Caros aventureiros, é possível comprar um tomo de uma magia; aprendê-la, e após aprendê-la, registrá-la num cajado? (cajado tem registro).
Dessa forma então, eu poderia conjurar tal magia diretamente deste cajado, e aí precisaria de uma rodada completa?
Se isso é possível, quantas magias eu posso registrar no cajado?
Se nada disso for possível, tem alguma forma de embainhar uma espada(guardar ao alcance da mão), e no mesmo turno conjurar uma magia comprada, registrada?
Agradecido desde já,
Att, Nephas.
Sim.
Sim, e sabendo a magia você diminu a dificuldade da conjuração em 1 (pg39 do Manual) ou como uma ação padrão sem esse benefício.
Não há um limite oficial nas regras, logo, quantas você tiver acesso.
Embainhar uma espada exigiria no mínimo uma ação de movimento (eu exigiria uma ação padrão), então não. Mas soltar uma espada que esteja segurando é uma ação livre, então você poderia soltá-la e conjurar a magia registrada como uma ação de rodada completa.
Eu diria que não, ja cheguei a fazer essa pergunta por aqui, a resposta foi Não. O que foi dito a mim é que uma magia registrada em um tomo não descreve toda a totalidade de sua complexidade, digamos que a magia registradas em itens são formulas simplificadas para alcançar o mesmo efeito. Vc aprende aquela formula não a complexidade da magia... Por isso existe as Lojas de venda de Magias de registro regra que entrou no MB nos guias extras... Que vc pode comprar magias por um valor fixo... Acredito que se vc quiser transcrever uma magia de um tomo para outro item de registro vai precisar investir Dinheiro em um Loja de Magia.
Essa parte e bem pouco explicada nas regras... Mas um feiticeiro não pode sair transcrevendo um magia de um item para outro facilmente.
Sim, mas da mesma forma vc vai precisar de uma ação de rodada completa, apenas se você gastar pontos de Habilidade aprendendo de fato a magia ai vc tem a redução de dificuldade da conjuração @Axradh falou.
Não existe limite porem acredito que isso logo vai mudar, afinal de contas se vc pode por magias ilimitadas em um Cajado ou Cetro, a existência de Grimórios e Missais é desnecessárias, eu limitaria um Cajado ou Cetro a terem apenas uma Magia de registro. Lembrando que Tomos de registro pode conter uma infinidade de magias e aprender elas requer estudos e tempo investido e muitos teste de inteligencia para compreender o que de fato esta descrito... Compreender não é a mesma coisa de ter o conhecimento nato em você. quando você gasta pontos aprendendo uma magia vc alem de ter a compreensão vc entende a complexidade total da magia. Nisso que o Guia Basico e os complementos do MB falham em explicar pro aventureiros que fazem um Conjurador...
Cajados exige que tu use 2 mãos para conjurar, Cetros não tem esse requisito logo vc pode usar um cetro em um Mão e um Espada com a FN que vc possa usar, mas se vc conjurar um Magias de registro através do cetro vc ainda vai precisar gasta uma ação de rodada completa para isso.(Não ser que vc aprenda a magia gastando pontos de habilidade dai tu pode conjurar ela com -1 de dificuldade e como uma ação padrão). Talvez tendo ataque com as 2 mãos você possa fazer um ação de ataque com a mão secundaria. Mas dai eu não tenho certeza.
Gratidão pela veloz clarificação, senhores.
Bom, na verdade.. o meu caso em específico se trata de um jogador de minha mesa : Um Centauro que usa um arco de guerra, e tem um cajado nas costas (FN 1) registrado nele uma magia (entrelaçar).
Juntando o útil ao agradável com um toque pessoal, com as belíssimas explicações dos senhores, chego a conclusão que: Com o arco nas mãos, e querendo realizar a magia>> Soltaria o arco como uma ação livre, e, posteriormente, pegaria o cajado que está ao alcance da mão (fn 1) como uma ação livre tbm. Aí então, realizaria a magia entrelaçar, registrada no cajado, como ação de rodada completa.
Sobre o limite de registros em um cajado, cetro.. acho que vou pela vertente do Andro, permitindo apenas o registro de uma magia.
Quanto a forma que se dará esse registro dessa magia nesta arma, acho que cobrarei que seja feito tal registro por algum conjurador na loja de magia q realmente saiba a magia em toda sua complexidade.
@Nephastuss você pode usar o pretexto do seu Jogador de obter mais magias como quest pessoas dele procurar conjuradores que saibam usar a magia e tentar persuadir o tal NPC a registra a magia para ele seja por Moedas ou por algum missão secundaria.
Sobre o Limite de magia talvez se o Conjurador busca um Artifice que saiba criar Cajados e Cetros de qualidade superior utilizando as regras dos complementos sobre qualidade dos item o Cajado ou Cetro possa conter mais magias, fica a seu critério como Mestre!
Alguns rápidos esclarecimentos:
Para gravar uma magia em um item com a Característica registro, o personagem precisa conhecer aquela magia (isto é, ter a Magia como uma Habilidade).
Ele pode estudar uma magia em um item com a característica Registro escrita por outro conjurador, e então ler aquela magia e conjura-la através do item. Se ele já conhecer aquela magia, ele tem a dificuldade para conjurá-la reduzida em 1.
O Guia Básico realmente falha em diferenciar uma magia conhecida (isto é, que o personagem possui como uma Habilidade) e uma magia estudada (isto é, que o personagem teve acesso a partir de um item com Registro).
Com relação à capacidade de registro em itens, não especificamos isso no livro - e na verdade não pensamos nisso até bem depois do livro ter sido publicado - e ainda não temos regras específicas sobre o assunto. No momento, estamos testando um sistema de complexidade de magias, que funciona da seguinte maneira:
Magias básicas tem complexidade 1. Magias avançadas tem complexidade 2. Magias Finais tem complexidade 5. Magias de Caminhos tem 1 nível de complexidade extra (então magias básicas de Caminhos tem Complexidade 2, magias Avançadas de Caminhos têm complexidade 3 e magias Finais de Caminhos tem Complexidade 6).
Cajados podem conter 5 níveis de complexidade de magias. Cetros podem conter 3 níveis. Grimórios e Missais podem conter 20 níveis de complexidade e Grimórios obra-prima podem conter 30 níveis de complexidade (grimórios são considerados como livros de qualidade alta, sempre). Cajados e Cetros com qualidades superiores podem conter 1 nível de Complexidade de magia extra se forem de qualidade alta, ou 2 níveis de complexidade extra se forem de qualidade obra-prima.
Sim, estas regras adicionam uma enorme quantidade de cálculos extras ao sistema, mas como estamos testando um sistema avançado de de magias, é assim que estamos fazendo. Se quiser um sistema mais simples, a regra seria: Cetros podem conter uma magia apenas, um cajado pode conter no máximo três. Grimórios e missais podem conter 20.
@Domênico acho todo o sistema MB muito simples isso é incrível, mas quando se trata de Magia fica muito simplificado acaba deixando essas duvidas gigantescas nos jogadores. Sinceramente adorei essa lance de complexidade =)
Você precisa estar logado para comentar.