Não entendo porque Determinação está na categoria de Defesas, sendo que você tem que fazer testes de Vontade para resistir a uma grande parte dos efeitos mentais.
Além disso, ela é usada ofensivamente pelos conjuradores em diversas magias, onde o alvo tem que fazer um teste contra a Determinação do conjurador ou a área de efeito da magia é definida pela Determinação.
Outro problema é que se ela fosse realmente uma Defesa, onde seria a principal linha de Defesa entre o jogador e efeitos mentais, isso tornaria testes de resistência baseados em Vontade inúteis - enquanto os baseados em Força continuariam existindo, a menos que criacem uma Defesa Fortitude, mas aí teriam que fazer o mesmo para Agilidade e Inteligência quando outro jogador chato como eu falasse sobre testes de resistência para esquivar de obstáculos caíndo ou evitar ser enganado.
Inicialmente Determinação foi criada porque todos os efeitos mentais do MB tinham uma dificuldade igual à "Determinação do alvo +8". Nós simplesmente quisemos simplificar isso. No entanto, de fato, Determinação acabou sendo, digamos, mal implementada no sistema, porque nós não revisamos as mecânicas que lidavam com testes de Vontade para efeitos mentais - isso foi, de fato, uma falha nossa. Honestamente, nós não percebemos isso até ser tarde demais (ou seja, o livro já estava impresso e circulando).
Por conta do fato de Determinação ser muito pouco usada no guia básico, nós resolvemos ampliar sua utilidade ampliando seus efeitos para calcular alguns danos e efeitos ofensivos. Só mais tarde, quando o Guia de Tebryn começou à ser escrito, tivemos algumas idéias diferentes de como usar isso sem usar Determinação.
Então sim, Determinação tem problemas, mas não temos como resolver isso no momento porque seria necessário fazer uma série de revisões no sistema - e nós nem sequer conseguimos lançar o Guia do Vilão ainda, quanto mas nos prepararmos pra uma versão 3.5. Depois do lançamento do Guia do Vilão nós iremos dar uma boa olhada no sistema como um todo e decidir se, e como, vale a pena revisar tão profundamente o sistema. Por enquanto, infelizmente, as coisas terão que ficar como estão.
Você precisa estar logado para comentar.