Estava lendo o guia basico é algumas duvidas sobre a Magia: Congelar surgiram, qual é o limite do uso dessa magia?
Seria possivel um Feiticeiro congelar algo que alguem esteja segurando como um clava?
Seria possivel congelar as botas ou calsados de alguem? Se isso fosse possivel a criatura ficaria com os pés presos ao chão?
Um objeto congelado ele fica com o peso igual? Ele se torna algo que causa dano ao tentar sem segurado? Se torna algo escorregadio tipo a pessoa para tentar usar uma Clava ou espada congelada vai precisar realizar algum teste?
A descrição menciona congelar líquidos e essencialmente criar uma pista de patinação no gelo. Em teoria poderia ser utilizada para outras coisas, desde que o Feiticeiro consiga desenhar a runa sobre o objeto ou superfície. Congelar 200 litros de líquido por ponto de inteligência pode fazer um estrago considerável contra alvos submersos, criar uma pequena ponte de gelo temporária, etc.
Acho que água corrente, ou em movimento, não poderia ser congelada dada a restrição de "superfícia"... mas se o mestre for permissivo, você poderia até mesmo congelar água durante o arremesso para atacar os inimigos. Essencialmente a versão (extra) pobre de Rajada de Gelo.
No caso da clava ou das botas, seria complicado desenhar as runas nestes objetos, a menos que seu Feiticeiro conseguisse realizar a ação furtivamente, antes do início oficial do combate, ou alguém estivesse segurando a vítima.
Considerando que a magia forma uma camada de gelo ao redor do objeto, você pode assumir que água atmosférica foi acumulada para provocar esse efeito. Não posso dizer que compensa realizar o cálculo preciso do peso adicional do gelo... Talvez baste aumentar a FN da arma em 1 ou 2 (uma clava passaria a pesar tanto quanto uma maça pesada). Ou você pode apenas considerar o alvo automaticamente Inapto por estar segurando um objeto coberto de gelo, que possivelmente cobriu suas luvas ou grudou em sua pele. Se ele tentar desgrudar o gelo da pele com pressa pode receber 8 pontos de dano, e se com cuidado 4, que é um dano similar à magia Inflamar, ao mesmo custo de Mana.
O objeto só ficaria escorregadio após algum tempo com o gelo já derretendo, o que pode ser negligenciado durante um combate. Se o objeto for congelado antes do combate, talvez dê tempo para o gelo começar a derreter, e a Inaptidão se justifique, ao menos no primeiro ataque.
Se você conseguir congelar as botas de um adversário no chão, você pode assumir que ele ficará imóvel até desamarrar as botas, ou quebrar o gelo. Improvise um teste de Força x Inteligência do feiticeiro ou decida uma dificuldade que julgar apropriada. Se o alvo não percebeu o congelamento e tentou se mover, ele pode tentar um teste de agilidade (talvez dificuldade 12?) para não se desequilibrar e cair.
Algo similar pode ser feito caso você consiga congelar uma armadura.
Na dúvida, improvise.
" material sólido por ponto de Inteligência do conjurador. Apenas matéria inanimada pode ser afetada por essa magia"
Eu penso isso pq diz material solido o que seria esse tal material solido?
Pedra, madeira, metal, alimentos (talvez não frutas, dependendo da sua interpretação de inanimada). Considerando assim, congelar poderia ser usada até para fazer demolições controladas ao enfraquecer estruturas. Também seria possível quebrar cadeados, estourar a junta de portas ou reforçá-las com uma barreira de gelo, sabotar suprimentos inimigos, quebrar rodas de carruagem.
O limite realmente é a definição de inanimado. Se considerar que sangue saindo do corpo não é mais animado, você poderia estancar sangramentos. Ou ser realmente criativo numa sala de tortura, no caso de um Feiticeiro Maligno.
Também seria possível preservar alimentos para viagem, essencialmente atuando como uma geladeira mágica que você precisa repor algumas vezes ao dia.
