Voltar
Ladinos
Ver perfil AndrO

O Ladino do MB não tem uma mecanica de Sneak Attack né? 

Como que o ladino no MB causa dano, utilizando apenas Espadas Curtas ou Bestas? O Dano é bem baixo visto que o foco dos atributos são Agilidade e Inteligencia ?

Eu prefiro as classes magicas, mas sempre tive essa curiosidade de como que build da um Ladino

Criado em 11/06/2020 04:11:56 em Dúvidas
Comentários:
Ver perfil KaiqueO

O ladino possui uma série de habilidades que entrariam no lugar de um "ataque furtivo". Existem habilidades que o fazem ignorar o bônus de armadura na defesa do oponente, ou aleijam o oponente, ou o faz sangrar por alguns turnos. Essas habilidades compensam a força reduzida do ladino em golpes corporais.

Criado em 11/06/2020 04:18:57
Ver perfil Domenico Gay

Além disso o Ladino recebe muitas Habilidades que permitem que ele ataque inimigos como se eles estivessem surpresos, o que oferece um bônus de +1d6 nos ataques. Além de chance maior de acertos decisivos nesses ataques, esses bônus permitem que o Ladino faça ataques à áreas vitais do alvo com mais eficiência. Assim, é bem fácil pra um Ladino dobrar ou até quadruplicar o dano de seus ataques.

Criado em 11/06/2020 07:55:36
Ver perfil AndrO

@Domênico confesso a vc que tenho muita dificuldade para enxerga como o ladino pode dobrar ou quadruplicar o dano, acho que as classe do MB são bem claras no geral, mas eu não consigo ver essa clareza nas Habilidade do Ladino, mas isso é uma pessoa que não tem muita familiaridade com a classe, talvez me falte mais leitura, mas para mim não consigo ver essa clareza da mesma forma que consigo ver nas outras classe do sistema, talvez a minha visão da classe dos ladino seja muito carregada do Tormenta e do dos sistema de d20. Sei la posso ta viajando tbm...

Criado em 11/06/2020 08:30:05
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O Fato derradeiro é: O ladino (Puro) no MB foi feito com uma função mais tática no combate, seja distraindo com Truque Sujo, ou com Ataque evasivo, Seja conseguindo vantangens contra oponentes desprevenidos com habilidades como Flanquear e En Passant, etc... Até dá pra fazer algo interessante se você o unir com o Espadachim, por conta do Retalhar e Decapitar... Mas confesso que sinto a falta de algo mais no ladino, pois mesmo com Cortes Arteriais, ou Ataques Aleijadores, Explorar Surpresa, a classe carece de habilidades como as do antigo caminho do ASSASSINO da GUILDA das lendárias e eternas Dragon Caves... Eu do fundo do coração, espero que os Portadores da MB estejam preparando uma grande surpresa pra gente no Guia do Vilão. Aguardo ansiosamente.

Criado em 12/06/2020 10:15:54
Ver perfil SentokiHanta

A habilidade que você tá procurando é Flanquear. Geralmente o modus operandi é ativa-la, então declarar Ataque a Alvo Específico. Assim você balanceia o -4 no teste de ataque com o +1d6. Se tu também tiver Falhas Na Armadura, maravilha, corta o pescoço e corre pro abraço.

Criado em 12/06/2020 10:22:05
Ver perfil Juban Albino™

O foco do Ladino não é dar dano, é ser um trunfo, um multi-uso. Ele é bom pra social, exploração, distração, infiltração. Dano corporal é coisa pra Guerreiro e Espadachim (tô resumindo neles porque é um parrudo e um rápido), o Ladino é mais o cara de brechas - pra si ou abrindo brecha pros aliados. Se colocar mais dano no Ladino puro eu vejo a existência do Espadachim ser ameaçada.

Criado em 12/06/2020 10:24:55
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@SentokiHanta do que adianta eu declarar um alvo específico com uma adaga na minha mão, sendo que não tenho força pra causar dano? Poderia multiplicar o dano em 4 vezes, o conceito de assassino ainda não estaria sendo preservado. Ex: Espada curta (For+6) e minha força é 3 por exemplo = 6+3 = 9 que x4 temos 36 de dano. Isso nem de longe é um dano de respeito do que seria o de um assassino. Que é uma visão que muitos player tem do ladino. A sugestão que tenho é que o caminho do Assassino da Guilda volte dando voadora. Seria incrível.

