(Trecho do jogador)
bem, eu posso usar o princípio natural para controlar a água dentro do corpo dela certo?
<> só a água, não outros líquidos
<> posso fazer então que esse frio congele a água dentro dela pra ela sufocar?
Pode esse tipo de coisa? ele também usou ele como formas de criar um elmo de pedra para sufocar os inimigos etc.... ou tirar a agua do corpo pra matar , criar raios misturando os elementos etc...
Olha sinceramente o limite do uso da magia é ditada pelo mestre logo se vc julga que aquilo é possível fazer ele faz, controlar a água no corpo de um ser vivo seria algo como quebra uma lei druídica é possível mas o druida pode cair em desgraça deixa de ser abençoado pela natureza por exemplo sei la! cria limites!
Eu vetaria dava uma desculpa que controlar o liquido dentro do corpo exige uma magia mais aprimorada e difícil. O elmo de pedra pode ter orifícios visto que ele também não cria cimento e pedras não são uniformes. Outra solução seria causa dano por sufocamento, tipo 10 pontos de vida por minuto igual em Nadar (28).
Princípio Natural:
"Você desenha um Selo Místico no ar que se transforma em uma pequena quantidade de terra, água ou ar. "
Ou seja, você não controla os elementos em si, mas materializa uma pequena porção brevemente controlável.
Além disso, um dos requisitos comuns para (quase todas?) as magias é afetar alvos em campo de visão. Logo, mesmo que se use uma magia que manipule água, você não poderia afetar um inimigo internamente. Se o equipamento que alguém está segurando é considerado como parte da pessoa, a água em seu organismo está mais do que justificada.
Fora a questão do que você considera como "água". Num primeiro momento você afeta qualquer líquido, num segundo afeta vapor, num terceiro qualquer gás com um mínimo de umidade, e no final alter a realidade pois não existem sólidos verdadeiros num "universo líquido".
Enfim, é bom estimular criatividade no uso das magias, especialmente de forma narrativa, mas você não pode permitir a replicação do efeito de habilidades (incluindo técnicas) mais caras e difíceis.
No exemplo do elmo de terra (não pedra) manifestado ao redor da cabeça de um alvo, você poderia pedir um teste para ele sacudir/remover a terra ou ficar Distraído por um turno. Mas talvez prefira simplesmente não permitir para evitar problemas futuros.
Não sei de onde saiu esse "controle de água" de Princípio Natural, mas como o comentário do Axradh aponta, essa Magia cria peuqenas porções de elementos, não controla eles. E esses elementos são criados de forma bruta e pura, como na natureza, não em uma forma manipulada, então um elmo, por exemplo, seria impossível.
E embora seja possível variar um pouco a natureza exata do elemento - terra pode vir de forma compacta como uma rocha ou na forma de areia fina, e água pode barrenta ou mineral, por exemplo - o material ainda será o elemento em si, em suas formas encontradas na natureza, sem ação externa ou material orgânico misturado - é possível criar terra extremamente rica em sais minerais, mas não humos, e a água pode ser salobra mas não pode estar infectada de bactérias. De modo semelhante, é impossível criar minerais brutos, pedras preciosas ou cristais, porque estas são formas de terra que sofreram ações externas (pressão, calor extremo e calcificação de matéria orgânica, entre outros processos).
Finalmente´é possível combinar esses elementos para criar versões "mistas" - como argila, barro ou pedras porosas, por exemplo, mas não é possível imprimir energia no material, na forma de calor, frio, pressão ou eletricidade, por exemplo. Assim, não é possível criar vidro ou fulgurito, e embora a água criada possa ser morna ou gelada, ela não pode ser escaldante ou vir na forma de gelo, assim como terra não pode ser criada na forma de maga ou lava, por exemplo.
Finalmente, é importante notar que a matéria criada surge no local onde o Selo foi desenhado, não dentro do alcance de visão do conjurador. É possível criar pedras dentro do corpo de um animal? Sim, é, mas o corpo precisa estar aberto o suficiente para que a runa seja desenhada no interior dele, o que significa que muito provavelmente a criatura já vai estar morta ou moribunda...
Usos criativos poderiam incluir conjurar rajadas de lama contra o rosto de um alvo para tentar cega-lo temporariamente (de forma semelhante à Habilidade Truque Sujo) ou rajadas de água para ensopar um alvo e apagar qualquer fonte de luz combustível que ele estiver carregando - e que não poderá ser ascendida novamente até ser secada.
Você precisa estar logado para comentar.