Existe ataque de oportunidade no MB ? Aquele ataque q quando o inimigo q tava adjacente ao personagem e sai de perto dele indo pra outro lugar ele poderia dar um ataque extra apenas numa rodada ? Os ataques provinientes de magias não poder ser evitados ? Exemplo : bola de fogo cd:12 , o feiticeiro rola o dado soma o atributo e conjura a magia aí a bola de fogo é tele guiada? tipo mesmo q o alvo tiver como uma árvore na frente dele ? Não teria como desviar da magia ?
Vamos por partes.
Ataque de Oportunidade seria uma habilidade (Sem Escapatória).
Magias podem ser evitadas apenas com Aparar Magia. Elas não são teleguiadas, elas acontecem onde são "miradas", seja uma área ou alvo. Se o conjurador pode ver seu alvo no turno dele, ele vai poder acertar.
Além de Sem Escapatória, a Habilidade En Passant também permite ataques contra um alvo quando ele se afasta do personagem. Além disso, a Habilidade básica do Caminho Lanceiro (Manter a Linha) permite que o personagem faça ataques contra oponentes que estejam se aproximando do alvo. São as únicas Habilidades que permitem realizar ataques como reação à movimentação do alvo - que, se não me engano, é o que fazem os ataques de oportunidade no D&D.
Magias não são "teleguiadas", mas elas são, para todos os propósitos, instantâneas. Assim, se o conjurador pode ver o alvo, ele pode fazer a magia contra o alvo - da mesmo forma que alguém com uma arma de fogo poderia fazer um ataque contra um alvo que pudesse ver. Se o conjurador passa no teste para realizar a magia, ela ocorre e afeta o alvo instantaneamente - novamente, como aconteceria com um tiro de arma de fogo. Não há como se "defender" de um tiro de arma de fogo exceto usando uma cobertura, exatamente como acontece com as magias de Mighty Blade.
Se a criatura estiver atrás de um obstáculo (como uma parede ou arvore com tronco espesso), ela não estaria no campo de visão do conjurador - logo não poderia ser alvo da magia.
Eu acho q entendi
As magias de ataque são tão rápidas q o alvo não conseguiria se desviar certo ?
Não é que elas são "muito rápidas", é a mesma coisa que um golpe de espada, a diferença é que você vê na espada na mão do inimigo. A magia não, tu no máximo vê o conjurador com um canalizador na mão ou fazendo a Runa/Selo e puff, a magia acontece no alvo designado. Ela não viaja até o alvo, ela acontece onde ele está (ou no caso, se for magia de área, na área escolhida).
Pra defender de um golpe você Bloqueia/Apara (quando o teste de ataque não supera dia defesa) ou usa alguma habilidade pra tal. No caso da magia, sua defesa seria o conjurador falhar, ficar fora do campo de visão dele (se tornando um alvo inválido já que ele não te vê, exceto se for magia de área, aí danou-se) ou de tu usar habilidade pra evitar a magia (Aparar Magia).
São coisas diferentes, mas equivalentes, seja no combate armado ou na conjuração de magia.
isso e interessante de se ler, pq na cabeça de muitos incluindo a minha, eu sempre visualizei as magias tipo, rajada elemental, rajada de gelo, bola de fogo, relampago como se fosse um projetil sendo lançado. Mas de acordo com o que o @Juban diz uma Bola de Fogo então não viaja o trajeto ate o alvo sim surge no alvo e explode causando dano no alvo e na área ao redor dele.
Mas e as rajadas ? Eu entendo a Rajada como um sequencia de coisas uma Rajada elemental para mim e uma sequencia de energia magica de fogo, frio ou eletricidade como ela se comporta ?
No caso de "Bola de Fogo" ainda faz sentido existir um projétil,ou ela seria na verdade "Explosão de Fogo". A descrição corrobora essa interpretação: "você projeta uma esfera de chamas de 20 cm de diâmetro contra um alvo na sua linha de visão".
Quanto as rajadas, eu costumo visualizar como linhas retas entre a runa desenhada e o alvo, como um "laser temático".
Mecanicamente não faz diferença se o efeito é rápido ou apenas se manifesta sobre o alvo. Mas por algumas descrições, visualizar apenas como algo "rápido demais para ser esquivado/bloqueado" me parece mais adequado.
Aparar Magia pode ser interpretado como uma "reação imediata" (como um espasmo muscular) ao receber magia, ou como algo que você prepararia ao ver alguém conjurar. Esse segundo caso é menos compatível com a descrição.
Entendi. Faz muito sentido Axradh.
Nossa eu tenho um incomodo pessoal com nomes das magias que tem Rajada no meio para mim acaba tudo parecendo a mesma coisa, tipo tem Rajada de Gelo e Rajada Elemental tbm pode produzir um "Laser temático" igual isso me deixa bem incomodado pq são magias diferentes que tem efeitos totalmente diferente, mas que tem basicamente o mesmo nome...
Eu geralmente falo desse incomodo com os mestres quando eu jogo pergunto se posso mudar o nome das magias, geralmente rajada elemental vira Disparo Elemental, Rajada de Gelo vira Raio de Gelo. Funciona melhor para mim =)
E enfim consegui logar no fórum, meu celular tava com problemas pra isso e eu querendo comentar sem poder.
Dentro do que falei, pega a Bola de Fogo mesmo e imagina que ela não viajaria de ti até o alvo, mas sim que ela iria se materializar perto do alvo e então se mover um pouco e colidir com o alvo. As rajadas realmente fogem um pouco disso, mas dá pra pensar no mesmo, onde o conjurador "mira" no alvo e a rajada "aparece" perto do alvo pra então o atingir.
Por regra, é o que eu aprendi, mas interpretativamente creio que fique a cargo de cada mesa.
Imagine um efeito como o dos phasers de Star Trek, ou os lasers de Star Wars, se preferir. As magias voam na direção do alvo numa velocidade que o olho não consegue acompanhar, deixando um rastro luminoso no caminho que percorre. Aparar Magia é um efeito mágico, ele não precisa ser uma ação física. Claro, aparar fisicamente uma rajada mágica é visualmente interessante, mas o efeito pode ser similar à uma espécie de campo de força ao redor do personagem, por exemplo. Em geral fica ao gosto do personagem ou do Mestre, quando eles fazem as descrições das magias, como elas funcionam visualmente, e personagens diferentes podem produzir efeitos diferentes numa mesma campanha sem problemas - desde, claro, que isso não interfira na parte mecânica do jogo.
Eu creio que o fato de não poder desviar das magias é algo relacionado mais a mecânica,pois ter que rolar uma dificuldade e ter que rolar pro inimigo desviar pode deixar a utilização de magia obslenta no combate além de deixar o combate mais longo
Exatamente, Volpe. A defesa é pra ser algo estático, não algo pra ser uma contra-rolagem na tentativa de anular um golpe ou magia.
Pra uma espadada você rola 1x, se superar a defesa causa dano.
Pra uma flechada idem.
Pra uma magia... rolar pra conjurar e o alvo rola pra evitar? É... não! Direitos iguais.
Você precisa estar logado para comentar.