Criado em 12/06/2020 10:41:33
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@JubanAlbino gosto muito de você cara, e concordo com muita coisa que você fala no fórum, porém dessa vez terei de discordar kkkk. Não consigo ver aonde o espaço do espadachim estaria sendo ameaçado, com o aumento da capacidade de dano do Ladino, visto que, a ideia do Espadachim de um combatente ágil, vai muito além de causar dano, ela é uma classe com muito mais capacidade de duração e resistência em combate do que o que seria um assassino (Que só teria o dano como vantagem, abrindo mão de sua durabilidade e resistência).
OBS:(Tudo o que estou dizendo aqui é levando em conta as classes puras, sem aprendiz de classe. Afinal vc resolve esse problema de dano do Ladino, unindo-o com o Espadachim).
O Espadachim desde sempre, foi a classe mais quebrada do sistema, tendo ser feitas alterações em todo o esquema de defesa para que a classe fosse balanceada, ainda assim, é uma das classes mais fortes e atraentes do sistema, não é fácil tirar o espaço do nosso querido Espadachim <3 .

É só a minha opinião. Amo vocês.

Criado em 12/06/2020 10:49:39
Ver perfil AndrO

Obrigado pela interação galera mesmo, @Talon acho que vc conseguiu expor em palavras tudo o que eu penso em relação ao ladino no MB muito obrigado, ontem eu tava sem o que fazer fui começar a ler o guia básico e tals dai fiquei um tempo lendo e tentando criar um build pro ladino, fui pro forjador e ate descobrir que o Aparar não estava funcionando direito rsrs.
Eu não entendo muito sobre a classe, mas imagina você ser um jogador inicial, com um guerreiro, patrulheiro, feiticeiro e outras classe você facilmente consegui causar mais de 22 de dano assim logo no inicio da campanha, ahh mais isso depende nem sempre rola, mas a maioria das classe do MB tem uma identidade visual bem definida que vc consegui muito facilmente entender para onde tu tem que ir para chegar nesses resultados... Mas no meu ponto de vista o ladino não tem essa identidade muito bem definida...
Para mim falta um habilidade que diga, isso aqui defino o ladino como ele é, em outros sistemas o Sneak Attack basicamente é a marca registrada da classe, aqui não temos isso... OK da para cobrir com Flanquear, Falha na armadura, Ok mas o personagem inicial tem 3 habilidades básicas nem sempre da para cobrir tudo assim.

O que falta para mim é, uma habilidade que faça o ladino calcular seu dano com Agilidade ao invés da força, ataque aleijador e aquela outra que tem como requisito ela, são boas mas parece que tu ta jogando com um patrulheiro nerfado... E uma opinião minha eu posso ta falando bosta por não ter muita noção da classe.

No final eu cheguei em uma ideia de um Ladino atirador de facas, Usando Ataque Aleijador para arremessar adagas e Luta com um espada curta e usa Golpe Rapido, Mas so de fazer tudo isso vai basicamente todo o recurso da classe, não me parece correto isso então eu fico pensando, eu realmente não entendo como fazer a classe funcionar... Isso meio frustrante pq se vc não consegui entender a classe dificilmente saberia como lidar com uma em uma campanha!

Criado em 12/06/2020 11:37:21
Ver perfil SentokiHanta

Acho que você tá pensando só em dano seco, esquecendo-se de dano por turno.
Rolar +1d6 e ignorar bônus por armadura te permitem acertar mais vezes. Isso não aumenta o seu dano seco, mais aumenta o seu dano por turno - e isso porque Flanquear é uma das poucas habilidades que te concedem +1d6 em ataques que não possui Custo de Mana, podendo ser ativada virtualmente todo turno se você se posicionar direito.

Além disso, obviamente, o Ladino é a classe com a maior quantidade de habilidades que concedem bônus fora de combate, podendo rolar uma quantidade abismal de d6 em testes de furtividade e acrobacias (o máximo que eu já vi foi 5d6 no Lv1), praticamente tendo sucesso automático nesses testes.

O Ladino de D&D possui Combate e Unitariedade porque seus PVs reduzidos e falta de proficiência em armas marciais/armaduras pesadas balanceia ele com as classes combatentes. Em MB todos tem os mesmos PVs no Lv 1 e sabem usar todas as armas e armaduras que conseguirem, logo torna-lo tão eficiente em combate quanto as classes da combatentes seria o mesmo que torna-las obsoletas.

