Voltar
Elemental Elétrico
Ver perfil Axradh

Talvez tivesse notado antes, mas não parei para pensar até agora.

Há três tipos de dano elemental: Fogo, Frio e Eletricidade.

Mas há apenas elementais do Fogo e do Gelo (Frio), além dos Golens.

Existe algum motivo canônico para a não existência de Elementais Elétricos? Ou eles existem, mas são instáveis demais para serem invocados ou controlados?

Criado em 27/09/2019 03:03:34 em Dúvidas
Comentários:
Ver perfil LUCIANO ABEL

Quando o Tiago fez o sistema a unica magia elétrica era o Trovão (q eu sempre achei que causasse dano sônico, pq trovão e o som do relâmpago). A ideia original era trabalhar apenas com os elementos da mitologia nórdica, fogo e gelo.
Quando fizemos a revisão para a terceira edição decidimos criar um terceiro elemento, pra dar mais variedade nos ataques, magias e monstros. Porem o Monstrum Codex que existe é para a 2a edição, por isso não tem elementais elétricos.
Vc pode adaptar os elementais do fogo. Coloque os danos sendo elétricos (diminua 5 ponto no dano e coloque efeito de atordoamento).
Ele seria imune a eletricidade. Quando a vulnerabilidade, ai complica, A ideia que estamos seguindo é uma tríade: fogo/gelo/relâmpago. imagine um triângulo com cada um desses elementos num vértice. Assim Elementais do Gelo seriam imunes ao gelo, mas seriam vulneráveis a fogo OU eletricidade. Qual deles? O mestre escolhe, existiriam tanto elementais do gelo vulneráveis a eletricidade e que tomariam dano normal de fogo, quanto os que seriam vulneráveis a fogo e tomariam dano normal de eletricidade. O Mestre pode até permitir um teste de conhecimento Arcano (Int [Dif 12]) pra que o personagem identifique qual tipo de elemental ele esta enfrentando.
Ai da mesma forma os Elementais do Fogo seriam imunes a fogo e vulneráveis a Gelo OU Eletricidade. E os de Relâmpago seriam imunes a Eletricidade e vulneráveis a Fogo OU Gelo.

Tudo isso será explicado em detalhes nos guias de criaturas quando abordarmos os construtos.

Criado em 27/09/2019 03:59:41
Ver perfil Axradh

A dúvida surgiu enquanto eu resumia as habilidades do Invocador.
Imaginei que não havia menção do Elemental Elétrico por consistência com o Monstrum Codex. Com a adição de um Elemental Elétrico, a lista de habilidades do mesmo também teria aumentado.

Já vi a tríade Fogo/Gelo/Eletricidade usada tanto como:
(a) Fogo > Gelo > Eletricidade > Fogo; quanto
(b) Fogo > Eletricidade > Gelo > Eletricidade > Fogo.

Fogo derrete Gelo, e Gelo apagaria Fogo. A Eletricidade realmente complica pois é um pouco menos trivial de justificar.

Talvez Fogo poderia "vencer" Eletricidade por desmagnetização térmica (https://en.wikipedia.org/wiki/Curie_temperature). E Gelo poderia "vencer" Eletricidade por alterar as propriedades condutivas dos materiais (https://en.wikipedia.org/wiki/Superconductivity). Assumindo que essas propriedades também se apliquem à construtos mágicos.

Uma divisão de nomenclatura talvez fosse bem-vinda, ao menos entre os conjuradores mais pedantes. Seria possível diferenciar um Elemental de Gelo (vulnerável a Fogo) de um de Cristal (vulnerável a Eletricidade). O mesmo talvez ocorra ente um Elemental Magnético (vulnerável a Frio) e um Elemental Elétrico (vulnerável a Fogo). Nesses casos não me pareceria um completo exagero separar o Elemental do Fogo em dois também. Talvez Fogo (vulnerável à Gelo) e Plasma (vulnerável à Eletricidade)?

Assim no momento da invocação seria possível ao jogador optar por um subtipo de elemental. Ou ele talvez fosse obrigado a se especializar num deles, já que essa versatilidade poderia ser uma pedra no sapato do Mestre.

