Atualização 26/11/2022
Interrogação (Int/Von vs Von): Para interrogar o alvo tem que estar indefeso.
A dificuldade é a determinação do alvo.
Você pode fazer um interrogatório por dia.
• Sucesso: o Alvo é obrigado a fornecer alguma informação sobre o assunto. Independente de ser verdade ou mentira, cabe a quem estiver interrogando perceber. Se perceber ser uma mentira pode interrogar novamente logo em seguida.
• Sucesso Crítico: o alvo é obrigado a fornecer alguma informação verídica.
• Falha: Você não consegue interrogar.
• Falha Crítica: Você demonstra despreparo e o alvo fica mais confiante aumentando a dificuldade em +1 esse bônus durar até a condição de indefeso durar.
• Alvos famintos, desidratados e amedrontados diminuíram -1 na dificuldade para cada condição.
Tortura (Int/Von vs Von): Dificuldade 10. A tortura dura uma hora. Você pode fazer somente uma tortura por dia. O efeito de amedrontado dura 1 dia, e caso você já tenho interrogado, depois da tortura, poderá interrogar novamente.
• Sucesso: Você infringe 10 de dano no inimigo e causa o efeito amedrontado.
• Sucesso crítica: Você executa um tipo de tortura psicológica, não infringe não dano no inimigo e causa o efeito de amedrontado.
• Falha: Você infringe 10 de dano no inimigo e não causa nenhum efeito.
•Falha Crítica: Você infringe 10 de dano no inimigo e não pode interrogar, a não ser que ainda não tenha o interrogado.
O alvo tem que estar indefeso pra isso.
10 + Determinação é muito. Um personagem de Lv1 geralmente tem Determinação 11, o que significa que a dificuldade padrão dos testes seria 21. Acho que só usar a Determinação do alvo como Dificuldade ou pedir um confronto de Vontade já resolve.
Sobre os testes, eu acho que obrigar o jogador a acreditar em uma informação false se ele tirar um Erro Crítico não dá muito certo por 2 motivos:
1) O personagem pode não saber, mas o jogador sabe que aquilo não é verdade. O grupo provavelmente só vai brincar com isso por 1 minuto - "Eu tenho certeza que aquela sacerdotisa é uma lorde demônios, acreditem em mim!" "Tá bom Eric, acho que você bebeu demais".
2) Mesmo com ele tirando Erro Crítico, você ainda deu pra ele mais informação do que se ele tivesse apenas falhado no teste. Ok, ele ainda não sabe quem é o Lord Demônio, mas agora ele tem certeza que não é a sacerdotisa.
Acredito que um Erro Crítico deveria ser respondido apenas com "Você não descobriu nada". O mesmo vale para testes de detecção de mentira.
Sobre a tortura facilitar o teste de interrogação, acho que isso não faria tanto sentido em certos contextos. Sim, se o seu personagem está usando de intimidação e chantagem para interrogar o prisioneiro, faz todo sentido. Mas se ele está se fazendo de "policial bom" e tentando ganhar a confiança dele, duvido que tortura-lo ajudaria nisso.
A dificuldade eu escrevi errado, seria Vontade+10.
O esquema de bom policial se encaixa em teste de sedução.
No erro crítico você tem razão, não tem sentido nenhum.
Um teste de confronto eu acho inviável porquê deixaria em pé igualdade e quem está sendo interrogado tem a vantagem de não querer falar e não ter motivos pra isso. Por isso escolhi 10+Vontade que seria como se o jogador ja tivesse tirado 10 no 2d6. Levando em consideração que o valor mais provável em 2d6 seja 7, ele esta na vantagem de +3. Ou deixaria determinação como a dificuldade, que daria a vantagem de +1. Pra ser sincero, não sei qual o melhor.
Interrogação (Von): Para interrogar o alvo tem que estar indefeso.
A dificuldade é a determinação do alvo.
Você pode fazer um interrogamento por dia.
• Sucesso: o Alvo é obrigado a te fornecer alguma informação sobre o assunto. Independente de ser verdade ou mentira, cabe a quem estiver interrogando perceber. Se perceber ser uma mentira pode interrogar novamente logo em seguida.
• Sucesso Crítica: o alvo é obrigado a te fornecer alguma informação verídica.
• Falha: Você não consegue interrogar.
• Falha Crítica: Você demostra despreparo e o alvo fica mais confiante aumentando a dificuldade em +1 esse bônus durar até a condição de indefeso durar.
• Alvos famintos, desidratados e amedrontados diminui -1 na dificuldade pra cada condições.
E agora, sem tortura.
Desculpa demorar a responder
Existem muitas variáveis para se prever, o alvo pode escapar, pode morrer, pode ter planejado dar informações falsas que acabariam fazendo um grupo inimigo te seguir e encontrar ele.
Particularmente acho mais fácil pedir um teste para o jogador, ver se o personagem sendo interrogado é durão, molóide, inteligente ou alguém comum e então criar uma situação a partir do resultado.
A ficha dos personagens as vezes não transmite bem a personalidade deles.
Mas há testes para essas outras situações, o que tem é teste se o personagem quiser arrancar informações como o Batman ou mesmo no Metal Gear. O cara ser um colosso de musculos não necessariamente faz ele um durão, trato com vontade como atributo base. E quem deve transmitir personalidade é o player.
Curti vou testar
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