Supondo que existisse uma arma de distância que pudesse ser usada tanto com uma como com duas mãos (tipo uma besta leve misturada com uma besta de mão), se o personagem tivesse Força o suficiente para empunha-la com uma mão, mas decidisse usar as duas mesmo assim, que benefício ele ganharia?
Com armas corporais, o benefício seria causar +2 Pontos de Dano, mas com armas de distância um bônus de dano não parece fazer muito sentido - já que o numero de mãos usadas não afeta o mecanismo que dispara o projéctil.
E então?
Benefício algum. De fato, eu precisaria de um exemplo um pouco mais eficiente, porque de fato, não existem armas de distância que possam ser utilizadas com uma ou duas mãos de forma intercambiável.
No caso de armas de arremesso - como um machado, por exemplo - o benefício seria o mesmo de utilizar a arma em combate corporal.
Porque uma Besta não seria um exemplo eficiente?
Eu pensei se a estabilidade não te concederia um +1 no teste de ataque. Eu me basei pela habilidade Brigão (+2 Dano e +1 BA) e pelas habilidades Mestre de Armas 1 e Arquearia (+3 dano e a outra +2 BA). Aí eu pensei: se pra corporais te dá +2 Dano, pra de distância te daria +1 BA.
O que acha?
Mas a besta não leva em consideração a Força do personagem pra causar dano. Não faz sentido beneficiar uma arma mecânica por um Atributo ou outro mais altos. +1 de acerto? Aumente em 1 a Agilidade ao invés da Força.
Mas veja só, se tem uma arma que é pesada o suficiente para que o personagem precise usar ela com duas mão, mas aí ele treina bastante e agora consegue utiliza-la eficientemente com apenas uma.
Se mesmo assim, ele decidir empunha-la com duas mãos ele conseguiria mirar com ela com mais firmeza e precisão, certo?
Tipo, o Terminator atira com uma shotgun usando uma mão só porque ele é um super robô com força sobre-humana, mas tenho certeza que se ele não estivesse pilotando uma moto ele preferiria segura-la com as duas mãos pra ter mais estabilidade.
Você precisa estar logado para comentar.