Eu sei q no manual básico é dito q só se aplica inaptidão se não tiver a fn pra arma mas essa pergunta é referente a outro caso Na minha opinião apenas conjuradores podem usar as habilidades de magia , aí eu tava pensando q por exemplo , igual um guerreiro não pode jogar bola de fogo , acho q um feiticeiro não poderia usar uma espada longa sem nenhum tipo desvantagem por exemplo , mesmo tendo a fn , isso é na minha opinião Tem alguma regra em relação a isso ?
Eu tô querendo dizer q no meu ponto de vista um indivíduo não treinado não poderia manejar uma arma com eficiência
Exemplo a espada longa tem a fn 4(2), 4 com uma mão e 2 usando as duas mãos
Então um humano qualquer poderia usar a espada com duas mãos mesmo sem ter aprendido a fazer isso
Eu acho isso meio errado
Não, na versão atual do sistema qualquer classe pode usar uma arma desde que tenha sua FN.
A sua "falta de treinamento" se reflete na ausência de habilidades que melhorem seu acerto e dano. Um Feiticeiro, por mais que tenha a mesma Força que um Guerreiro vai causar menos dano porque a habilidade automática do Guerreiro lhe dá essa vantagem, o cara treina com armas e sabe dar mais dano.
Além de, armas não serem itens canalizadores, ou seja, ele pode saber usar uma Espada Longa pra bater, mas não pode fazer magias com ela.
Um humano com Força 3 natural (Sem nenhum tipo de bônus nela, seja por sua automática ou bônus de classe) poderia usar a Espada Longa com 2 mãos, mas teria menos chance de acerto que um cara que pode usar ela com 1 só mão, além de que, podendo usar com uma só mão a outra fica livre para outra arma ou escudo, o que significa que o humano com apenas 3 de Força e que precisa usar essa arma com duas mãos não é treinado o suficiente para tirar o melhor dela.
Paulo, só pra complementar o que o Juban disse:
Qualquer pessoa pode pegar uma espada e balançar ela de um lado pra outro. O mesmo acontece com uma maça, bastão, clava ou faca. A eficiência com a qual tu faz isso vem do teu treinamento, e é aí que as Habilidades (que são o que reflete treinamento) fazem diferença.
Só pra exemplificar: Um guerreiro e um Feiticeiro humanos, ambos com Força 3, usarão uma espada de forma bem diferente. O Feiticeiro precisa de ambas as mãos pra usar a espada, o que significa que, pra começo de conversa, ele não vai poder usar magias (ou seja, ele estar usando uma espada longa significa que ele não pode fazer uso das características fornecidas pela sua Classe). Ele vai atacar com 2d6+3 e fazer 11 de dano, e se bloquear usando a espada terá um bloqueio igual à 8. O guerreiro não tem como ter Força 3, porque vai receber +1 de Força da Classe, então ele vai ter, no mínimo, Força 4. Mas digamos que ele selecionou um Antecedente e sacrificou seu ponto de Força pra isso - esse é certamente o guerreiro mais ineficiente que já pisou em Drakon.... Ele causa mais dano por conta da Habilidade automática da Classe, e pode selecionar ainda três Habilidades que vão ajudar à utilizar uma espada muito melhor. Mas figamos que ele selecionou todas as suas Habilidades da lista geral, e não pegou nenhuma Habilidade de combate - lembremos que esse é o pior guerreiro que já pisou em Drakon. Quando estiver usando uma espada longa, ele vai atacar com 2d6+4 (ele vai usar sua Agilidade pra atacar; como sacrificou Força pra pegar um Antecedente, sua Agilidade será no mínimo 4, portanto), causando 14 de dano. Como sua Agilidade é maior do que sua Esquiva, ele vai se defender com uma esquiva 9, ao invés de um bloqueio 8.
Ou seja, mesmo tendo feito de TUDO pra ser um péssimo guerreiro, ele ainda é mais eficiente do que o Feiticeiro usando a mesma Espada Longa, só por ser um Guerreiro e ter um mínimo de treinamento.
Não faz sentido não deixar um cara pegar "um pedaço de madeira com metal na ponta" e descer ele na cabeça de alguém.
Agora se esse cara sabe alinhar a lamina (pra causar +3 pontos de dano) ou segurar o arco direito (pra ter +2 no teste), é outra história.
Certo pessoal, valeu pelo esclarecimento
A galera tem uma coisa com os feiticeiro do MB.
Querem nerfa o dano, querem impedir que eles usem armas alem das de conjuração que perseguição com os feiticeiros.
E brincadeira viu
E tem a galera que acha que eles estão MUITO fracos.
Realmente, não dá pra entender a cisma com os conjuradores do MB. XD
Eu não acho o feiticeiro fraco nem forte ele ta na media como todas as classes, mas a unica critica que eu tenho a questão conjuradores nessa versão do MB é sobre toda a questão Magia deveria ser amarrada em um capitulo só contendo todas as informações, dicas e explicações item de conjurações, características de itens e etc. Pq o tanto de duvida que os conjuradores gera é bizarro.
E outra coisa tbm é magias novas sempre legal ter mais coisas para poder usar!
Sim, Andro, nós também achamos isso. De fato, pretendemos escrever um suplemento exclusivamente tratando sobre Magia, incluindo várias explicações de como usá-la e também oferecendo algumas novas opções para conjuradores - obviamente incluindo novas magias.
@Domênico Vou fica muito feliz de ler esse suplemento as classe conjuradoras são as minhas preferidas foi por causa delas que eu gostei muito do sistema MB. Sempre bom ver coisas novas chegando paras as classes que vc gosta em qualquer sistema ou jogo enfim
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