Como exatamente funciona a magia arcana em Drakon? Faço essa pergunta com um questionamento em mente "Se é só desenhar uma runa, o que impede um mago de ensinar essa runa pro guerreiro?".
Eu até consigo imaginar o porque de não funcionar com selos místicos, porque exige uma certa espiritualidade e concentração, mas magia arcana é puramente lógica. Se para realizar a magia, você só precisa desenhar uma runa, runa simples o suficiente para poder ser desenhando em menos de 10 segundos, se levarmos em consideração a duração dos turnos em combate, o que impede uma pessoa sem Conhecimento Arcano de desenhar ela?
É como uma reação química. Elemento A + Elemento B = Elemento C, idependente de quem os mistura - seja ele um doutor em química ou um moleque de rua. Entendimento não é necessário para fazer as leis do universo funcionarem como deveriam, logo, se nesse universo uma runa especifica desencadeia um fenomeno específico, ela o faria idependente de quem as desenhace. Você não precisa saber como algo funciona, pra faber funciona.
Enfim, aguardo as resposta.
Nada impede. Tanto é que no livro mesmo é possível se tornar Aprendiz de uma classe se um membro do grupo for da classe a qual você deseja se tornar Aprendiz e lhe ensinar. Mas, apesar de que algumas Runas (assim como Selos) são simples, elas exigem conhecimento e prática. Um guerreiro que veja pela primeira vez uma runa, não vai saber desenhá-la pelo fato de que ele não vai ser capaz de memorizar todo o traçado. Imagino que haja um significado ou padrão para as "linhas" que são desenhadas, as que formam as Runas e desencadeiam os efeitos. Misturar um elemento A com um elemento B pode ou não resultar no elemento C. Lembre, o doutor sabe como fazer a mistura, ao contrário do moleque. Espero ter ajudado de alguma maneira.
Acho que com a adição da regras das linguagem tudo isso se explica e se conecta, se vc tem a habilidade conhecimento arcano vc necessitaria da linguagem arkadis que é a língua que se criou baseada nas runas arcanas, vc pode ate repetir os os traços da runa mas sem ter o entendimento do que significa cada traço vc seria incapaz de conjurar a magia, claro que se vc passar muito tempo com um feiticeiro ele começar a utilizar arkadis vc pode ate criar alguma noção do que significa. Acredito que um feiticeiro conjurado uma Magia ele não apenas desenha a runa no ar cada traço deve ter um som em particular que somada concentração faz a combinação então o efeito surge pelo menos eu penso que seja assim.
Magias em Mighty Blade não são simplesmente receitas de bolo. Elas são muito mais como fórmulas matemáticas. Um guerreiro pode saber desenhar a runa para, digamos, 42. Mas o efeito só vai funcionar se ele souber porque está desenhando a Runa 42. Ele precisa controlar a fórmula pra que o resultado tenha significa - por isso magias gastam mana; elas são a medida da concentração necessária para que o resultado (na forma de uma Runa) tenha significado.
Então, como disse o Zanis, é possível que o Guerreiro aprenda a entender como funciona intrinsecamente a fórmula e portanto possa usar o resultado de forma eficiente, mas nesse momento. Em termos de regras, ele se torna um Aprendiz de Feiticeiro (ou Rúnico).
Zanis Drako - Não me refiro a se tornar um aprendiz, que implica em realmente se dedicar a estudar magia e etc, mas sim a você ensinar uma ou duas runa pra um cara. Ele não tem Conhecimento Arcano, então vai continuar sem saber ler pergaminho e tal, mas desenhar a runa ele sabe. Entendeu? E não me refiro ao guerreiro poder só copiar de boa qualquer runa que vir alguém usando, obvio que ele precisaria memoriza-la e tal, mas minha duvida é: Se ele sabe uma runa, o que impede ele de desenhar ela e desencadear os efeitos de uma magia? Acho que você não entendeu a analogia da reação química, então vou dar um exemplo bem simples. Tá ligado vulcão de bicarbonato de sódio? Acho que todo mundo sabe fazer um desse, difícil achar alguém que já não tenha feito um. Agora me diz, quantas pessoas tu conhece que sabem exatamente o que causa essa reação química? Saber que se juntar as paradas vai ter uma explosão é fácil, saber porque a explosão acontece é outros quinhentos.