Criado em 12/06/2020 12:46:16
Ver perfil AndrO

@SentokiHanta como eu disse eu realmente não manjo da classe então vou procurar parâmetros aos quais eu consigo traçar uma comparação, o dano do Ladino e bem a baixo da media das outras classes, para ele chegar próximo ao dano da media das outras classe ele vai precisar usar 2 armas, uma Espada curta e uma Adaga, nisso ja vai uma Habilidade das 3 iniciais, você diz sobre Flanquear e Falha na Armadura, Então seria esse o Core básico para um ladino iniciar uma campanha? Flanquear, Falha na Armadura, Combate com Duas Armas 1
Mesmo assim acho que o personagem fica bem a baixo da media das outras, mas sei la posso ta falando bosta u.u

Criado em 12/06/2020 01:39:54
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@SentokiHanta Sim, você está certo, estou pensando em dano seco, exatamente pelo motivo que Andr0 citou acima, você mesmo disse que tornar o Ladino eficiente em combate tornariam os combatentes obsoletos, mas no mesmo texto diz que o Ladino da muitas vantagens em dano por turno... Mas espera aí, dano por turno é exatamente o que os combatentes tem, todo turno eles vão ter uma chance de dar um dano considerável, fazendo assim a marca dessas classes (combatentes), por isso eles tem Mestre das armas. Mas e o ladino? Antes de tudo, quero lembrar de que não estou trabalhando aqui com a proposta do Ladino presente no guia Básico de MB, e sim com a possibilidade da apresentação de uma nova proposta do Ladino, uma IDENTIDADE para a classe como disse muito bem o Andr0. O Dano seco serviria sim, não só como essa identidade, mas como um grande atrativo para novos players que, infelizmente, abandonam o ladino justamente por não possuírem essa identidade de Assassinos, e sim de... Desbravadores de masmorras, ou simples ladrões, ou vigaristas talvez... Mas e o assassino? E o Ladino que apenas com um ataque consegue assassinar um capitão da guarda veterano de guerra? Esse, o sistema Mighty Blade não apresenta como deveria. Sou a favor do retorno do Assassino da Guilda sim! Porque o "Dano Seco" como você mesmo disse, é a marca registrada do Assassino. Enfim, estamos aqui apenas pra debater e enriquecer ainda mais o sistema e atrair novos jogadores, e se a volta do Assassino da Guilda não cumprir esse objetivo... Eu não sei o que mais poderia. Abraços.

Criado em 12/06/2020 01:57:14
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@SentokiHanta

PS: Sobre o comparativo que foi mostrado por você a respeito do sistema de proficiências do D&D e a mecânica do Mighty Blade... Você está correto em dizer que todos começam com a mesma quantidade de PV (o que pra mim tambem as vezes soa estranho diga-se de passagem, mas entendo que é para fins de balanceamento). Mas está enganado em afirmar que um ladino "sabe" usar qualquer arma ou armadura que encontrar. Se fosse esse o caso, a mecânica de Força Necessária (FN) poderia ser descartada já que o objetivo desta, é justamente balancear esse tipo de coisa, eu nunca consegui fazer um ladino usar armaduras de combate, ou armas de médio/grande porte como espadas longas ou Claymores, Por que? Simplesmente porque o sistema de FN's não permite, não há como eu criar e desenvolver um ladino a ponto de ele usar uma armadura ou arma tão pesada, exceto em casos de níveis mais altos (7,8,9,10). Portanto esse argumento de que aumentando o dano do ladino você o deixaria tão forte e resistente como um combatente por ele supostamente poder usar qualquer equipamento, é completamente equivocado e infeliz da sua parte.

Criado em 12/06/2020 03:50:42
Ver perfil AndrO

Eu particularmente acho o Ladino pouco interessante e fraco falta algo que daria um pouco mais de identidade ao personagem.

Ideia↓

Facada nas Costa(BackStab)
Habilidade (Tecnica) Reação
Requisito: Ataque Evasivo
Mana: ?
Descrição: Realiza uma manobra de ataque visando as costas da criatura alvo com uma Adaga causando um Dano adicional x ou fazendo ela sangrar. Você precisa esta em um confronto corpo-a-corpo contra a criatura alvo, essa criatura precisa errar um ataque para que você consegua realizar essa manobra.

