CANIUS
ATRIBUTOS
FORÇA: 3
AGILIDADE: 3
INTELIGÊNCIA: 3
VONTADE: 3
CLASSES COMUNS
Todas
HABILIDADE AUTOMÁTICA
Faro
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui um faro extremamente aguçado. Você rola +1d6 quando puder fazer testes que envolvam o faro, e pode perceber, detectar, rastrear e identificar pessoas e locais através dele. O Mestre pode realizar testes para ver se você consegue farejar mesmo quando você não estiver ativamente procurando odores específicos.
BIOLOGIA
Canius são cães humanoides de todos os tipos de raças. Medem 1,4 a 1,5m de altura, pesam de 80 a 90kg. Chegam a fase adulta aos 16 anos e vivem em média 80 anos com raros casos de 100 anos. O tempo de gestação das Canius leva em torno de 9 meses. Machos e fêmeas da espécie são difíceis de distinguir, com a única diferença de que as fêmeas possuem pequenas mamas.
CULTURA
São grandes viajantes e existem poucas civilizações de Canius, muitos vivem em outras civilizações que não sejam de Canius. As civilizações de Canius normalmente são feitas dentro de florestas.
HABILIDADES EXTRAS
Aparência Ameaçadora
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui uma aparência ameaçadora por conta da sua raça cânina. Você recebe +10 pontos de vida e um bônus de +1d6 em testes de intimidar e ameaçar.
Especial: Você só pode pegar essa habilidade na criação do personagem.
Especial 2: Se você escolher essa habilidade, você pode pegar Aparência Inofensiva.
Aparência Inofensiva
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui uma aparência inofensiva por conta da sua raça cânina. Você recebe um bônus de +1d6 em testes de persuasão e +1 na defesa.
Especial: Você só pode pegar essa habilidade na criação do personagem.
Especial 2: Se você escolher essa habilidade, você pode pegar Aparência Ameaçadora.
Astuto
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você é mais astuto que a maioria dos indivíduos da sua raça. Você tem Inteligência +1 e recebe +2 em todos os testes de Inteligência e Agilidade que envolvam percepção, mover-se em silêncio, camuflagem, furtar bolsos, e teste semelhantes.
Baba da Raiva
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Toda vez que você morder alguém, esse alguém que você mordeu não poderá utilizar nenhuma habilidade do tipo Ação, só poderá atacar como ação padrão e só pode usar ação de movimento para chegar perto de um inimigo.
Contos da Estrada
Habilidade – Suporte
Descrição: Através de várias histórias e canções contadas ao redor de fogueiras com viajantes que você encontrou em suas andanças, você acumulou um vasto conhecimento oral sobre inúmeros assuntos. Você rola +1d6 quando fizer testes de Inteligência referentes a qualquer tipo de conhecimento, não importando o quão inacessível seja este conhecimento.
Sentidos de Caçador
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui uma audição aguçada e uma visão treinada. Você rola +1d6 em todos os seus testes de Inteligência para perceber e rastrear alvos.
Visão Auditiva
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Seus ouvidos são tão treinados e sensíveis que você não precisa usar seus olhos para se localizar. Você consegue perceber o tamanho e a localização aproximada dos objetos ao seu redor usando apenas a audição, e só é considerado cego se, além da sua visão, sua audição também for anulada de alguma forma. Quando estiver se guiando apenas pela audição você não é capaz de distinguir detalhes específicos (como cores, inscrições ou fisionomias). Você também pode rolar +1d6 quando fizer testes que envolvam a audição.
As habilidades envolvendo aparência fariam um pouco mais de sentido para mim se fossem apenas um +1d6 em testes de Intimidação ou Persuasão. O +1 de Vontade não faz muito sentido, afinal, não é porque você bota medo que você é corajoso. Também acredito que o bônus de Defesa seja infundado, pois ninguém vai ter pena de uma carinha bonita no meio do combate. Nesse quesito, um bônus de +1d6 em Persuasão já é mais do que o suficiente para te ajudar a pacificar seres hostis e evitar combate.