AndrO - Então, minha duvida é exatamente nessa parte do "Se ele não entender o que a runa significa, ela não funciona". Tipo, por quê? Que diferença faz? A runa não é a mesma? Minha lógica por trás dessa dúvida é explicada no exemplo da reação química.
Domênico - Pera, então deixa eu ver se entendi. Supomos que exista uma "runa de bola de fogo", certo? Ela não é "um número", mas apenas "uma formula". Então quando o feiticeiro tá castando a magia, ele não tá só desenhando "o número", mas sim se virando nos trinta para resolver "a formula"? Cara, mandou bem. Tipo, isso faz sentido.
Agora vai a minha segunda pergunta: Formulas precisam de variáveis para serem resolvidas, certo? Quais seriam as variáveis que seriam levadas em consideração na tal magia? Tipo, elas seriam coisas que dependeriam da situação e que o mago teria que levar em consideração - como as coordenadas do alvo, temperatura, velocidade do vento, inclinação e etc - ou seriam completamente aleatórias - como que "números gerados aleatoriamente pelo universo" e entregues ao conjurador?
PS: Já agradeço de antemão pelas respostas.
To bem atrasado e não é uma resposta, é +/- como vejo em MB.
Explicação de Magia em Fairy Tail.
Magia é a personificação física do espírito. Quando o espírito de um organismo físico se conecta com o Fluxo Espiritual da Natureza, o espírito forma a Magia como um produto da conexão. Apenas dez por cento da população mundial é capaz de usar Magia, uma vez que é preciso uma enorme quantidade de concentração e capacidade mental para usá-la com sucesso.
Se caso o Domênico leia aqui: o 42 tem a ver com O Guia do Mochileiro?
Acho que o cenário de Drakon supõe que qualquer um que se dedique ao estudo do arcanismo consegue conjurar magias.
Meu caro, isso é um assunto que amo e explico de uma forma bem simples pra ti...
Pode e se ficar exato vai funcionar? VAI!
"E por que não tentam mds se é tão fácil..." Bom, eu disse que é possível, não fácil...
No livro também fala sobre o famoso foco arcano e com isso ele faria magia...
"Poxa Mundo, então foco arcano e fazer os desenhos, mais alguma coisa?"
Claro que sim hahahah
Afinal, se uma pessoa escreve um kanji e te entrega um pincel, você faz igual? Dúvido!
Então eis a primeira complicação:
A magia pra ser feita, precisa passar pelo teste de dificuldade, que no caso de uma classe não mágica rolaria como inapto...
segunda complicação:
A magia precisa de um material, que no caso seria o foco arcano...
Terceira complicação:
Saber o símbolo que vai fazer e como adicionar a quantidade correta de energia...
Dicas: Sabendo dessas coisas acima, podemos adaptar isso pro jogo de varias formas como por exemplo pergaminhos que guardam a runa e quando abertos, produzem o efeito desejado, sendo consumidos no processo.
"E se tiver uma cena onde seja necessário o guerreiro usar magia 1 vez? oque fazer?"
Simples, veja se ele tem o necessário, foco arcano, se ele lembra a runa (podendo (ou não) fazer um teste de inteligência)
Depois faça o teste como inapto para a dificuldade da magia e caso ele vá bem no teste (5-6) mas ainda assim não atingiu valor da dif. Tem algumas saídas:
Acontece o efeito mas...
1 - Vai precisar de mais turnos do que o necessário...
2 - A magia vai precisar de muito mais mana que o necessário...
3 - O efeito não saí como o esperado, uma versão mais fraca/limitada...
4 - O efeito vai durar muito menos do que o previsto...
5 - Você poderá sofrer ______ enquanto conjura a magia...