Criado em 12/06/2020 05:51:10
Ver perfil Juban Albino™

É que as classes do MB tem funções bem claras, se tu quer ser ágil e dar dano corporal, tu é um Espadachim. Se tu é ladino sua função é ser um especialista, um Bombril. O cara fica praticamente indetectável rolando 5d6 pra furtividade e dobrando dados com sua final (não lembro especificamente porque não jogo de ladino). Rastreio, Furtividade, se aproveitar das fraquezas, isso é o ladino.
E como o Sentoki disse, tu tá pensando só no dano cru, sendo que a classe apesar de dar pouco dano assim, tem mais facilidade de acertar. Prefiro dano menor e constante do que muito dano e pouca chance de acerto.

Criado em 12/06/2020 07:26:14
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@JubanAlbino você tá só esquecendo cara que eu não estou falando da versão atual da classe apresentada no guia básico, aquela ali já está consolidada, e a gente ja entende que a função dela não é causar dano nem matar, é tática. O meu ponto é que, por que o ladino não pode ser uma opção para matar/causar dano assim como é com o ranger por exemplo? "Se tu quer ser ágil e dar dano corporal, tu é um espadachim" tá ok mas e seu quiser ser um personagem ardiloso que causa grande quantidade de dano e ainda passar despercebido? Espadachim não faz isso, nem o ladino. O que to propondo aqui é um atrativo para a classe, que seria mais voltada para o assassinato, eu duvido que você nunca tenha escutado em alguma mesa de MB alguém reclamando do ladino por conta do dano. Poxa cadê os Ladinos tipo o Hitman? Ou Altair? #VoltaAssassinodaGuilda

Criado em 12/06/2020 08:32:54
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Juban, você só vai entender do que estou falando quando vc sentir na pele, experimente jogar de ladino no MB já que você disse que não tem experiência, talvez seja isso que está faltando para entender o que estou dizendo.

Criado em 12/06/2020 08:35:12
Ver perfil Juban Albino™

Eu não jogo de ladino em nenhum sistema, Talon. Nunca, haha.
Ai que tá, não é a classe que tem que mudar, eu não vejo ela como não atrativa - tanto que vejo sempre Ladinos nas mesas por ai - mas o que abrangeria o que tu quer é um Caminho - a evolução pros ladinos e pros espadachins que querem ser rápidos e letais.
Um assassino não deixa de ser um vilão, não um herói, que é o que os personagens de MB tendem a ser.
E não, nunca vi ninguém reclamar de dano dos ladinos porque os que eu vejo se preocupam com:
1- Rolarem tantos dados quanto puderem para ficarem furtivos ou ajudar o time a avançar.
2- Por se aproveitarem de sua furtividade, mantém dano constante ou, na melhor das hipóteses, um dano crítico mais "fácil".

Criado em 12/06/2020 11:19:57
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O caminho Assassino da guilda é justamente o que estou propondo. Sobre a questão de ser ou não o herói, é muito subjetivo. Eu poderia facilmente criar 1001 Background's diferentes para um assassino heroico sem dificuldade e um fato que comprova o que estou dizendo é o próprio sistema D&D trazer a opção de se montar um ASSASSINO no seu guia BÁSICO. E não é sobre o que eu quero, é o que grande parte dos jogadores quer: uma vertente aonde o Ladino possa "solar" um combatente, e não ficar tão dependente do grupo para vencer os combates ou monstros mais resistentes, isso claro sem usar o aprendiz de classe. Eu escuto reclamações sobre o dano do ladino em quase todas as minhas sessões, haha. Talvez essa imagem que os sistemas D20 implantaram do Ladino "danudo" tenha afetado na opinião dos jogadores. Eu não sei por aí Juban, mas por aqui, meus players pulam a seção do ladino no livro quando criam seus personagens... E isso tem um motivo.


Inclusive se alguém se lembrar em qual Dragon Cave o assassino da Guilda está, eu ficaria grato se me lembrassem, pois esqueci.

Criado em 13/06/2020 09:00:01
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Caso os portadores decidam nos apresentar ao Assassino da guilda no Guia do vilão (O que eu acharia simplesmente incrível) eu sugiro que o façam focado no Ladino e não no espadachim, pois o mesmo, diferente do ladino, tem VÁRIOS atrativos na hora da criação do personagem, criar um Assassino da Guilda voltado para o Espadachim, seria deixar a classe, ainda mais desbalanceada. É apenas uma sugestão de conteúdo, eu compraria.