Criado em 27/09/2019 05:01:16
Ver perfil Axradh

Pequena correção:

(b) Fogo > Eletricidade > Gelo > Fogo

Criado em 27/09/2019 05:03:31
Ver perfil AndrO

Eu achando que era proposital isso, Que seria um diferencial do Elemento Eletricidade não ter um Elemental '-'

Criado em 27/09/2019 09:20:44

Água, o velho H_2 O, não conduz energia elétrica! O que faz com que possa ser conduzida energia elétrica são os sais que estão em solução dentro dela ou alguns ácidos. Ou seja água pura não conduz. Em consequência o gelo (água no estado sólido) também não. Mas se teu gelo é uma mistura de água com sal de cozinha ele pode conduzir nas partes úmidas (ou seja onde a solução aquosa de sal, NaCl, está liquida).

Criado em 27/09/2019 10:05:18
Ver perfil Axradh

Correto. Ainda assim, não se encontra água destilada com tanta facilidade assim, ainda mais num cenário medieval. Mas talvez, em algum canto obscuro, um Alquimista fez dupla com um Invocador para criar o Elemental de Gelo perfeito que não tem a vulnerabilidade normal à Eletricidade por ter sido criado com água destilada. Renderia ao menos uma primeira rodada de combate curiosa, mantida a surpresa.

Criado em 27/09/2019 10:15:33

Bom ele pode preparar a água ou algo referente a isso no caso, dentro de um vidro de poção ou algo do tipo pra quando quiser utilizar no momento certo estiver ja com a coisa em mãos..

Criado em 01/10/2019 11:14:01
Ver perfil Domenico Gay

Tecnicamente, todo elemental de gelo conjurado da dimensão elemental seria feito de água pura - já que não existem impurezas em uma dimensão que é feita toda de água em estado sólido. Assim, elementais de gelo serem imunes à Eletricidade faria sentido. Eletricidade dissiparia o fogo (eu não tenho idéia de como isso funciona, nem ninguém conseguiu descobrir desde que esse fenômeno foi observado pela primeira vez, 200 anos atrás, mas funciona):
https://hypescience.com/%E2%80%9Cexplosoes-de-corrente-eletrica%E2%80%9D-podem-apagar-fogo/

Obviamente, fogo derrete gelo, então a lógica seria Gelo > Eletricidade > Fogo > Gelo.

A lógica do funcionamento dos Elemetais que usaremos, no entantom, provavelmente será um pouco diferente. Como disse o Luciano, um elemental provavelmente vai ser vulnerável à um OU outro elemento que não seja o seu próprio. Provavelmente isso aconteça no momento da conjuração, mas isso não foi decidido ainda.

Criado em 02/10/2019 03:33:57
Ver perfil Axradh

Isso não dependeria da origem da água da dimensão elemental? Era um plano elemental da água antes de ser congelado? Realmente existe um plano elemental da eletricidade? Os elementais tem família e amigos em seus planos de origem e sofrem uma lobotomia (aka adquirem Mente Vazia) apenas ao serem invocados? É possível fazer um golem de gelo? Tudo isso e muito mais no Guia dos Planos.

Um tanto off:
Fui dar uma olhada por cima nos artigos do cientista mencionado na fonte em inglês da postagem do Hypescience. Ludovico Cademartiri (https://scholar.google.com/citations?user=DDZFRIEAAAAJ&hl=en, tem alguns artigos sobre o uso de eletricidade para controlar fogo: "AC electric fields drive steady flows in flames", "Manipulation of flames and related methods and apparatus", "AC electrohydrodynamic flows in flame plasmas" e "Mechanism for AC Electric Field Deflection of Flames". "Manipulating flames at a distance with AC electric fields" (https://dash.harvard.edu/bitstream/handle/1/11931821/30575927.pdf?sequence=1) descreve o experimento para criação de "ventos elétricos" (Está aí um ataque combinado de Druida com Feiticeiro.). Bacana, apesar de eu não compreender muita coisa.

Criado em 02/10/2019 04:34:19

Você precisa estar logado para comentar.