6 - Precisa desencantar seu item mágico para que funcione...
7 - O efeito mexe com a sua cabeça e isso causa... (loucura temporária ou permanente, visões aterrorizantes ou sobre o futuro, um ser extra planar que agora entra em contato frequente com você)...
A ideia desta lista veio de um sistema o mighty blade, dá uma olhada que é bem legal também!
Bom... Espero que tenha conseguido te ajudar e que você tenha curtido! vlws!!!
Eu estou narrando mighty blade na twitch de 15 em 15 dias, num cenário próprio e incorporando algumas regras de outros sistemas quando necessário e tá muito legal, vem da uma conferida pô!!!
twitch.tv/mundoblitz
Uma outra coisinha que você já deve saber, mas se o jogador quiser tanto aprender magia com uma classe não magica é uma ótima oportunidade pra multiclasse mesmo... tô passando com isso com o ladino da minha mesa, sempre que dá ele e o feiticeiro falam sobre magia... inclusive na última o feiticeiro estava mostrando pra ele como funciona a magia relâmpago e ele narrando "mestre eu tento repetir oque ele disse, tem como eu rolar algo?" eu disse que não! infelizmente ele não tinha foco arcano na hora e assim como uma escola de magia, você não começa aprendendo magia complexas só por que é legal né... primeiro tem muito WINGARDIUM LEVIOSÁÁÁ!!! kkkkkkk
Só lembrando que não é obrigatório o uso de nenhum item canalizador pra conjurar magias.
Eles são itens que bonificam as magias permitindo a conjuração enquanto empunhada por causa de suas propriedades especiais, mas não uma ferramenta obrigatória.
Para fazer magia você precisa:
-Ser de uma classe ou aprendiz de uma classe conjuradores com Conhecimento Místico ou Arcano (ou ainda, ser Escriba)
-Saber a magia, ter estudado a magia a partir de um item de Registro
-Ter Mana (não estar em Exaustão)
-Passar na dificuldade de conjuração
A opção de indicar a "multiclasse", conhecida no sistema como Aprendiz de Classe, é muito boa e aproveitar o roleplay para justificar essa escolha e já "preparar o terreno" para quando o jogador gastar o Ponto de Evolução para se tornar aprendiz enriquece ainda mais a jogatina.
Minha pergunta há havia sido respondida, mas vou dar uma olhada em algumas coisas que você falou.
[No livro também fala sobre o famoso foco arcano e com isso ele faria magia.]
Foco arcano não é necessário pra desenhar a runa - pra isso até o dedo serve. Itens de conjuração apenas te concedem certas vantagens na conjuração, mas são completamente opcionais.
[Afinal, se uma pessoa escreve um kanji e te entrega um pincel, você faz igual? Dúvido!]
Minha duvida era relacionada ao fato de que se a runa é só um desenho (por exemplo, um kanji) você não necessariamente precisaria entender o que ela significa para poder desenha-la. Afinal, se uma pessoa te ensina a desenhar um kanji, você vai saber o que ele significa? Dúvido!
[A magia pra ser feita, precisa passar pelo teste de dificuldade, que no caso de uma classe não mágica rolaria como inapto.]
Minha pergunta era exatamente o porque dela rolar como Inapto. A resposta é que você não entende de magia, mas o problema é que se magia é só símbolo, você não precisa entender - só precisa saber desenhar o símbolo da magia especifica.
[A magia precisa de um material, que no caso seria o foco arcano.]
Não.
[Saber o símbolo que vai fazer e como adicionar a quantidade correta de energia.]