Criado em 13/06/2020 09:06:45
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"


Alguns pontos que eu quero que vocês pensem sobre:

1- Vocês estão falando sobre o Ladino possuir habilidades de suporte que lhe concedem +1d6 em ataques mas vocês estão esquecendo que o ladino depende de aliados para isso (Flanquear) ou precisa de alguém caído no chão ou querendo se afastar (En Passant) sua vantagem não sai dos 3d6 para esse ataque (Até o espadachim consegue mais dados graças ao Touché).

2- Vocês estão contando com a grande quantidade de dados que o ladino recebe em seu ataque, mas isso é apenas no nível 10, o que já tira a praticidade.

3- Apesar de ter 3d6 (Repito, No MÁXIMO 3d6, até o espadachim tem mais) e ter falha de armadura, ainda fica inviável para o que seria o Assassino, pois depois de certo ponto, a armadura nem faz mais tanta diferença para o guerreiro por exemplo. Ta Jack, um humano lanceiro da minha mesa, possui 20-22 pontos de defesa, sem armadura.
Ymir, um Aesir Guerreiro/Xamâ da minha mesa, possui 21 pontos de defesa, sem armadura.
Será mesmo que é dano por turno garantido?

4- O ladino, quando sozinho, tem chances mínimas de vencer qualquer outra classe. Pois além de não ter uma defesa muito alta, não possui dano o suficiente para finalizar a luta. Como as outras classes tem (desconsiderando conjuradores e bardos é claro).

5- Para montar um ladino com dano equivalente ao de um combatente, teria-se que criar uma build voltada para o atributo força, o que, iria descaracterizar a classe e ainda assim não iria alcançar o grande padrão de dano dos combatentes.

6- O que estou sugerindo é um caminho que o ladino possa seguir, aonde ele ,em vez de causar simples arranhões nos resistentes dos combatentes, gaste menos turnos para causar um real estrago nos inimigos. Lembrando que isso não tiraria o espaço de nenhuma outra classe, apenas faria o Ladino aparecer mais. Querendo ou não o próprio Andr0 é um exemplo de como os novos jogadores gostariam que fosse o ladino de Mighty Blade. Afinal, se assim não fosse, este assunto nem seria levantado no fórum. Abraços. Amo todos vocês.

Criado em 13/06/2020 10:25:50
Ver perfil Axradh

A Habilidade Automática do Ladino já dá uma boa dica do arquétipo que ele representa, o do "Gatuno": um Canivete Suiço, não (necessariamente) um Punhal Envenenado ou uma Claymore.

Pegando Ladino no dicionário:
"Esperto; que expressa muita inteligência, esperteza, agudeza de espírito."
"Astuto; quem é esperto ou muito inteligente."
[https://www.dicio.com.br/ladino/]

Como classe, o Ladino do MB faz mais juz ao nome do que o esfaqueador pelas costas do D&D e similares. Essa é a identidade dele. E de qualquer forma, as classes são um pacote de habilidades mais do que algo fundamental aos personagens, e você não precisa seguir o estereótipo associado ao nome.

Se a intenção é ser um combatente, você pode se tornar Aprendiz de Espadachim para combinar sua furtividade com a capacidade de causar mais dano. O que resolve praticamente todos os seus pontos levantados. Alternativamente você pode praticar outras formas de assassinato que não envolvem esfaquear alguém pelas costas, e estes seriam mais apropriados para o seu "Ladino puro" pelos mesmos pontos que você levantou.

O Caminho do Assassino vai aparecer no Guia do Vilão, apesar de também focar mais nos dados do que na quantidade de dano direto. Se ainda assim for insucificiente, você pode desenvolver uma outra Classe, ou Caminho, voltado especificamente para sua necessidade.

É necessário também lembrar que a questão narrativa (e o bom-senso, em geral) pode se sobrair aos números quando apropriado, como no citado exemplo de assassinato. Não recomendaria tirar a agência dos jogadores e simplesmente matá-los caso estejam completamente despreparados, mas um PdM não precisa ter o mesmo tratamento.

Os números são uma abstração para permitir jogabilidade, não as regras físicas do universo. A não ser que aprecie aquelas piadas de "ainda tenho 1 ponto de vida", mas esteja ciente que nesse ponto você está num video-game de papel.

Criado em 13/06/2020 11:20:48
Ver perfil SentokiHanta

1) Quando eu falei sobre ele dar uma boa quantidade de dano ao longo de múltiplos turnos por ter uma ótima chance de acertar seus golpes eu não quis dizer que ele era melhor do que um combatente, eu quis dizer que ele é um lutador eficiente e que se buildado especificamente para essa função ele pode ser tão bom quanto um combatente (a menos que você compare com um combatente buildado).

