O xamã tem aquele danado de guia espiritual. Ele nunca pode ser pego de surpresa em uma emboscada? Por oponentes escondidos? Armadilhas artificiais (como uma fechadura envenenada) e naturais (como um desabamento iminente ou uma região de areia movediça) contam como perigos que o guia iria alertar o personagem?
Kaique O? De Oliveira? Tu é o cara que escreveu partes do material de Arkânia e outras partes do cenário? Se sim, por favor, entre em contato comigo pelo facebook ou através do e-mail do.grafite@gmail.com. Tenho um monte de perguntas pras fazer! Se não for tu, mil perdões pela confusão! Hehe!
Com relação à dúvida: Xamãs não podem ser pegos de surpresa nem quando estão dormindo nem por emboscadas. Mas eles podem ser considerados Desprevenidos em situações de combate. Quando o personagem está alerta, ele simplesmente recebe um bônus de +2 na Iniciativa, mas isso não afeta sua capacidade de ser supreendido - por exemplo, se um personagem estiver conversando com o Xamã calmamente, e de surpresa puxar uma faca e ataca-lo, ele ainda será surpreendido pelo ataque, mas receberá um bônus de +2 na iniciativa quando o combate iniciar - depois de sofrer o ataque surpresa.
Com relação à armadilhas, o Guia Espiritual não oferece qualquer bônus relacionado à elas. Ele simplesmente não tem qualquer capacidade para perceber a presença de qualquer tipo de armadilha.
Obrigado pelas respostas! Vou entrar em contato contigo por facebook. Sou eu sim. Fiquei uns anos sem jogar. Esse ano mudei de cidade, achei um grupo, voltei a jogar, mas D&D me bateu uma canseira e ai resolvi me atualizar com a 3.0 do MB rs.
Bem vindo de volta ao Mighty Blade, Kaique.
Se te interessar, temos um grupo no whatsapp onde debatemos nossas interpretações sobre regras e situações, tiramos dúvidas uns dos outros, expomos nossas criações e experiências e etc. Caso queira, só mandar um salve no +5521988031298 ou +5521985118229 dizendo que quer entrar no Exploradores da Dragon Cave.
Você precisa estar logado para comentar.