Objetos segurados por alvos podem ser alvos da Magia Inflamar certo? Esse objetos inflamados tem chance de ser derrubados?
A magia diz superficies o chão em baixo dos pés de um alvo é considerado uma superficie capaz de ser afeto por essa Magia?
Eu acho q apenas coisas inflamáveis q podem ser afetados como a madeira , tecidos ou coisas do tipo .
Mas um chão de pedra por exemplo não seria capaz de criar o fogo , se não a magia ia ficar muita apelona pois aí vc não precisaria da bola de fogo pois era só criar fogo no indivíduo , então com meus jogadores eu uso deste jeito
Resgatando dúvidas antigas que eu não vi antes, parte 3:
Um objeto segurado por uma criatura é considerado um objeto animado, e assim, mesmo que seja inflamável, não pode ser alvo de Inflamar. O chão sob os pés de uma criatura pode ser alvo da magia, mas a menos que seja feito de algum material inflamável, não vai irromper em chamas - e portanto o dano será o mesmo de criar uma explosão de fogo próximo do personagem, como descrito na magia.
Quanto de dano um personagem com roupas em chamas tomaria Domênico?
@Talon de acordo com o que o domênico disse a roupa seria animada logo não seria afetada!?
Inflamar sempre me deixa em duvida como de fato ela funciona
Eu usei o inflamar só porque foi a oportunidade que surgiu. Mas eu me refiro a todas as magias de fogo que possuem em sua descrição a passagem: "Material inflamável na área irrompe em chamas(...)" O pano das roupas é inflamável logo, se irrompem chamas em caso de uma bola de fogo, por exemplo. Minha pergunta é mais nesse sentido...
Quanto de dano tomaria um personagem em chamas por turno? se um fira se ateia fogo e se cura com o dano causado qnt ele se curaria?
Deveria existir uma Condição Queimando não existe
O fira cura o valor em dano acredito eu, de acordo com a descrição de chamas internas 2.
sim, isso eu sei, a questão é que n da p saber qnt q um fira que esteja em chamas se curaria por turno, e qnts turnos seriam as chamas, fica mto a critério do mestre
Um personagem em chamas sofre o mesmo dano de um personagem dentro de uma aura de fogo: 6/Fogo por turno.
Domênico eu sugiro que em uma futura errata, os portadores possam investir uma atenção a mais nas condições. Afinal tem condições que nem estão descritas no livro e que nós como mestres nos deparamos uma vez ou outra. A condição de estar "em chamas" ou a condição que está apenas descrita em habilidades como eletricidade estática e entrelaçar são exemplos.
E ah!
Como você mesmo gosta de dizer: "Em tempo": eu estou interessado em me juntar ao conselho de Sarfion em breve para ter um contato mais direto com você e com os outros portadores.
Sangramento não é uma condição? Envenenado, Medo não deveria ser condições? Cego ?
Além das citadas pelo Andr0, teríamos:
Enredado
Motivado (poderia encaixar os efeitos de Grito de guerra e abençoar aliados nesta condição)
Sangrando
Intoxicado
Doente
Acelerado
Furioso
Irritado
Amaldiçoado
Petrificado
Enfeitiçado
Muitos não seriam usados no sistema atual devido as mecânicas e magias atualmente disponíveis. Mas já são um norte caso queiram explorar mais o tema.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Sangramento e envenenamento são efeitos e não condições porque cada efeito de sangramente é diferente um do outro - intoxicação é, via de regra, tratada como envenenamento dentro do sistema. Doente cairia em uma situação semelhante, já que cada doença diferente causa um efeito diferente, mas nós não tivemos tempo pra publicar um sistema de adoecimento ou uma lista de doenças. Amedrontado e Cego são condições que estão presentes no Guia Básico, no apêndice do livro. Enredado significa que o personagem tem Deslocamento 0, não há necessidade de criar uma condição específica para isso. Motivado, dentro da proposição do Talon criaria uma enormidade de possíveis condições, e reduzir isso à uma condição única empobreceria o sistema ao invés de torna-lo mais rico. Acelerado só acontece se alguém estiver sob efeito de uma magia (uma condição para cobrir apenas o efeito de uma magia não parece o modo mais lógico de lidar com o assunto, senão teriamos que criar umas 200 condições diferentes....). Furioso é uma condição simples (+2 de Força, imune à medo) e só ocorre em três Habilidades e a descrição é simples o suficiente para ser adicionada diretamente nas Habilidades específicas. Irritado? Sério...? Adicionamos "entristecido", "Apaixoado", "Desconfiado" e todas as outras variações de hgumor possíveis, também, ou tem algum motivo específico pra adicionar apenas uma?
