No manual básico de Mighty Blade 3 tem "deslocamento" que na minha visão só teria função em matriz de combate, eu queria saber se existe algum suplemento ou alguma regra sobre matrizes de combate que sejam mais eficientes do que cada quadrado ser um 1x1.
Qual o problema de cada quadrado ser 1x1?
Talvez vc curta mais os hexágonos.
E eu me lembro de alguém usar uma regra menos tabelada e mais narrada mesmo, onde dentro de um combate os envolvidos poderiam entrar em algumas categorias (distância corpo a corpo, longa distância, e escondido/invisível; ou algo do tipo) e todo o resto seria determinado por narração da cena. É muito prático usar esse sistema de combate em cenas em que não importa muito as dimensões de um local ou em encontros simples, ou talvez pq eu tenho preguiça de desenhar mapa pra tudo.
Na minha opinião quadrados de 1x1 metros são muito pequenos e são necessários muitos quadrados ou pode ser só nóia minha mesmo que não sei desenhar mapas, mas senti essa dificuldade a mais.
D&D usa 1.5
Sinceramente, mais que isso é muito.
Tem um sistema de uso de matriz de combate na Dragon Cave #11 (ou #10, não tenho certeza absoluta). Usamos quadrados com 1m de lado - em contraposição com os de D&D, no qual baseamos o sistema, que usa quadrados de 1,5m de lado - mas como o deslocamento médio no MB é inferior ao do D&D, na pratica o deslocamento acaba ficando bastante semelhante. E como usamos mais especificamente o DDM como base, onde o deslocamento é extremamente importante, o sistema ficou bastante eficiente.
Eu costumava usar um caderno quadriculado infantil para desenhar o mapa pois é bem baratos. Mas como ele está com um amigo mestre estou usando o excel, facilita bastante você só precisa aumentar a altura das células de 15 para 40 (se for igual o meu, as células se tornarão quadrados) e pronto, mapa infinito, possibilita até mesmo uma medição de distancia para arqueiros e quem quiser correr.
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