Pessoal, qual versão vocês preferem do Mighty Blade? Levando em conta que querem uma aventura rápida para jogadores iniciantes.
MB3. Fazer o que? É a melhor edição afinal de contas.
2.75 sempre vai estar no meu coração.
Sou novato no sistema, desculpe pela pergunta, mas qual é essa versão 2.75? Eu não a encontro em nenhuma fonte.
Deve ser a versão das Dragon Caves 10 e 11. Ela é boa, mas não recomendaria para iniciantes.
Sim, é a versão das DC 10 e 11.
O MB 2.5 é uma boa opção para se jogar? Eu gostei por conta de ser simplificado e compacto. As regras são bem bases mesmo. Obrigado também por todas as respostas acima ^^
Rapaz, que dá, dá. Mas não vejo porque não usar a MB3, já que eles corrigiram muitos problemas das edições passadas nela. Ela só fica complexa quando você tentar usar todos os suplementos (Guia do Herói e Guia de Tebryn), mas se você utilizar apenas o Manual Básico fica tudo muito prático.
Tem que lembrar que também de que parte do que torna um sistema bom para iniciantes é a acessibilidade a informações sobre o sistema. Se você ou um jogador seu fizer uma pergunta sobre as regras/mecânicas da MB3 no fórum, várias pessoas se disponibilizaram para responde-lo. Já se for de uma edição passada, a quantidade de pessoas capazes de ajuda-los será certamente menor.
Ah sim, valeu SentokiHanta. Eu pensei bem e acho que por enquanto vou utilizar a 2.5 mesmo para apresentar aos jogadores iniciantes uma visão do RPG mais simples, futuramente com a evolução do grupo jogamos a MB3, já que nesta passa a ter um complexo de regras maior.
Eu gosto bastante da versão 2.5, e não vejo muitas falhas em suas regras. As únicas coisas que eu gostei em MB3 são apenas a remoção de feitiços em classes não-mágicas (como Espada Fantasma no Espadachim) e a adição de Determinação como uma defesa contra habilidades mentais.
Defesa poderia ser calculada de uma forma diferente (4 + Agi ou For; com armaduras variando de +1 a +3 e escudos +1 a +2, sem limite de bônus de armadura + escudo).
Eu também acho que 2.5 se beneficiaria de um sistema de carga, mas prefiro um método mais abstrato (Carga = For x2; items possuem peso 0.5 a 4). Fora isso, eu não vejo motivos pra usar outras regras de MB3 nas minhas aventuras.
Mas outros mestres podem ter preferências diferentes.
Concordo, O MB3 foi para atualizar o sistema como disseram os autores no trailer. Porém eu acho que ainda falta muita coisa ainda mais por ter um cenário por dentro. Não é a toa que tá saindo guias e tomos. Mas caso façam outra edição (acredito que não) a minha sugestão é de que coloque pontos essenciais da Dragon Cave que não estão no sistema como classes da expansão ou equipamentos de classe do sistema, como os instrumentos do Bardo.
Calindro, os Instrumentos tiveram de sair na Errata do Guia Básico.
Sobre 'classes' de expansão, se estiver se referindo aos Caminhos, alguns saíram já no Guia do Herói e no Guia de Tebryn.
Sobre faltar muita coisa. Tenham em mente que eles são uma produtora independente, que trabalham pra se manter e não vivem do MB pra se sustentar - o que na realidade é inviável. Então a produção é lenta, requer testes e revisões, fazer as ilustrações, ir pra revisão de texto, ir pra diagramação... Quando é pdf, é "mais simples", mas pra mandar imprimir tem que eliminar o máximo de erros e otimizar o espaço que será utilizado pra não ficar caro pra fazer e nem caro pra galera comprar.
Eles poderiam falar: Vamos parar os suplementos menores e nos atentar a um manual que junte tudo e assim facilite. Mas ai olha o quanto demoraria e o quão caro ia ficar um livro de 300 páginas pra mais.
Não dá pra arriscar fazer algo muito grande, senão encalha, ai o retorno que já é lento trava e demora ainda mais pra sair outro suplemento.
Na época do 2.5 o cenário tava todo espalhado e quase não tinha coisa pra se saber, agora tem alguns mapas, linha temporal mais definida, novos caminhos, etc.
Não vou negar que tive alguma rejeição inicial ao MB3, mas atualmente é minha versão preferida. Mesmo que para iniciantes as versões anteriores sejam (um pouco) mais simples.
A separação de defesas causou um estranhamento, mas entendi e apreciei a decisão rapidamente. O sistema de tomos eu demorei mais do que gostaria de admitir para entender. Também não dei falta do sistema de proficiências, já que deixar tudo embutido nas Habilidades é mais... consistente?
A 2ª ed. está marcada na minha adolescência de anos atrás, mas a 3ª ed. certamente é mais polida e bem ajustada em todos os aspectos possíveis. Optaria pela 3ª acima da 2ª sem nem pensar duas vezes.
Você precisa estar logado para comentar.