Voltar
Desidratação - Mecânica avançada
Ver perfil Mestre Iro, o historiador

DESIDRATAÇÃO

Desidratação

Ao iniciar o dia fica pendente 1,5 litros de água, ou seja, ao completar 1 dia ficará pendente 3 litros. Se o personagem ficar com pendência de 3 litros ele estará desidratado.

• Um personagem desidratado perde 20 de vida e mana por dia, e não recupera vida e mana com descanso.

• O valor de litros pendentes não ultrapassará 3 litros, sendo assim, mesmo após dois dias sem beber que resultaria em 4,5 litros pendente ainda conta como 3 litros. Após beber 1 litro fica devendo 2 litros ao invés de 3,5 litros.

• Um personagem pode beber até 1 litro por hora, para beber mais deve vencer um teste de vontade dificuldade 12 que vai escalando 2 em 2. Se falhar, não consegui beber água por 1 hora, que totalizam 2 horas - 1 hora ele bebeu 1 litro e na segunda hora ele não bebeu nada. Se for sucedido, ele bebe 2 litros em 1 hora e assim por diante. Falha crítica ele vomita toda água ingerida naquele dia, sendo necessário tratamentos médicos para voltar a ingerir líquidos, por isso é importante ter bastante ciência na hora que for forçar beber mais água.

• Beber água não deve ser algo chato no jogo, pode ficar acordado entre o mestre e os personagens que se estiver portando água o valor será descontado automaticamente ao final do dia ou o mestre pode lembrar os jogadores dizendo que os personagens estão com sede, subtraindo os 1,5 litros do inventário e subentendido que eles levaram o tempo normal pra beber.

• Atividades que exigem esforço físico como escalar, correr pelo menos 5km ou até mesmo batalhar aumentam a pendência de água em mais meio litro. 



Dicas para o mestres: É interessante que quando acordarem dizer que estão com "um pouco" de sede para que beba meio litro d'água, ao longo do dia abater mais meio litro de água quando fizerem uma refeição e a noite antes de dormir, lembre-os que estão com um pouco de sede, para beber o meio litro restante da cota diária, e a cada atividade realizada lembre-os de beber água, meio litro.

ATUALIZADO 26/11/2022

Criado em 06/05/2020 07:51:48 em Criações e Adaptações
Comentários:
Ver perfil Zango

curti para aventuras em terrenos com desertos

Criado em 22/05/2023 08:31:48
Ver perfil Leona Sabres

Ao invés de valores especificos, eu recomendaria calcular em itens. Por exemplo um cantil é o suficiente para sobreviver por um dia em condições normais, mas para um deserto pode aumentar para 2 devido a alta temperatura.

Dessa forma tu simplifica essa mecânica e sem afeta-la drasticamente. Os personagens ainda vão precisar encontrar uma fonte de agua

Criado em 11/07/2023 05:52:27

Você precisa estar logado para comentar.