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Regras para balanceamento de combates/construção de encontros?
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Bom dia, 

sou experiente em RPG fantasia medieval, jogo D&D desde a 3.5e e Pathfinder há alguns anos.

Me deparei com este sistema recentemente. Minhas impressões: simples, porém completo e eficiente.

Gostei bastante e estou empolgado para testar. 

Porém, senti falta de uma regra para construção de encontros ou balanceamento de combates. 

Como saber se um encontro é letal, impossível, difícil, médio, fácil etc.? Sinto falta de uma regra assim nos livros.

Eu sei que existem alguns livros de aventuras e revistas onde posso usar de base para ver mais ou menos como são os encontros, mas como saber se o encontro está balanceado para uma quantidade x de criaturas, por exemplo?

Ou eu não entendi o intuito do livro? É simplesmente colocar as criaturas numa sala e pronto? Estou com dificuldades em criar os desafios para os personagens! 

Alguém me ajuda??

Criado em 25/01/2021 09:51:51 em Dúvidas
Comentários:
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Em complemento: como sei que uma quantidade x de criaturas é adequada para uma quantidade y de jogadores?

Criado em 25/01/2021 09:53:14
Ver perfil xibo

Passei/estou na mesma situação!

Entretanto já narrei a primeira sessão, a solução que encontrei, taquei monstro tanque com pouco dano pra medir o dano da pt, no primeiro encontro, e depois fui improvisando na mestragem, dando uma "roubandinha" aqui outra ali nos dados pra garantir a experiência dos players.

Ainda não descobri uma formula pra medir, mas tenho interesse. Mas consegui manter um nivel okay de dificuldade.

Criado em 25/01/2021 10:50:32
Ver perfil Xoblob

Obrigado, meu caro...

Sua mesa é online? Me chama pra participar rsrsrs

Cara, a verdade é que essas fórmulas mesmo nos sistemas mais "parrudos" e clássicos tipo D&D não são precisas... é apenas um norte. Mas um norte já ajuda muito. Sinto falta aqui de as criaturas terem um "nível de dificuldade".

Criado em 25/01/2021 12:06:26
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

O sistema possui algo a respeito disso, porém está desatualizado está na DC 05 das recentes na página 10 em diante.

Criado em 25/01/2021 01:50:46
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Contudo, eu para medir a dificuldade de certas criaturas, eu tento simular uma batalha sozinho em minha mente entre um personagem genérico de nv 1 contra uma criatura. Comparo seus atributos, sua defesa, seu HP. Vou balanceando na medida em que comparo os dados das fichas de PJ com as de monstros ou PDM's.

Criado em 25/01/2021 01:53:28
Ver perfil Desmond "Estrela Negra"

Fato é que em mighty blade o método "Tentativa e erro" é o mais eficiente. Sem dúvidas, é com base nas experiências que você vai saber quando um desafio é leve ou pesado demais para o grupo.

Criado em 25/01/2021 01:54:57
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Correto! Interessante! O negócio é testar as batalhas então fazendo uma simulação... dá um pouco de trabalho, mas é mais artesanal mesmo e a proposta do jogo pelo que entendi nem é de megadungeons ou hack and slash, é mais moda antiga mesmo. Vou consultar esse DC. Obrigado!

Criado em 25/01/2021 02:03:04
Ver perfil Juban Albino™

Primeira coisa a se pensar é se o monstro é “impossivel” para o nível do grupo.
Para isso você deve olhar a defesa e o maior atributo do monstro. Se a defesa for maior que 15 ou o maior atributo for maior que 10, este monstro não é recomendado para grupos com nível abaixo de 5. Se sua defesa for maior que 20 ou o maior atributo for maior que 15, este é um monstro para um grupo de nível 10!
Este primeiro cálculo é necessário, pois mesmo com um grupo realmente grande, não ter este nível seria fatal. Claro que há possibilidade de 100 guerreiros juntos conseguirem derrubar um dragão ancião, mas é bem pouco provável.

A próxima etapa é o cálculo do Poder de Luta (PL). Para isso você deve primeiro descobrir o dano médio do monstro. Você
deve olhar o maior dano dos ataques normais e calcular junto o dano usado através de habilidade em 6 turnos. Se por exemplo, um monstro possui um ataque de 12 de dano, a habilidade Golpe Devastador e 30 de mana. Neste caso sabemos que ele só poderá usar uma vez Golpe Devastador nestes 6 turnos. Isso da um total de 84 de dano (24 de dano do Golpe Devastador + 12 de dano normal x5 turnos), que dividindo por 6 turnos (para achar o valor médio)
da um total de 14 de dano. Ou seja, essa é a média de dano deste monstro. Agora, você deve contar quantas habilidades de Suporte e Reação (que sejam úteis em combate) o monstro possui. Para cada uma, some 1 ou 2 pontos no dano médio (3 se esta habilidade for realmente poderosa). Para achar o valor final do Poder de Luta, basta multiplicar este valor (dano médio+habilidades de suporte) pelos pontos de vida do monstro. Se no exemplo acima, o monstro tiver 30 pontos de vida e 2 habilidades de suporte úteis, o Poder de Luta total dele é 540 ((14+4)*30=540). Com este valor, você poderá calcular os encontros. Veja o nível do grupo e complete com o Poder de Luta de cada monstro até chegar a este valor. Para combates mais desafiadores, o dobro de PL é o ideal. Estes valores acima são para grupos de 2 a 4 jogadores, se tiver mais que isso acrescente ⅓ do valor acima para cada jogador a mais.

Para grupo de nível entre 1 e 3, 1500 PL (Combate Comum) e 3000 PL (Letal)
Para grupo de nivel entre 4 e 6, 3000 PL (Comum) e 6000 PL (Letal).
Para grupo de nível entre 7 e 9, 4500 PL (Comum) e 9000 (Letal).
Para grupo de nível 10, 6000 PL (Comum) e 12000 (Letal).

Se por acaso você usa regras para nível acima de 10, só ir seguindo o padrão: grupos com nível múltiplo de 3, adicione 1500 para Combate Comum em relação ao anterior e dobre para Combate Letal.

Criado em 25/01/2021 02:15:33
Ver perfil Xoblob

Nossa, perfeito!! Era tudo o que eu precisava. Ajudou demais. Valeu!!

Criado em 25/01/2021 02:29:41
Ver perfil xibo

Nossa Juban Albino, muito obrigado!

Criado em 25/01/2021 06:55:16

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