quanto vocês estão pensando. Primeiro que a maioria dos personagens só vai dar de cara com um Ilusionista ou ser envenenado uma ou duas vezes ao longo de uma campanha.

Sobre o quanto as habilidades fazem sentido, primeiro quero que me expliquem como funcionam as habilidades do Bardo, que não são magias, mas beiram o controle mental, obrigando pessoas a dançar, vomitar, dormir, etc... Putz, uma das habilidades permite que o Bardo dê o grito da Canário Negro. E isso é o Bardo, mas mesmo o Guerreiro é capaz de realizar efeitos super-humanos quando você para pensar.

Mighty Blade é um jogo de fantasia, logo, existe uma certa suspensão de descrença. Na vida real, ter crescido em uma região tóxica só te dá mal formação e uma maior probabilidade de desenvolver cancer, mas em uma história de fantasia, uma cena onde um personagem bebe vinho envenenado, não é afetado e responde "Ha, onde eu moro a água é mais mortal do que isso!" não seria considerado fora de questão. O mesmo vale para uma onde um ilusionista pergunta como diabos o guerreiro foi o único que viu através de sua ilusões e ele responde "Eu nasci no Condado dos Segredos. Por lá, ser capaz de distinguir fato de ficção é questão de sobrevivência."

Criado em 11/06/2022 02:50:56
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Sentoki, eu admito totalmente a suspensão de descrença, tanto que particularmente sou um dos maiores defensores da breguisse dentro do RPG. Tipo a aparência do Gandalf no Hobbit.
“Bilbo, que não estava desconfiado, viu naquela manhã apenas um velho com uma bengala. Ele usava um grande chapéu azul pontudo, uma longa capa cinza e um lenço de prata, com uma barba branca que chegava abaixo da cintura, e enormes botas pretas. "
Então eu tambem não tenho nada contra o fantástico nem contra a fantasia. O que eu quis explanar é: acho um absurdo uma classe jogável ser anulada por inteiro por uma única habilidade automática. De onde você tirou que o ilusionista vai aparecer 1 ou 2 vezes durante a campanha? Afinal, o ilusionista é uma classe jogável, logo, ele pode aparecer... em toda a duração da campanha o.o

Então é meio absurdo você permitir que um personagem chegue ao nível 10 podendo ser anulado por uma única habilidade que nem sequer gasta nada pra ser usada. Não há comparação alguma com o bardo, por exemplo, afinal as habilidades do bardo não permitem que ele anule nenhuma outra classe jogável e ele tbm tá gastando algum recurso pra poder utilizar ela.

Criado em 13/06/2022 12:07:18
Ver perfil SentokiHanta

O Ilusionista existe, mas não é nem de longe um tipo personagem comum o suficiente para justificar tirar habilidades que concedem Imunidade a Ilusões do jogo. O Ilusionista não é um Guerreiro, por exemplo, que você encontra em toda esquina. Ilusionista é um caminho seguido por alguns Feiticeiros, que por si só já não são tão comuns quanto ladinos, espadachins, patrulheiros e classes marciais no geral. Sem falar que, como é um caminho, usuários de ilusões geralmente possuem acesso a outras magias, logo, não são completamente dependentes de suas ilusões.

Sim, o Ilusionista é um caminho do jogo, logo, pode aparecer a qualquer momento durante a campanha. Ênfase na palavra "pode", pois seria muito raro uma campanha onde Ilusionistas fossem comuns ao ponto de aparecerem em 75% das sessões. Se no seu cenário Ilusionista é o conjurador padrão e Guerreiros são raridade, é outra história, mas estou assumindo Drakon.

"E no caso de um jogador de Ilusionista?" Dá no mesmo. Ele provavelmente só vai encontrar alguém Imune a Ilusões uma ou duas vezes ao longo da campanha. Sem falar que você é o mestre, logo, tem controle sobre que personagens tem quais habilidades. Não existe uma habilidade automática sequer que dê imunidade a ilusões, então se os jogadores encontrarem alguém com uma, foi porque você fez a decisão de comprar uma habilidade básica que fizesse isso ao invés de qualquer outra coisa.

"Mas e se os vilões da campanha forem Ilusionistas?" "E se os vilões da campanha forem Elfos com Herança Feérica?" Essa é a mesma reclamação do mestre que faz uma campanha ao redor de Demônios/Mortos-Vivos e fica incomodado que um jogador fez um Paladino da Justiça ou um Sacerdote de Mirah.

No mais, deixo aqui que também acho estranho habilidades que dão Imunidade a Ilusão ou Imunidade a Medo (apesar de não achar que é um problema tão grande assim), mas aí essa é uma reclamação que você tem que fazer com os designers, que eu não tenho nada a ver com a existência dessas habilidades no sistema.

Criado em 14/06/2022 12:19:55
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Começando do final, eu não imputei a ti a responsabilidade pela habilidade. Eu deixei claro mais acima que considerava que o defeito é da Herança Feerica, não da Estraga Prazeres.

Cara, o Mighty Blade é um cenário de alta fantasia, então acho que não tem essa de aparecer um ilusionista duas ou três vezes na campanha. Eu não vou ficar me repentindo sobre como um guerreiro ou qualquer outra classe não tem nada a ver com o que estamos discutindo aqui. Se você acha ok, tudo bem. Eu acho quebrado demais uma habilidade automática, sem gasto de recursos, quebrar o ilusionista do nível 1 ao 10, simplesmente porque sim.

