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Evasão
Ver perfil Jonathan 水

No manual básico a habilidade Evasão tem textos diferentes. Então o bardo só pode usar ela uma vez por rodada e o espadachim, ladino e patrulheiro só podem usar uma vez por turno.

Criado em 10/01/2021 07:34:51 em Dúvidas
Comentários:
Ver perfil SentokiHanta

Rodada e turno são praticamente a mesma coisa - muito raro essa diferenciação ser relevante.

A ideia é que, supondo que você já agiu, você pode usar Evasão como reação. Depois disso, vai ter que esperar até o seu próximo turno pra poder usa-la novamente, resetando o ciclo.

Criado em 11/01/2021 10:44:14
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Na verdade, existe diferença sim, Sentoki.

A um tempo eu tive uma dúvida parecida envolvendo a habilidade "Nocautear", e a resposta que eu tive foi que se uma habilidade diz "turno" ela diz respeito a exatamente cada 1 dos turnos, tanto do seu personagem quanto dos oponentes e aliados. Ja quando diz "Rodada" ela se refere ao conjunto de todos os turno daquela rodada. Porém vai do mestre ponderar isso, um personagens vítima de um veneno que tomaria 6 de dano por turno numa fileira de iniciativa com 10 inimigos, morreria rapidamente só pelo veneno.


Sobre a dúvida do Mago Agiota, sugiro que você dê uma olhada na errata do manual básico que está disponível para download, lá está o texto corrigido!

Criado em 11/01/2021 02:48:03
Ver perfil SentokiHanta

Eu sei, mas quase nunca é relevante. Ainda mais no caso de Evasão, onde se refere ao número de vezes em que você pode usar ela. A menos que você possua mais de um turno em uma mesma rodada, a resposta é sempre a mesma: uma só.

Sobre essa história do veneno causar dano por turno, achei BEM estranho. Não faz muito sentido, tornando o veneno fraco em lutas contra poucos oponentes e extremamente apelão em lutas com muitos. Sem falar que, até onde eu sei, o sistema pressupõe que todas as ações de uma rodada estejam acontecendo "relativamente ao mesmo tempo".

Acho que tu deve ter lido a descrição desse veneno aí errado, sei lá. Geralmente é algo como "ele causa X de dano no inicio da rodada" ou "ele causa X de dano no inicio do turno da criatura envenenada". Aí quando fala número de turnos ou rodadas, é mais pra definir por quanto tempo ele dura, tipo "esse efeito dura por 2 rodadas" ou "esse efeito dura por 2 turnos".

Diferença:
- Inicio do Turno: Supondo que você envenenou um inimigo que ainda vai agir nessa rodada, ele vai tomar dano ainda nessa rodada, no turno dele.
- Inicio da Rodada: Supondo que você envenenou um inimigo que ainda vai agir nessa rodada, ele vai tomar dano só na próxima rodada, no inicio dela.
- Inicio do Turno: Supondo que você envenenou um inimigo que já agiu nessa rodada, ele vai tomar dano só na próxima rodada, no turno dele.
- Inicio da Rodada: Supondo que você envenenou um inimigo que já agiu nessa rodada, ele vai tomar dano só na próxima rodada, no inicio dela.

Criado em 11/01/2021 05:39:27
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O Arco Recurvo Urticante, por exemplo (Arma dos Deuses do Dogma da Natureza) tem em sua descrição " (...) Qualquer alvo atingido por uma dessas flechas, além de sofrer o dano normal fica automaticamente envenenado, perdendo 2 Pontos de Vida por turno. Esse veneno é considerado mágico e seus efeitos perduram até serem curados ou até o arco ser dissipado."


Se for seguir as regras ao pé da letra, a vítima de 3 flechadas do Arco Urticante morreria só pelo veneno em 10 turnos, ou seja, em uma lista de iniciativa com mais 10 personagens, ela morreria em 1 rodada.

Minha dúvida sobre o Nocautear era exatamente essa na época: Como funcionava exatamente a contagem de turnos para uma habilidade. E a resposta que eu tive foi exatamente essa abaixo:

"Ordem de Iniciativa 1: Você - Aliado - Oponente
Se você usar Nocautear, o Oponente vai ficar 1 turno Paralisado. Assim, o seu Aliado o ataca e quando o turno do Aliado acabar, a condição cessa.

Ordem de Iniciativa 2: Você - Oponente - Aliado
Você usa Nocautear, o Oponente fica 1 turno Paralisado. Quando for o turno dele ele não fará praticamente nada - exceto falar e realizar teste de Percepção - mas a condição cessa ao fim do turno dele e o Aliado não se beneficiaria disso."

Criado em 18/01/2021 10:24:38
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O fato é, que muitas das vezes os mestres têm de usar o bom senso porque só pelas descrições do livro não da pra se guiar 100%.

Na minha mesa, por exemplo, e interpreto a palavra "turno" na habilidade Evasão como "Rodada". Um personagem tem direito a usar uma Evasão por "Rodada".

Criado em 18/01/2021 10:30:15
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Esse debate é muito importante, pois muitas magias no sistema Impõem condições em suas vítimas por certa quantidade de "turnos". Mas não fica claro como deve ser feita essa contagem de turnos. É claro que você deixar um personagem atordoado ou paralisado por um Nocautear por uma rodada seria desbalanceado. Mas enquanto aos venenos e outras habilidades que causam dano ou perda de vida por "turno"? Nessa parte especialmente deve-se ter o bom senso do mestre, pois se guiar 100% pelo sistema não tem jeito.

Criado em 18/01/2021 10:36:25
Ver perfil BrokenSword

Essa parada é complicada pq se for levar isso em conta, a fúria do Aesir em uma luta com 3 inimigos ou 1 inimigo e 2 aliados ja tornaria impossível que ele mantivesse essa fúria ativa por toda a luta, oq é estranho

Criado em 24/04/2021 11:29:49
Ver perfil Domenico Gay

Não tinha percebido essa discrepância nos dois textos, Nathan JK - cinco anos depois, e ainda andamos encontrando material pra errata... *suspira*
A versão que aparece no Bardo está errada. Evasão pode ser usada uma vez por TURNO. Assim, qualquer personagem pode tentar evadir um ataque a cada turno de um adversário. Ou seja, se estiver lutando contra três inimigos, ele pode declarar evasão no turno de cada um deles - se o inimigo tiver mais de um ataque, no entanto, apenas 1 deles pode ser evadido. Lembre que Evasão precisa ser declarada como uma Reação à um ataque que acertou, então se o oponente tiver multiplos ataques, ele deve rolar um de cada vez e o jogador deve decidir na hora qual ataque evadir - se o oponente rolar todos os ataques de uma vez, facilita bastante a vida do personagem usando Evasão.

E sim, essa questão de turno/rodada é complexa. Nós estávamos revisando isso quando as regras de Proficiências foram vetadas pro livro, e daí rolou uma correria pra revisar o material todo porque o material tava praticamente pronto pra ir pra gráfica. Acabou que a remoção das regras de Proficiências não foi completada com sucesso e a revisão das explicações de turno/rodada nunca foram pro livro.

Criado em 28/04/2021 09:08:00

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