Novamente, minha pergunta era sobre o porque de você precisar entender de conhecimento arcano se você podia só aprender os símbolos a serem desenhados. Sobre a quantidade de energia, em que lugar do livro diz que você pode colocar mais ou menos Pontos de Mana em uma magia? Nenhum. Você não vai achar em lugar nenhum escrito coisas como "Se você gastar mais mana do que o custo da magia, ela explode na sua cara" ou coisas do tipo, porque esse tipo de coisa não acontece. No máximo temos algumas habilidades que indicam que conforme você avança como conjurador, você consegue conjurar magias gastando cada vez menos Pontos de Mana. Isso tudo indica que desde que você atenda o custo mínimo, tá tudo certo. Nesse caso, um cara que não sabe a quantidade certa de energia podia muito bem dar uma quantidade alta pra testar, depois dar uma mais baixa e assim por diante até descobrir a quantidade exata de energia necessária (experimentação que pode ser feita em poucos dias, sem necessidade de estudar em uma academia arcana por anos).
[Simples, veja se ele tem o necessário, foco arcano, se ele lembra a runa (podendo (ou não) fazer um teste de inteligência)
Depois faça o teste como inapto para a dificuldade da magia e caso ele vá bem no teste (5-6) mas ainda assim não atingiu valor da dif. Tem algumas saídas:
Acontece o efeito mas...
1 - Vai precisar de mais turnos do que o necessário...
2 - A magia vai precisar de muito mais mana que o necessário...
3 - O efeito não saí como o esperado, uma versão mais fraca/limitada...
4 - O efeito vai durar muito menos do que o previsto...
5 - Você poderá sofrer ______ enquanto conjura a magia...
6 - Precisa desencantar seu item mágico para que funcione...
7 - O efeito mexe com a sua cabeça e isso causa... (loucura temporária ou permanente, visões aterrorizantes ou sobre o futuro, um ser extra planar que agora entra em contato frequente com você)]
Essa parte aqui é homebrew, então vou passar.
[A ideia desta lista veio de um sistema o mighty blade, dá uma olhada que é bem legal também!]
Pera, não era homebrew? Isso é do Mighty Blade mesmo? Tá em alguma Dracon Cave essa tabela aí?
----------------------------------------------
Enfim, no mais, vou falar o que eu entendi da explicação do Domênico. A Runa não é um símbolo estático que você aprende uma vez e pronto, muito menos o teste de Int pra conjurar tem algo a ver com o desenho da Runa em si - afinal, se tivesse, o teste seria feito com Agi ao invés de Int.
A magia é como uma formula, você precisa compreende-la para poder utiliza-la. Quando o Mago conjura uma magia, é como se ele estivesse tentando resolver uma equação o mais rápido possível - colocando todas as variáveis necessárias na formula e tentando achar o resultado final. Se ele fizer tudo corretamente, conjurará a magia. Por isso o teste é feito com Inteligência e não com Agilidade, porque não é sobre o quão complicada é escrever a resposta, mas sim se ela está correta.
Os Pontos de Mana são o cansaço causado quando um individuo tenta realizar uma ação extraordinária, como uma manobra complicada durante um combate. Quando o Mago gasta Pontos de Mana na conjuração de uma magia, isso representa tanto que ele está energizando o efeito quanto que ele está fazendo um esforço mental tremendo para computar uma grande quantidade de dados em um curto espaço de tempo. Conforme o Mago se torna mais experiente, ele tanto aprende a conjurar as magias de maneira mais eficiente (gerando o mesmo efeito, porém gastando menos energia) quanto se acostuma ao esforço mental e começa a automatizar grande parte do processo (como quando vamos decorando tabuadas e nos acostumando a fazer contas cada vez mais complexas de cabeça conforme estudamos matemática).
Enfim, muito obrigado pela resposta. Sobre o twitch, eu vou ser honesto, eu não curto assistir lives de RPG. Quando é mega editado pra parecer mais um audio drama (tipo o Nerdcast RPG) até vai, mas lives normais eu só não tanko (nem CriticalRole).
PS: Diz pro teu Ladino que não, ele não consegue repetir o que o mago falou, pois o mago não falou nada. Magias em Mighty Blade, até onde eu sei, não possuem componentes vocálicos 😂
Sentoki, eu não sei se você conhece esse aqui, mas eu acho que tu vai gostar
https://youtube.com/playlist?list=PLNkBZM700pMXUYS5zz2NfHM1pnkZb6swv
Você precisa estar logado para comentar.