Galera, estou com uma dificuldade em lidar com a seguinte questão. Sou CoGM com um amigo e um jogador fez um Mahock LVL 1 apelão, parece um player LVL 7 de tão apelão que ficou.
Vou resumir:
Ele dá 3 ataques por turno, com o dano 15,16,17, ou seja, 48 de dano por turno.
Tem força 6, 17 de defesa por usar um escudo.
Tem bônus para evitar ser derrubado, e contra venenos. A única forma de ofereçer desafio a ele é com magia. Queria que vocês desse palpites como proceder. O que fazer. Se ele é apelão assim no nível 1, imagina no nível 10...
Isso não seria um desbalanceamento do MB?
As habilidades dele são a altomática, da raça e classe, tem um atecedente que lhe concede aprendiz de classe, o que lhe deu + 1 habilidade Combate tático, tem braços extras 1 e 2 e combate com 2 armas. Por isso ele dá 3 ataques.
Outra coisa, no combate tático ele poder atacar novamente apenas 1 vez ou as 3 vezes?
Esse pj, ficou fora de série...
Existem muitas outras habilidades que podem te ajudar a lidar com isso, além de magias, por exemplo: Falhas na Armadura (sim, o bônus do Mahok é considerado armadura, então essa habilidade ignora ela). Outras habilidades úteis, seriam aquelas que aumentam a chance de acerto, como Disparo Certeiro, Disparo Mirador, Flanquear e Touché. Mas eu sinceramente acho que a chave pra segurar esse cara está em outro lugar.
Vamos lá, ele fez um personagem inteiro focado em combate, então fazer com que todos os inimigos counterem ele não me parece uma ideia muito boa. Pode parecer marcação, e quando o cara fez o personagem inteiro pra ser bom em uma coisa, aposto que ele não vai gostar se o mestre tomar todas as medidas do mundo para impedi-lo.
Na minha opinião, a chave está fora do combate. Ele é uma criatura de pedra que pesa 300kg e rola -1d6 em todos os testes de movimentação. Esse cara não pode cruzar uma ponte de corda, subir no segundo andar de uma casa, andar a cavalo ou nadar. Pra mim todas essas coisas são um prato cheio complicações pra jogar em cima dos jogadores e - diferente de só fazer combates mais difíceis - todas essas situações vão obrigar os jogadores a resolver problemas de maneira criativa, então pode ser até divertido.
Outro ponto seria colocar mais desafios mentais na sua campanha. Mistérios a serem investigados, acordos a serem negociados, armadilhas a serem desarmadas, enigmas a serem solucionados, guardas a serem enganados e fortalezas a serem infiltradas. E se os seus jogadores decidirem usar violência pra tudo mesmo assim, mostre que suas ações tem consequências. Ninguém vai querer contratar um bando de rufiões que não possuem um pingo de sutileza.
Pra concluir, acho que a pergunta que importa é: Isso está afetando a experiência do resto da mesa? Se sim, ações deveriam ser tomadas; mas se não for o caso, não vejo porque não deixar do jeito que tá. Muitos jogadores gostam dessa power fantasy de sair derrotando tudo que é colocado em sua frente com tremenda facilidade, então é como dizem: time que tá ganhando não se mexe.
Haha. Muito obrigado pelas dicas Sentoki. O PJ não está atrapalhando, só tive dificuldade para imaginar o que poderia fazer nesta situação, e recorri aos Anciões kkkk
Valeu mano!
Mas é uma recomendação para os criadores revisarem a classe, pois fica descomunal. E pode gerar muitos problemas, com jogadores iniciantes ainda mais.
Sim, nós estamos cientes dos problemas relativos ao Mahok - especificamente com relação ao ataque extra que eles podem ter. Já estamos tomando providências.
Você precisa estar logado para comentar.