Bom dia,
sou experiente em RPG fantasia medieval, jogo D&D desde a 3.5e e Pathfinder há alguns anos.
Me deparei com este sistema recentemente. Minhas impressões: simples, porém completo e eficiente.
Gostei bastante e estou empolgado para testar.
Porém, senti falta de uma regra para construção de encontros ou balanceamento de combates.
Como saber se um encontro é letal, impossível, difícil, médio, fácil etc.? Sinto falta de uma regra assim nos livros.
Eu sei que existem alguns livros de aventuras e revistas onde posso usar de base para ver mais ou menos como são os encontros, mas como saber se o encontro está balanceado para uma quantidade x de criaturas, por exemplo?
Ou eu não entendi o intuito do livro? É simplesmente colocar as criaturas numa sala e pronto? Estou com dificuldades em criar os desafios para os personagens!
Alguém me ajuda??
Em complemento: como sei que uma quantidade x de criaturas é adequada para uma quantidade y de jogadores?
Passei/estou na mesma situação!
Entretanto já narrei a primeira sessão, a solução que encontrei, taquei monstro tanque com pouco dano pra medir o dano da pt, no primeiro encontro, e depois fui improvisando na mestragem, dando uma "roubandinha" aqui outra ali nos dados pra garantir a experiência dos players.
Ainda não descobri uma formula pra medir, mas tenho interesse. Mas consegui manter um nivel okay de dificuldade.
Obrigado, meu caro...
Sua mesa é online? Me chama pra participar rsrsrs
Cara, a verdade é que essas fórmulas mesmo nos sistemas mais "parrudos" e clássicos tipo D&D não são precisas... é apenas um norte. Mas um norte já ajuda muito. Sinto falta aqui de as criaturas terem um "nível de dificuldade".
O sistema possui algo a respeito disso, porém está desatualizado está na DC 05 das recentes na página 10 em diante.
Contudo, eu para medir a dificuldade de certas criaturas, eu tento simular uma batalha sozinho em minha mente entre um personagem genérico de nv 1 contra uma criatura. Comparo seus atributos, sua defesa, seu HP. Vou balanceando na medida em que comparo os dados das fichas de PJ com as de monstros ou PDM's.
Fato é que em mighty blade o método "Tentativa e erro" é o mais eficiente. Sem dúvidas, é com base nas experiências que você vai saber quando um desafio é leve ou pesado demais para o grupo.
Correto! Interessante! O negócio é testar as batalhas então fazendo uma simulação... dá um pouco de trabalho, mas é mais artesanal mesmo e a proposta do jogo pelo que entendi nem é de megadungeons ou hack and slash, é mais moda antiga mesmo. Vou consultar esse DC. Obrigado!
Primeira coisa a se pensar é se o monstro é “impossivel” para o nível do grupo.
Para isso você deve olhar a defesa e o maior atributo do monstro. Se a defesa for maior que 15 ou o maior atributo for maior que 10, este monstro não é recomendado para grupos com nível abaixo de 5. Se sua defesa for maior que 20 ou o maior atributo for maior que 15, este é um monstro para um grupo de nível 10!
Este primeiro cálculo é necessário, pois mesmo com um grupo realmente grande, não ter este nível seria fatal. Claro que há possibilidade de 100 guerreiros juntos conseguirem derrubar um dragão ancião, mas é bem pouco provável.
A próxima etapa é o cálculo do Poder de Luta (PL). Para isso você deve primeiro descobrir o dano médio do monstro. Você
deve olhar o maior dano dos ataques normais e calcular junto o dano usado através de habilidade em 6 turnos. Se por exemplo, um monstro possui um ataque de 12 de dano, a habilidade Golpe Devastador e 30 de mana. Neste caso sabemos que ele só poderá usar uma vez Golpe Devastador nestes 6 turnos. Isso da um total de 84 de dano (24 de dano do Golpe Devastador + 12 de dano normal x5 turnos), que dividindo por 6 turnos (para achar o valor médio)
da um total de 14 de dano. Ou seja, essa é a média de dano deste monstro. Agora, você deve contar quantas habilidades de Suporte e Reação (que sejam úteis em combate) o monstro possui. Para cada uma, some 1 ou 2 pontos no dano médio (3 se esta habilidade for realmente poderosa). Para achar o valor final do Poder de Luta, basta multiplicar este valor (dano médio+habilidades de suporte) pelos pontos de vida do monstro. Se no exemplo acima, o monstro tiver 30 pontos de vida e 2 habilidades de suporte úteis, o Poder de Luta total dele é 540 ((14+4)*30=540). Com este valor, você poderá calcular os encontros. Veja o nível do grupo e complete com o Poder de Luta de cada monstro até chegar a este valor. Para combates mais desafiadores, o dobro de PL é o ideal. Estes valores acima são para grupos de 2 a 4 jogadores, se tiver mais que isso acrescente ⅓ do valor acima para cada jogador a mais.
Para grupo de nível entre 1 e 3, 1500 PL (Combate Comum) e 3000 PL (Letal)
Para grupo de nivel entre 4 e 6, 3000 PL (Comum) e 6000 PL (Letal).
Para grupo de nível entre 7 e 9, 4500 PL (Comum) e 9000 (Letal).
Para grupo de nível 10, 6000 PL (Comum) e 12000 (Letal).
Se por acaso você usa regras para nível acima de 10, só ir seguindo o padrão: grupos com nível múltiplo de 3, adicione 1500 para Combate Comum em relação ao anterior e dobre para Combate Letal.
Nossa, perfeito!! Era tudo o que eu precisava. Ajudou demais. Valeu!!
Nossa Juban Albino, muito obrigado!
Você precisa estar logado para comentar.