Ira sair um pdf sobre a cosmologia de Drakon mas gostaria de perguntar e tirar uma dúvida, existe a possibilidade de algo ou alguma criatura ser cultuada ao ponto delas receberem aspectos semi divinos por conta da adoração e fé de seus seguidores podendo ela conceder “ milagres” um exemplo é um grupo de nômades vagando em busca de um lar foi em direção a um vulcão o ancião do grupo diz que recebeu uma premonição que os arredores do vulcão seriam seu novo lar, chegando lá eles descobrem que dentro do vulcão existe uma Phoenix adormecida e passam a cultuar ela como uma divindade, isso concederia poderes místicos a Phoenix ou aos seus adoradores? Eu ainda não intendi como funciona o conceito de fé, se os poderes místicos/sagrados são concedidos diretamente pela divindade ou se a fé serve como uma ponte para que a divindade acolha o indivíduo e lhe de poderes místicos, ou se entra na vaibe de american gods “você acredita logo isso existe”
Eu gosto bastante da ideia da Phoenix se tornar uma nova divindade por eles adorarem ela, mas acredito que essa não é a mecanica oficial de surgimento de deuses
Não, não existe "ascensão" em Mighty Blade. Uma entidade é ou não é uma criatura divina. Existem meios de uma criatura se tornar uma criatura divina, mas não através de adoração. Fé não é um conceito semelhante ao que existe na nossa realidade, porque em Mighty Blade criaturas divinas existem de fato, elas afetam o mundo ao redor das pessoas, e todos sabem que elas existem - não há como haverem Ateus, porque a existência de divindades é inegável.
Dito isso, é possível que alguma divindade - muito provavelmente Hou nesse caso - se apiede do grupo e conceda à tal Fenix poderes para proteger o grupo, se isso fosse necessário. Mas isso certamente não garantiria aos nômades quaisquer poderes advindos de sua fé, porque eles estão adorando a "coisa" errada, e asssim não estão seguindo os preceitos de nenhuma divindade, e portanto não recebem nenhum acesso à milagres - na forma de magias.
Oky estava pensando em criar um grupo de orcs cultistas que veneram uma fenix adormecida em um vulcão nas terras secas como inimigos dos meus jogadores, tem como fazer um grupo de orcs malignos seguirem a divindade Hou ou Hou é bondoso
Como foi discutido antes, os deuses não são em si bondosos ou malignos. Eles representam ordem(o que é diferente de bem) e o seu preceito. O preceito de Hou, se nós simplificarmos muito, é o trabalho. Se esse grupo de orcs prezar pela manufatura e trabalho, procurando construir sobre às cinzas daquilo que destruíram, não haveria nada que impedisse Hou de enviar bênçãos para eles.
Ué? Eu sempre achei que os deuses do MB fossem bons porque tem uma Dragon Cave onde é literalmente falado que "O deuses criam mundos bons, os demônios criam mundo maus."
Tipo, literalmente existem deuses e demônios. E eu não acho que os deuses representariam a Ordem pelo simples fato de que sacerdotes da liberdade são tão caóticos que são contra a prisão de criminosos.
Mas eu não sei, posso estar interpretando errado. Se eles pudessem esclarecer essa questão eu ficaria grato.
Mas um sacerdote da liberdade não significa que ele seja caótico. Afinal anarquia não é bagunça. Tu tem que lembrar que a tua liberdade termina onde a do outro começa. O fato de um sacerdote ser contra o encarceramento não o torna contra outros tipos de punição. Libertar um indivíduo de uma vida de crime pode ter várias implicações de roleplay. Porém isso não é pertinente ao assunto da thread.
É que eu já vi outros RPGs que mostram os deuses como sendo ambíguos, mas até agora os de Drakon parecem ser "good guys". No máximo eles são completamente neutros a tudo, o que os torna mais parecidos com forças da natureza do que com indivíduos.
Não pense em termos de "bem e mal", Sentoki, porque isso vai depender do ponto-de-vista - os Tebrynianos em geral acreditam que Minotauros são monstros malignos, mas em Parband eles são aceitos como cidadãos e muito respeitados. E embora Arkania seja considerada uma nação "maligna", lá os Astérios também são respeitados como cidadãos, então pra os astérios como um todo, os Tebrynianos sejam mais "malignos" do que os Arkanitas, porque são preconceituosos.
Agora, falando especificamente sobre as Divindades, elas possuem um corpo de crenças que interessa elas, e se alguém seguir os dogmas daquela divindade especificamente por acreditar que aqueles paradigmas farão do mundo um lugar melhor, então não importa se esses seguidores são Anões embrutecidos, Elfos afrescalhados ou Orcs caóticos. Se os tais Orcs seguem os Dogmas de Hou (termine o que começou, nunca deixe um trabalho pra depois, não quebre um voto ou falte com a palavra) e acreditam que a Divindade do fogo (seja lá sob que forma eles o cultuem) é seu patrono e eles estão seguindo seus Dogmas graças à isso, então sim, Hou certamente vai abençoar esses Orcs.
"Ah, mas esses Orcs são caóticos! Eles destrõem coisas que foram criadas por Anões e Fira, que são os queridinhos do Hou!" Bom, talvez Hou esteja usando esses Orcs como ferramenta pra que um grupo de Firas ou Anões precise trabalhar para reconstruir as coisas destruídas. Talvez estes Orcs estejam destruíndo essas coisas porque acham que o que eles próprios fazem é superior ao trabalho dos Firas e Anões. Talvez Hou não se importe com lutas entre seus seguidores, desde que eles sigam seus Dogmas decentemente. Quem sabe? Divindades são entidades complexas e caprichosas.
Seguindo por essa logica seria mais facil um bando de anoes decidirem destruir tudo para reconstruir melhor, ja que essa crença de que tudo que um anão faz é melhor ao ponto de preferirem trabalhos de outros anoes
citando o profeta Omn’Ha ( basicamente a mumia de thunder cats )
"... Cada qual com seu poder, cada qual com suas artes. Aprisionaram os demônios em belos mundos que os julgariam como errados. Aprisionaram os deuses em horríveis mundos que os julgariam como errados. ...." ou seja o os deuses são a personalificação maxima de seus aspectos ou são proximos disso? eu me lembro de ter perguntado se Safiron apoiaria a busca por conhecimento mesmo que ele seja sombrio como bruxaria, necromancia ou artes infernais, foi dito que um seguidor de safiron guardaria o livro pois todo conhecimento é valido e ele só se torna mal caso o portador o use para o " mal" em quanto os seguidores de mirah queimariam o livro, a blibioteca e todo o resto para evitar o avanço dos demonios, dado a isso acho um pouco inocente considerar que os deuses não possuam rivalidades entre sí .
em quanto isso na academia argentea tinha uma area dedicada a ocultismo soq isso é voltado para runas e magias elementais, Existe a possibilidade de existir um departamento de " estudo de demonios e necromancia" dentro da ilha de prata ?
Você precisa estar logado para comentar.