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Vantagem de desvantagem
Ver perfil Paulo

No livro básico é falado sobre a inaptidão q é mais ou menos a desvantagem , porém quando eu quiser dar vantagem , qual tipo de bônus devo aplicar ?

Criado em 06/07/2020 06:42:15 em Dúvidas
Comentários:
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Olha, isso vai muito de mestre para mestre, mas no Mighty Blade, eu pelo menos, transmito a "vantagem" através de bônus de rolagem ou descontos na dificuldade.

Exemplo: Rúppie, uma metadília ladina, deseja usar de sua beleza e charme para seduzir um rapaz na taverna e conseguir algumas cervejas às custas do homem. Rúppie não tem a habilidade eloquente, mas descobriu na noite passada que este rapaz gosta de garotas ruivas e com iniciativa! Sendo assim:

A rolagem seria 2d6 + um bônus(de acordo com relevância da vantagem) eu geralmente uso de +1 a +4;

Criado em 07/07/2020 09:27:22
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Outro exemplo: Lhíanis, um elfo patrulheiro, avistou durante sua caçada um animal de médio porte quadrúpede que se movia rapidamente entre as folhagens. Porém, o elfo já viu esse padrão de movimentos antes e sabe que a floresta é lar de mamíferos perigosos como lobos e lobos bestiais. Sendo assim, para identificar o animal:

Rolagem de 2d6 + Int

Dificuldade:(Estipulada pelo mestre, eu vou usar 12 nesse exemplo) 12 - um desconto (de acordo com a relevância da vantagem, vou usar -2 aqui) 12-2 = 10
O patrulheiro deve tirar o resultado igual a 10 ou maior para descobrir que é de fato apenas um lobo comum.

Criado em 07/07/2020 09:40:31
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

PS: No primeiro exemplo esqueci de somar o atributo da "Rúppie"
Seria 2d6 + vontade + bônus VS o teste de vontade do alvo da sedução.

E no caso do elfo eu poderia ter pedido um teste de percepção, o que daria +1d6 na rolagem do mesmo, por conta da Habilidade automática da raça.

Criado em 07/07/2020 09:45:10
Ver perfil SentokiHanta

O jogo não fala da Inaptidão como uma "desvantagem" pro mestre aplicar quando bem desejar.

Inaptidão é para ser usada quando o mestre considerar que um personagem é (batam os tambores) inapto em algo que estiver tentando fazer. Exemplos incluem tentar arrombar fechaduras sem as ferramentas adequadas ou estabilizar uma criatura sem um kit de cura, além de coisas mais simples - como um personagem que viveu toda a sua vida em uma cidade tentando rastrear um animal na floresta ou um membro de uma tribo bárbara tentando interpretar textos arcanos.

Se você acha que a circunstância e contexto em que a ação será realizada facilitaria ou dificultaria a atividade, apenas diminua ou aumente a dificuldade do teste. Se for um confronto ou teste de ataque, acho que um -1/+1 ou +2/-2 é o suficiente.

Criado em 07/07/2020 12:24:28
Ver perfil AndrO

atacar um alvo caido corpo-a-corpo eu daria +2 ou diminuiria a defesa do alvo em -2 agora para um atacante a distancia eu não daria esse +2 afinal atacar um alvo caido no chão a distancia não é uma coisa facil pelo menos no meu ponto de vista

Criado em 07/07/2020 08:56:49
Ver perfil Paulo

Certo , valeu pela dica

Criado em 08/07/2020 01:20:39
Ver perfil Bielegos

Para alvos caídos: +2 no ataque para qualquer ataque feito numa distância corporal e -2 para todos ataques feitos a uma distância não corporal.

Criado em 08/07/2020 07:11:59

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