Eu imagino cachorros de uma maneira um pouco diferente, geralmente como sendo aliados fieis e horados. Por isso eu acho que a habilidade Astuto não combina com eles, já que eles geralmente estão "do lado da lei" e enfrentam os oponentes de frente. Acho que uma habilidade que envolvesse coragem ou companheirismo seria melhor, talvez Gregário (já que lobos viviam em matilhas e tinham que trabalhar em grupo).
Algumas habilidade que fazem sentido na classe (não que ela precise ter todas elas):
Sentidos de Caçador: afinal, cães são ótimos caçadores.
Mordida Poderosa: não acho essencial, mas pelo menos representa sua principal forma de ataque.
Combate em Grupo: lobos caçam em grupo e cães são ótimos aliados, essa habilidade ajuda a mostrar que eles são bons em trabalhar em equipe.
Obrigado pelas sugestões, acho que vou retirar raça florestal e adicionar sentidos de caçador. Pois apesar de eu descrever que as únicas civilizações de canius residem em florestas, eles estão mais para viajantes mesmo.
Sobre as aparências, leia bem a descrição "por conta de sua raça canina", ou seja a raça de cão coincide com o tipo de aparência que ele vai ter (um lulu da palmeranha jamais poderia ter aparência ameaçadora), mas vou mudar o bônus de vontade para força para representar melhor essa questão de que é uma raça forte de cão. O bônus de defesa tem haver com a raça também, as raças mais fofas e pequenas (pugs, lulus da palmeranha, chiuaua, etc). Vou também mudar os bônus de +2 em intimidar e persuasir para +1d6.
Não sei se fui claro com a minha critica das raças, então vou tentar esclarecer-la. Eu não disse para transformar as duas em uma só com bônus tanto para Persuasão como para Intimidação, eu quis dizer que ambas as habilidade ficariam melhor se o bônus de +2 delas fosse mudado para um +1d6.
Entendi a razão do bônus de defesa, já que essas raças são menores e tal. Agora sobre o bônus de atributo: você não acha isso meio forte demais? O elfo tem uma habilidade que dá +1 INT, mas ela só te dá +5 PMs em compensação. Se essa te der +1 FOR e +1d6 em Intimidação, isso pode acabar ficando bem OP. Não seria melhor dar 5 ou 10 PVs Extras, pra representar que são raças mais duronas?
Não sei como isso seria OP. mas curti bastante essa sugestão, vou usá-la pq eu queria ter algo na habilidade que fizesse parecer que essas raças caninas são mais fortes no sentido de serem parrudas e não musculares (apesar de serem no nosso mundo real). me esqueci dessas habilidades que dão mais PVs e PMs, vai ajudar bastante em outras criações minhas.
Como automática eu criei uma quando criei minha raça de canideos, basicamente, melhorando testes de percepção (e visão no escuro) mas dando uma fraqueza a cheiros e sons muito enjoativos/fortes.
A raça em si eu dividi em linhagem (caça e guarda) para que uma seja mais ágil e a outra mais forte.
Coincidentemente eu também coloquei Astuto na lista de habilidades, mas apenas para os de linhagem de caça.
Fora isso, habilidades baseadas em Armas Naturais como requisito. Além de habilidades para atributo (se for de guarda), melhoria da percepção, para se tornar imune a Medo e para causar Medo.
Se quiser, tá aqui a minha: http://tocadojubanalbino.blogspot.com/2018/06/nova-raca-deegos.html
Achei a raça bem legal Juban, só não entendi o 2 de Vontade. Na cultura diz que eles são extremamente leais, e eles possuem até uma habilidade que aumenta a Determinação, então porque eles possuiriam menor Vontade?
Será que por causa da estrutura militarística eles possuem uma predisposição a seguir ordens, como cães, logo são leiais porque sua lealdade é fácil de adquirir?
Exatamente.
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