2) Se você fizer um Ladino Anão, Aesir, Juban, Mahok ou Humano você já consegue usar uma Espada Longa e uma Armadura Simples (AKA cota de malha) no Lv 1. Ele "sabe" sim, pois - diferente de D&D - basta atender a FN que você pode usar a arma.

3) Se você quer fazer um assassino, basta comprar habilidades como Corte Arterial. Se aproximas furtivamente te concederá um bom +1d6 no teste de ataque, permitindo até que você mire em um ponto específico, se tiver Falhas na Armadura ainda por cima, só descer a adagada no pescoço e correr pro abraço. Na verdade, diferente de D&D onde ataques furtivos só podem ser feitos com armas "Finess", no MB nada te impede de fazer esse Sneak Attack com uma Long Sword, causando 14 de dano base no Lv 1 e 28 se acertar em alvo específico.

3) No MB humanos tem muitos PV, até um simples guarda de Lv 0 deve ter de 30 a 50 PVs, então essa ideia de sair matando nego com um golpe só é praticamente impossível - mas entendo o motivo, ninguém quer que o vilão morra anti-climaticamente porque foi pego desprevenido. Porém, eu como mestre deixaria qualquer ataque surpresa contra minions (AKA NPC sem nome/capangas) serem One Hit One Kill. No D&D isso não é tão diferente não, eu já vi uns vídeo reclamando que se um nobre atirar na própria cabeça com um Besta Pesada ele ainda sobrevive com 1 HP, mesmo com dano dobrado e tudo. O que as pessoas tem que entender, é que as regras de combate são para combate - em cenas de infiltração furtiva e assassinato, o mestre deveria favorecer o bom senso e a narrativa.

6) Sobre o Caminho Assassino, desde que ele não seja exclusivo de Ladinos, eu sou super a favor. Acho que as classes que deveriam ter acesso a este caminho seriam Patrulheiro, Ladino e Espadachim (ou só os dois primeiros, se ficar muito apelão).

7) Sobre jogadores não quererem jogar de Ladino, nunca vi isso aí não. Se tá acontecendo na sua mesa, provável que é porque a classe não tá sendo muito útil no seu estilo de jogo específico. Nas minhas mesas, os jogadores adoravam jogar de Ladino e inclusive focavam a maioria das suas habilidades e coisas utilitárias - abrindo mão de efetividade combativa pra poder rolar +1d6 em testes de acrobacias, persuasão, furtividade e etc.

Hey bro, fique tranquilo. A ultima coisa que eu quero é te silenciar, adoro membros questionadores no fórum, sem eles esse lugar fica tão chatinho XD kkkkk

Criado em 13/06/2020 12:00:19
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Concordo com vc @Sentoki, menos sobre a parte do corte arterial, que ao meu ver não faria tanta diferença numa batalha entre um ladino e um combatente. Porém todo o resto é mesmo verdade, o meu estilo narrativo é no modelo open world, os inimigos já existem e estão pré posicionados, os personagens apenas os encontram, e a coisa toda flui, e eu tenho o trágico costume de criar fichas para usar como PdM porém usando as mesmas regras usadas pelos jogadores, haha. E sim, meu estilo narrativo é altamente ligado aos números, os jogadores aqui gostam dos cálculos e danos absurdos, estou rodeado de combadores e power players kkkkk, mas acho que consegui fazer todos vocês entenderem que:
Sim, existe a necessidade de um caminho para o ladino que o deixe mortal. E não um caminho que o deixe com mais facilidade para atacar, e sim um caminho que permita q o Ladino cause dano massivo, num verdadeiro matar ou morrer. Talvez não algo tão extremo assim, mas algo parecido com isso. Que o Assassino da guilda volte com tudo. É isso.

Criado em 13/06/2020 12:51:49
Ver perfil AndrO

@Talon tenho a mesma visão eu tbm sou bem ligado a números e toneladas de dano.

@Sentokihanta me tira um duvida, um ladino com combate com duas mão ao realizar um ataque, com furtividade ativada e flanquear tbm com alvo especifico o Pescoço(Área Vital) de uma criatura o dano multiplicado por 2 é a soma das 2 armas ou esse dano multiplicado por 2 na 1º arma depois na 2º arma separadamente?