Amaldiçoado é um efeito que vai ser explorado no Guia das Maldições. Sim, vai ter um livro inteiro só sobre o assunto.
Petrificado é uma condição que nós não sabemos se vamos manter no sistema, porque, bom, é muito permanente. Ainda estamos decidindo se vamos manter ou se vamos mudar as criaturas que possuem capacidades de petrificação.
Enfeitiçado eu não sei bem o que seria.
Na real, essas condições foram postadas mais para dar uma idéia do que se tem em outros sistemas, não foi minha intenção vincular nenhuma delas especificamente ao mighty blade, foram sugestões do que se tem em cenários de rpg. Até porque, se fosse o caso, eu dissertaria muito mais sobre o assunto. E eu concordo tem várias descritas ali que não se encaixam no sistema e outras que apenas foram substituídas por descrições em magias. Mas o que estou dizendo é que: Já que já intenção dos portadores aumentar o leque de possibilidades para os conjuradores, eu imagino que virão por aí algumas magias que podem conter efeitos específicos bem semelhantes ou até iguais com magias já existentes e é nisso que as condições ajudam. Vocês não precisam ficar descrevendo em cada magia ou habilidade a mesma coisa várias vezes, é bem melhor apenas determinar que o personagem adquire a condição "X" ou "Y".
Agora vamos lá:
1. O Enredado : Olha pode até ser que não precise, até porque só existem poucas magias que provocam isso (Eletricidade Estática, Entrelaçar). Pois é, mas até quando vai ser assim? Afinal tem magias novas chegando.
2. Na minha opinião o doente desencadearia no "atordoado" de um jeito ou de outro, dependendo do grau da doença poderia até avançar para o "Exausto". Mas uma tabela sobre isso seria muito interessante.
3. Também achei esse irritado muito tosco. Mas existe. E eu pensei nele e o separei do "Furioso" pois eu pensei nas vitimas de habilidade como Língua Afiada e dos famigerados jogadores que adoram rolar testes para provocar os inimigos. E, na minha opinião, essa coisa do cara apenas ganhar +2 de força e ser imune a medo deixa muito de lado a parte ruim de estar furioso como não conseguir fazer coisas que exijam concentração (Como realizar uma magia, por exemplo) e "perder o controle", já tive muitos Rúnicos nas minhas mesas que adoravam ficar furiosos e depois conjurar magias calmamente, muitas das vezes ignorando totalmente a razão de sua fúria.
4. Sobre o "Amaldiçoado", eu imagino que envolva o Necromante, eu vou assinar o catarse de vocês pra ter acesso a ele pois não aguento mais esperar.
5. Petrificado. Como se trata de Mighty Blade que visa muito mais a dinâmica e a praticidade, eu descartaria essa aqui.
6. O enfeitiçado seria aquele que sofreu efeitos mentais provenientes de magia, como a antiga "Mesmerizar" e aquelas antigas magias de controle mental do Ilusionista.
Mas é isso, foram apenas sugestões, de qualquer forma, o fato de haver condições com quais nós nos deparamos e que não existem no sistema é real. E eu sou a favor da criação de algumas para enriquecer o sistema. O próprio fato de haver uma coletiva sobre quanto de dano um personagem em chamas sofre por turno, é prova disso.
Espero ter sido útil.
O Ilusionista como caminho ficou bem fraco, existia magias como pasmar, magias relacionado ao sonhos que foram com deus que dava uma complexidade única que se perdeu com a mudança da edição do MB
Andro, Ilusionistas são personagens bem específicos, pra jogadores bem específicos. Poder criar imagens ilusórias pode ser extreeemamente útil, e, de fato, aq gente teve que rebalancear as Habilidades do ilusionista justamente porque ele estava muito forte nos playtestes.
Ilusões afetam os sentidos, e só isso. Cabe ao conjurador ser criativo pra usar isso - e ao mestre ser flexível para permitir essa criatividade ser fruída. Magias que afetam a mente do alvo não são ilusões, são magias telepáticas. Eventualmente juntaremos essas Habilidades em um novo Caminho - ou talvez Classe - e traremos o telepata de volta ao jogo.
Você precisa estar logado para comentar.