Minha infância toda joguei a primeira versão do MB.
Agora na minha fase adulta, voltei para a nova versão para mestrar uma campanha. Tô muito animado! Sou fã desse sistema e me causa muita nostalgia. Estou relendo todos os manuais e materiais e estou com duas dúvidas:
Primeiro, como funcionam as defesas Esquiva e Bloqueio? Sei como são calculadas, mas como funciona na prática? Quando acerta e quando falha, podem me dar exemplos de combate?
Segunda coisa, os itens mágicos vem com uma dificuldade. É a dificuldade de criar o item? OU é a dificuldade do efeito mágico do item acontecer?
Ex: Encantamento: Efeito [Som Ilusório 200 moedas] (Acesso, Prazo). Dificuldade 14, custo em Mana 125, garrafa de cerâmica obra-prima (50 moedas)
Essa dificuldade 14 é para cria-lo ou tem a ver com seu efeito? Se tem a ver com o efeito, como funciona o teste?
Desde já, obrigado!!
Bem vindo de volta, meu caro.
Defesa funciona da mesma forma que sempre, só que agora elas estão visivelmente mais diferenciadas, com bônus diferentes pra cada uma. São dificuldades pra acertos, só, tu não rola Bloqueio ou Esquiva, usa a maior ou a que tu estiver capaz de usar.
Precisa ter algum bônus de armadura, uma arma ou escudo pra estar apto a Bloquear, sendo a exceção se você atacar desarmado.
Se você estiver com qualquer penalidade de Agilidade ou de Deslocamento tu não pode Esquivar.
Não precisa declarar "eu Bloqueio" ou "quero Esquivar", só o mestre saber que você cumpre esses requisitos ai citados e qual sua maior defesa que ele já vai saber a dificuldade necessária pra te acertar.
Exemplo: Alvo tem Bloqueio 13, eu rolo 2d6+5 e o total somado é 14, eu acertei, causo o dano.
Alvo tem Esquiva 14, eu rolo 2d6+4 e o total somado é 11, eu errei.
Sobre os itens mágicos, é dificuldade de criação, cujas regras estão lá no Guia do Herói também.
Muito obrigado meu caro Juban, feliz que você continua por aqui. Sessão 0 no domingo! Vambora.
Esquiva e Bloqueio são praticamente a mesma coisa, com algumas particularidades. Bloqueio só pode ser usado se você tiver algo com o que bloquear (arma, *armadura, escudo) e Esquiva só se você tiver como se mover (não vale dar dodge com a cabeça).
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