Em relação a Magia Círculo de Proteção:
É dito que ela consegue bloquear magias, então um atacante poderia adentrar o círculo para atacar o usuário? E enquanto a um elemento natural e não mágico, como por exemplo um relâmpago natural, essa magia conseguiria bloquear?
Eletricidade Estática
Pode ser utilizada a distancia ou deve-se tocar o alvo? E é possível utilizar em você mesmo para ficar preso a uma superfície e evitar ser movido por uma magia como Olho do Furacão por exemplo?
Na magia Evocar Temporal, o céu chega a criar relâmpagos de tempestade? O usuário pode controlá-la livremente ou os efeitos são fixos?
Em Incandescer o usuário poderia escolher em colocar a magia somente na lamina de uma espada, por exemplo? Por mas que ela se torna-se frágil.
Na magia Prisão de Gelo:
Há algum teste que a criatura alvo pode fazer para sair da prisão depois de presa ou ela só é solta quando o gelo derreter ou for destruído?
Se alguem utilizar a habilidade Golpe Devastador e errar mas ter a habilidade Implacável, o dano que ocasionaria seria a metade do dano que viria com Golpe Devastador ou metade de um ataque normal sem os beneficios dessa habilidade?
Por fim, em Mover Terra:
É dito que o usuário pode criar uma passagem através de terra ou pedra, dessa forma ele poderia se quisesse, abrir rapidamente um buraco no chão para derrubar uma criatura a uma quantidade de Metros/Vontade? Ou seria um processo demorado? Se pudesse fazer isso, que teste a criatura alvo teria que fazer para sair debaixo da terra depois de ser soterrada?
Obg.
Círculo da Proteção: Que eu lembre, sim, só bloqueia magias (pra fora ou pra dentro). Não é magia, então o raio acertaria quem estiver dentro.
Eletricidade Estática: Tem que desenhar a runa no alvo. Desde que você seja uma criatura, tá valendo. =P
Evocar Temporal: Por regra, não, só chove e venta. Mas tu como mestre pode dizer que em seu ápice - ou com um crítico na conjuração - o temporal tem nuvens negras e carregadas. Mas o conjurador não manipula a tempestade.
Incandescer: Sim, mas tu vai inutilizar a lâmina na hora. Além do possível dano a quem estiver segurando a espada.
Prisão de Gelo: Não. Ele está com a condição PARALISADO. Ou seja, ele só pode falar e fazer testes Inaptos de Percepção, além de estar com a condição SURPRESO.
Golpe Devastador/Implacável: Não, porquê você não acertou o golpe para adicionar os efeitos de Golpe Devastador, portanto, metade do dano normal.
Mover Terra: Se for sob criatura, é uma área de 2m de diâmetro. Profundidade igual a Vontade em metros é caso queira criar um túnel ou passagem na pedra ou terra. De qualquer forma, o efeito é instantâneo. Seria um teste de Força pra se livrar do peso (ir cavando).
Oi, valeu.
Então no caso de Mover Terra, o usuário não poderia utilizar uma Ação para realizar essa característica de criar um túnel para fazer um buraco embaixo de uma criatura para ela cair na hora? Seria isso?
As respostas do Juban estão corretas, mas eu gostaria de fazer algumas observações sobre alguns casos específicos:
Em relação à Círculo de Proteção, sim, se dois personagens estiverem dentro do círculo, eles podem conjurar magias uns nos outros - o que significa também que um Sacerdote pode conjurar magias de cura ou outras magias benéficas sobre aliados dentro do círculo com ele, por exemplo.
O Círculo protege contra magias, não energia. Então um raio não é afetado pelo círculo. Mas as chances de um raio atingir aleatoriamente alguém dentro de um círculo de proteção são bastante pequenas.... Mas o círculo também não protege contra outras formas de energia, então um extrato explosivo poderia ser lançado para dentro - ou para fora - do círculo sem qualquer efeito.
Sobre Eletricidade Estática: A Runa deve ser desenhada SOBRE uma criatura ou superfície, ou seja, é necessário tocar no alvo com o desenho da Runa para que ela funcione (como explicado na página 37 do Guia Básico). E sim, é possível utilizar sobre si mesmo, desde que tu consiga desenhar a Runa em uma parte do próprio corpo - bastante simples se o personagem estiver fazendo isso com uma varinha ou com o próprio dedo, mas complica um pouco se ele quiser fazer isso com um cetro ou cajado....
Sobre Mover Terra: É possível abrir uma passagem sob uma criatura, o que vai fazer com que ela caia, sofra dano e potencialmente precise escalar - ou saltar - para sair. Como a abertura do buraco não é muito larga - dois metros, ou seja, um metro ao redor do alvo, o que é basicamente um passo largo - o teste para não cair no buraco seria relativamente fácil (um teste de Agilidade dificuldade 10). Note que, se cair num buraco desses, além do dano da queda, o personagem vai ficar Caído.
Perceba, no entanto, que não é possível soterrar um alvo dessa forma. Quando usa Mover Terra para abrir e fechar passagens, o conjurador está fazendo isso ao redor dele próprio, não de outra criatura. A menos que ele próprio pule no buraco sob a criatura, ele não poderia fechar a passagem - porque ela não estaria ao redor do conjurador.
Domênico, não entendi essa última observação sobre o "Mover Terra".
Quer dizer então que se o alvo estiver dentro de um buraco criado pela magia, e o autor dessa magia ficar adjacente a esse buraco, ele não poderia fechá-lo? Não faz muito sentido para mim.
O problema não é a adjacência do conjurador ao buraco, Talon, mas sim o fato de que a magia estaria afetando outra criatura. Mover Terra só pode afetar terra, do ponto de onde ela sai para onde ela vai parar. Como ela vai parar em um lugar que já está ocupado por uma criatura - no caso, o personagem dentro do buraco - a magia não funciona.
Entendi, então o conjurado literalmente cria passagens, não buracos.
Tecnicamente falando, um buraco pode ser uma passagem.... Ele cria/destrói passagens E buracos. Exceto se tiver alguma coisa viva onde ele quer criar/destruir essas passagens/buracos. A regra é simples: Se a magia não indica que ela pode afetar uma criatura, então ela não pode afetar uma criatura.
Você precisa estar logado para comentar.