Criado em 13/06/2020 03:21:38
Ver perfil Juban Albino™

@AndrO só multiplica individualmente cada ataque que acertou. Mão direita, esquerda ou ambas.

Criado em 13/06/2020 06:16:04
Ver perfil AndrO

@Juban o primeiro ataque ele tomaria como desprevenido mas o segundo ataque ele continuaria desprevenido ?

Criado em 13/06/2020 06:39:41

Em particular, eu não sou muito chegado a batalhas. Ladino e Patrulheiros são minhas classes preferidas (ainda quero testar Bardo e Druida futuramente), porque são basicamente utilitários. O roleplay em uma cidade, investigação, caça etc; me motiva a jogar mais do que as batalhas. As batalhas eu deixo pra quem gosta de buildar seu personagem, eu prefiro a mágica.

Criado em 14/06/2020 11:42:51
Ver perfil Domenico Gay

Hum.... Eu noto alguns problemas aqui. Talon, tu diz que o Ladino causa pouco dano porque tem poucas opções iniciais, depois cita personagens com defesas altíssimas em Caminhos específicos. Estes personagens estão em níveis altos. Eles não tem como ser de nível 1.
Além disso, como tu mesmo disse, o Ladino não tem por internção ser um "DPS". Ele não é uma classe de jogo de viedogame. Ele não é o "rogue" do D&D. Ele é um "Burglar". O cara que se esconde, encontra e desarma armadilhas, abre fechaduras, entra e sai dos lugares sem ser notado. Ele foi construído não pra causar dano, mas pra não entrar em combate - e, se entrar, sair vivo deles! Ladinos são muito mais focados em defesa do que em ataque. Eles foram desenvolvidos pra lidarem bem com coisas que aconteçam ao redor dos seus grupos antes de um combate começar - como explorar, mapear, e verificar se é seguro seguir adiante. Em combate, seria muito mais esperto (e Ladinos são espertos!) sobreviver, nem que seja fugindo, ao invés de ir pra frente de combate e enfrentar inimigos de peito aberto.
Espadachins são muito mais eficientes nisso, como foi notado. E sim, eles podem ter ataques que rolam mais do que 2d6, mas assim como no caso dos Ladinos, isso é circunstancial: O Espadachim precisa de Mana. O Ladino, de aliados (que melhor ferramenta para sobreviver à uma masmorra do que um grupo eficiente de combatentes? Particularmente quando eles não estão combalidos depois de perderem um monte de PVs em várias armadilhas?).
E se tu acha que um personagem com Força 2 fazendo 32 de dano por turno, sem gastar mana, no nível 1 tá com um baixo aproveitamento de dano.... Bom, aí eu realmente não tenho como ajudar, mesmo.
De todo modo, haverá, sim, um Caminho de Assassino no Guia do Vilão. Ladinos não tem a característica de serem bons assassinos no Guia Básico porque, no seu âmago, MB é sobre heróis, não anti-heróis, como no caso do D&D.

Criado em 16/06/2020 01:18:20
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Obrigado por dar atenção a este tópico Domênico, finalmente estamos dando a devida atenção ao nosso querido Ladino.
No começo do tópico minha opinião é qua a classe deveria ser revisada para que fosse balanceada à escala de dano das outras classes, sim, mas este debate me trouxe uma nova visão, e agr entendo que o ladino do guia Básico realmente está consolidado. Como vocês mesmo disseram ele foi desenvolvido para ser uma classe escorregadia, que entra e sai fácil das diversas situações. Mas alguns jogadores ainda sentem falta da identidade assassina que está presente nos Anti-Heróis de D&D por exemplo. Vocês portadores já se propuseram a fazer caminhos para os sacerdotes e paladinos (Cruzados), para os espadachins e guerreiros (Lanceiro) Até para os xamãs e conjuradores (Caminhos presentes no guia do Herói), acho que está na hora dos especialistas ganharem os holofotes se é que me entendem... Que o Assassino da Guilda venha com tudo!

Criado em 16/06/2020 08:35:08
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

PS: Que bom que o Domênico concordou que eles não são bons assassinos no guia básico, eu já estava achando que era o único com essa opinião no fórum.

Criado em 16/06/2020 08:37:32
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Eu vou tirar um dia em que eu estiver mais inspirado, criarei minha versão do assassino da guilda e postarei no Fórum, vou querer ver a opinião de vocês.