Criado em 14/06/2022 11:39:46
Ver perfil SentokiHanta

Cara, quando lançou o Ilusionista eu me surpreendi que não tinha uma Hab Avançada ou Final que anulasse total ou parcialmente essas imunidades. Tipo, esquisitíssimo um personagem de Nível 1 conseguir perceber ilusões de um Ilusionista de Nível 10.

Criado em 14/06/2022 05:10:12
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Pois é, pra ser sincero eu não me lembrava mesmo da existência do Herança Feérica, então quando você me falou do efeito dela eu fui conferir no livro pois não tava acreditando que tinha uma habilidade tão roubada assim e que é pré requisito obrigatório todo elfo e faen ter porque é absurda demais. Você anula a habilidade final do Ilusionista e qualquer outra ilusão que apareça na campanha, tipo armadilhas mágicas, que por ser um cenário de alta fantasia, deve ter em qualquer torre de feiticeiro, em qualquer floresta guardada por um conclave druida e etc kkkkkkk

Criado em 15/06/2022 12:06:29
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Elfo/Faen nível 0 com herança feerica: meme do cachorrinho bombado.
Ilusionista nível 10 com ilusão eterna: meme do cachorrinho fraco.

Criado em 15/06/2022 12:11:02
Ver perfil Domenico Gay

Ok, sobre Ilusões e Herança Feérica:

Antes de mais nada, Herança Feérica não "anula" ilusões. Ela permite ao personagem "...perceber automaticamente ilusões." A ilusão não "some" porque o personagem está vendo ela. Ela ainda afetará outros personagens normalmente, e além disso perceber uma ilusão não é a mesma coisa que anular ela: Uma parede ilusória, percebida como tal, ainda impede que o personagem veja o que existe atrás dela.
Sim, alguém com Herança Feérica vai ter uma enorme vantagem contra um Ilusionista, mas isso não quer dizer que ele vá "vencer automaticamente" qualquer desafio imposto.

Além disso, Herança Feérica não é uma Habilidade Automática. Nem todo Elfo ou Faen vai possuir ela - vários personagens vivem sua carreira sem selecionar uma única Habilidade Racial, se focando apenas em suas Habilidades de Classe. Então a chance de um Ilusionista (que é um Caminho, não uma Classe, e portanto nem de longe um desafio comum de se encontrar) e um personagem com Herança Feérica se defrontarem é beeeem pequena. Enquanto isso, Ilusionistas são personagens que são de uma Classe conjuradora antes de serem Ilusionistas, e portanto tem acesso à muito mais no seu arsenal do que apenas Ilusões. Se o personagens só tem ilusões entre suas Magias, isso é uma limitação dele. É como dizer que um Feiticeiro que gosta de magias de fogo não tem como enfrentar um Kanidraco vermelho. Se ele só tem magias de fogo, bom.... O problema é o personagem, não a presença do monstro.

Se o grupo tem um Ilusionista, o Mestre pode, simplesmente, não colocar nenhum personagem com essa Habilidade. Ou colocar 1 ou 2 personagens pra deixar um determinado desafio mais... Hum... Desafiador. Ou criar um nêmesis especificamente praquele Ilusionista. Se todos os personagens que o Mestre usar contra o grupo serão Faens e Elfos com Herança Feérica porque tem um ilusionista no grupo, o problema não é o ilusionista, é.... Bom, vocês já entenderam onde eu tou querendo chegar.

Se o grupo tem um personagem com Herança Feérica, o Mestre pode nunca utilizar um Ilusionista em suas campanhas. É tipo um jogador ter Conjurar Lança do Destino e Exorcismo e o Mestre nunca usar Mortos-vivos, Infernais e Espíritos porque a campanha gira em torno de Arkania, com confrontos de exércitos, dragões e conjuradores, e o jogador ficar irritado porque a sua ficha não funciona naquela campanha específica.

Eu diria que, de fato, se algum jogador meu selecionasse Herança Feérica, eu colocaria em algum ponto da campanha um Ilusionista contra o grupo só pro personagem se divertir com uma capacidade que ele provavelmente vai ter pouqíssimo uso de outra forma.

Só pra lembrar: Proteção Mística, do Sacerdote, é uma Magia básica que também confere imunidade à ilusões. E nesse caso é imunidade, mesmo: O personagem nem sequer nota que as ilusões estão lá. E tecnicamente, Detectar Magia permite detectar a Runa de Ilusões, e o personagem pode detectar ilusões dessa forma também. Ilusões são extremamente eficientes em MB, porque elas não são "efeitos mentais" que podem ser "desacreditados". Elas são manipulação de luz que criam imagens imateriais, e mesmo perceber a presença delas pode não ser tão efetivo quanto parece, porque saber que alguém está sob efeito de uma ilusão, por exemplo, não diz quem ou o que a criatura sob o efeito realmente é.

Criado em 21/07/2022 02:57:00
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Ok, mas o caminho inteiro continua sendo counterado por uma única habilidade. E acho que só esse caminho tem essa limitação, não lembro de um outro. Se tivesse um daqueles tiers de caminhos e classes em MB, provavelmente eu colocaria o Ilusionista nos mais baixos por causa disso. Enfim. O post era sobre outra coisa e virou isso kkkkkkkkk

Criado em 25/07/2022 10:34:29

Você precisa estar logado para comentar.