O alvo de Congelar só pode ser material inanimado. Uma arma ou peça de roupa está ligada à uma criatura viva, e portanto é considerada como parte dela (da criatura que estiver segurando/vestindo o item) para efeitos de magias - da mesma forma que uma magia de Invisibilidade não deixa as roupas de um indivíduo visível quando ele é afetado.
Em uma região gelada, talvez um objeto congelado possa causar dano se entrar em contato com a pele desprotegida de uma criatura, mas a maioria das criaturas nesses ambientes estará usando roupas pesadas ou terá pelos cobrindo o corpo. Na maioria dos ambientes, um objeto congelado se torna escorregadio (qualquer tentativa de utiliza-lo enquanto estiver congelado será feito como se o personagem fosse Inapto).
Finalmente, o peso de um objeto não é alterado. O objeto em si está sendo congelado, não há adição de qualquer líquido à ele. 100 litros de água congelados não passam a pesar mais do que 100 quilos só porque estão congelados, afinal de contas.
Nesse caso seria possível impedir um objeto de ser congelado pela magia tocando nele?
E no caso de objetos maiores, como por exemplo uma parede, apenas uma porção deles é considerado parte de quem estiver tocando e esta parte não seria afetada? Isso também é válido para caso um Feiticeiro tente congelar a água em que alguém, ou até mesmo um pequeno animal ou planta, esteja submerso?
Confesso que isso e um pouco complicado, apesar da explicações comecei a entender.Mas me surgiu uma outra questão agora com inflamar nela diz o seguinte: "Você pode produzir uma explosão de chamas diretamente sobre um item segurado por uma criatura ou na superfície onde ela está"
No caso com inflamar e basicamente oposto né? Eu poderia gerar uma explosão direta em um item segurado né?
Eu posso discretamente congelar um copo de cerveja de alguém que esteja em uma mesa, mas não posso congelar um copo de cerveja que alguém esteja segurando?
Posso congelar a tranca de metal de uma porta e quem tentar abrir a porta vai ser impedido pelo congelamento acredito eu ? Ou metal congelado fica fraco tenso isso viu x,x
Pela descrição, Inflamar é realmente o oposto na ativação.
Quanto ao exemplo da cerveja, parece ser o caso. Enquanto alguém estiver segurando o copo, ele é uma extensão da pessoa e portanto imune ao efeito de Congelar. Mas não imune a Inflamar. Então sinta-se livre para explodir copos alcóolicos por aí.
Quanto a congelar apenas a tranca, acho que não seria suficiente para impedir seu funcionamento. A não ser que, talvez, você jogue água nele e então resfrie o metal para criar o gelo..Ainda assim, Congelar e Inflamar não me parecem potentes o suficiente para deformar metal... Depende é claro do mecanismo em si. Talvez alguma pequena mola interna possa ser partida? Por via das dúvidas, é melhor deixar o Ladino cuidar das fechaduras do que o Feiticeiro.
Considerando que o efeito secundário de Congelar cria uma camada de gelo grosso, não vejo inicialmente impedimento de ser usado verticalmente para congelar a porta como um todo. A não ser talvez que alguém esteja com a mão na porta. Se a porta inteira for considerada uma extensão da pessoa, a magia falha. Se for apenas um espaço ao redor da mão, a camada de gelo ficaria com uma falha.
Imagino que tenha alguma relação com a Mana. Talvez de forma similar ao calor, uma quantidade negligenciável de Mana saia do corpo e é conduzida melhor por sólidos do que por fluídos, criando essa "extensão do corpo". E essa Mana residual seria suficiente para impedir efeitos mágicos como os da magia Congelar. Seguindo essa linha qualquer coisa com Mana também seria invulnerável, como itens mágicos , os de conjuração ou qualquer coisa com runas arcanas ou selos místicos desenhados.
É claro, ainda restaria a questão do alcance. Pessoalmente gostei da ideia de não congelar um espaço ao redor de onde uma pessoa esteja tocando. Mas talvez não seja a interpretação oficial.
Você precisa estar logado para comentar.