Criado em 16/06/2020 08:52:00
Ver perfil AndrO

Eu super entendi para onde o Ladino vai no MB o cara furtivo que descobre armadilhas e destranca portas e o verdadeiro agente furtivo, mas em um campanha o ladino não vai conseguir se evadir de uma luta para sempre uma hora o cara vai ter de lutar ou pela sua vida ou pela vida do seu aliados, afinal ele sozinho não conseguiria dar conta de todos as pessoas visto que para ele brilhar ele vai precisar que as criaturas alvo estejam distraídas para que ele consiga fazer alguma coisa.
Uma coisa que eu sempre vejo no MB é que nas Habilidades das classes vc pode escolher caminhos um Feiticeiro pode ser um generalista podendo escolher magias dos 3 elementos ou ser um especialista em um elemento, um guerreiro pode ser um Defensor e escolher habilidade de defensivas ou pode ser um sanguinário e cair na porrada, sempre a pelo menos 2 caminhos viáveis para as classes pelo menos eu vejo dessa forma, eu consigo ver esses caminhos, mas o do ladino não, pode ser por falta de experiencia na classe, claro que pode como eu disse eu não tenho grandes experiencias, mas eu to sempre buscando aprender... Só depois que o SentokiHanta falou sobre a regra: Alvo especifico, Flanquear, Falha na Armadura e Furtividade eu me toquei que o Ladino pode ate multiplica por 6 o dano que ele causa por causa da regra do Alvo especifico. Isso fica muito pouco explicito na classe, provavelmente pessoas que não tem o tanto de entendimento quanto vocês podem não visualizar essas coisas...

Criado em 16/06/2020 12:03:57
Ver perfil Domenico Gay

Andro, como eu disse, o foco do Ladino não é ser um bom assassino. Ele tem várias Habilidades voltadas para defesa, que é o foco da Classe: Sobreviver à combates. Eles não são combatentes de linha de frente, e sim aproveitadores, e preferimos que jogadores menos experientes percebam a Classe desse modo. Assim, apenas jogadores mais experientes - tanto no RPG em geral quanto especificamente no MB - vão perceber essas possibilidades do Ladino. Eles forma construídos dessa forma: para que suas capacidades como "assassinos" não sejam óbivas, porque, reitero, essa não é a idéia da Classe devido ao fato de que o MB sempre foi pensado para ser um sistema focado em heróis, não anti-heróis.

Criado em 17/06/2020 09:56:37
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Já estou desenvolvendo minha versão do caminho do Assassino, faltam apenas alguns detalhes e playtests, em breve postarei no fórum.

Não gosto de spoilers, mas darei um pequeno: O caminho será voltado a condições de batalha aonde o alvo esteja desprevenido, é aonde o assassino faz a festa, caso contrário... Bem, correr seria mais saudável.

Criado em 17/06/2020 10:04:59
Ver perfil SentokiHanta

Uma classe inteira ao redor de Flanquear?
Oh, yeah!!!

Criado em 17/06/2020 12:41:23
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Hahaha, Bom @Sentoki, quem pega o flanquear terá uma bela vantagem ao pegar o caminho que estou desenvolvendo, mas eu não diria que o caminho inteiro está ao redor dessa habilidade, e sim da habilidade Furtivo. O intuito é deixar o Assassino mais independente de aliados do que o Ladino, mas como eu disse, se criarem uma ficha com flanquear (ou seja, se contarem com ajuda), vão explorar o potencial máximo do caminho do Assassino. Aguardem!

Criado em 17/06/2020 01:51:32
Ver perfil AndrO

Esperando esse tal caminho dos assassinos =)

Criado em 17/06/2020 02:00:08
Ver perfil Bielegos

No manual que eu postei no adaptações (Mighty Blade com regras novas, o nome do post) tem 3 habs do ladino que podem te interessar, porque elas resolveriam teu problema: Precisão, Cirúrgico e Super Precisão. Principalmente Cirúrgico. Se quiser, só conferir

Criado em 17/06/2020 09:40:13
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

@Bielegos agradeço, hahaha o nome das habilidades que criei são muito parecidos, com o que você criou, por favor não pense que é plágio quando eu postar, fiquei até impressionado com a coincidência.

Criado em 18/06/2020 08:12:50
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O caminho do assassino foi publicado, faltou os playtests mas acho que consegui deixá-lo balanceado.

Criado em 19/06/2020 07:48:20

Você precisa estar logado para comentar.