Na historia real as armas de fogo vieram pouco depois das armadura completas (full plate) e inclusive elas eram usadas em testes pra saber a qualidade da armadura. Sabendo q MB ja possui essas armaduras no cenario oficial, o quão comum seria a presença de canhões de mão e lanças de fogo? Estão em estado experimental ou ja possuem uma quantidade consideravel nos campos de batalha? Sei q q os canhões ja foram oficializados no dc4, mas o quao longe estariam da criação de Arquebus?
Na verdade, pólvora é algo extremamente restrito. Como não há intenção atualmente de se revisar o sistema oficial de armas de fogo que já saiu na DC, a resposta que se dá é:
A pólvora é algo que os Goblins criam sem querer. Sabem que explode, mas não sabem o procedimento para fazer, mas por ser tão perigoso, nem ficam arriscando aprender o jeito certo. E desse jeito, um troço tão poderoso fica nas mãos de uma raça tão caótica, mas que não tem a receita e tá tudo bem.
Algumas pessoas aqui do fórum já se arriscaram a fazer seus materiais com armas do tipo, eu mesmo no fim do ano passado estava estudando mais junto de um membro do fórum pra atualizar meus Justiceiros, mas não fomos em frente. Agora minhas anotações estão perdidas em algum arquivo do winrar e upada no Telegram ou Drive pra eu baixar ainda...
Então, de maneira oficial pelo menos, nem mesmo os anões teriam conhecimento necessário pra produção de armas de fogo? E como fica a questão dos navios? eles possuem canhões ou são mais como os antigos em que a única defesa eram flechas, arpões e coisas do tipo?
Como disse o Juban, pólvora pode aparecer como um "acidente feliz" na mão dos Goblins, mas como ninguém confia em Goblins, não existem desenvolvimentos nessa área.
Navios utilizam balestras, arqueiros e, muito mais comumente, conjuradores. Uma Bola de Fogo pode ser tão eficiente como uma bala de canhão contra um navio. Alias, a existência de conjuradores em boa quantidade em Drakon é o que atrasa o desenvolvimento da pólvora: porque testar com um material perigoso quando temos conjuradores testados e aprovados pela Academia Argêntea à disposição? Além de mais fáceis de manejar - geralmente - eles são muito mais baratos e práticos de manter. Tenha algumas poções de mana a disposição e muitas bolas-de-fogo estão à disposição, prontas pra serem lançadas, com muito mais velocidade e eficiência do que qualquer canhão jamais poderia oferecer.
Podemos esperar algum material oficial sobre regras para armas de fogo e explosivos no futuro? Se não, pelo menos podem nos dar alguma dica de como funcionaria?
Como por exemplo: Se armas de fogo teriam acerto automático - tipo as magias - ou não, e o quão superior seria o dano de um mosquete quando comparado a um arco de guerra.
Já fizemos uma adaptação para armas de fogo no passado, e ela não teve um retorno muito positivo. Assim, provavelmente não voltemos ao tópico no futuro. Mighty Blade é um cenário de fantasia medieval, e embora flerte com alguns elementos de fantasia renascentista, pólvora e principalmente armas de fogo via de regra causam mais problemas do que seria interessante para o sistema.
Além disso, regras de armas de fogo nunca foram relamente testadas no sistema - a referida matéria sobre o assunto não teve playtestes antes de ser lançada - e como temos muito mais coisas para nos concentrar no sistema, fazer testes para ver como armas de fogo funcionariam provavelmente drenariam muito do nosso tempo, e ele anda bem escasso ultimamente. Assim, eu não vou sequer me arriscar à "improvisar regras" de como poderia funcionar armas de fogo em Mighty Blade, porque a maioria do material que não foi testado antes de ser lançado - vide o Lutador, a tabela de peso do Guia Básico e a adaptação de Vampiros como personagens para jogadores - nos dão dores de cabeça até hoje....
Você precisa estar logado para comentar.