Voltar
2.5 ou 3ª edição?
Ver perfil Enagonius

Qual a preferência de vocês quanto às duas edições mais recentes? Há algum consenso de melhorias ou algo do tipo? Quais as diferenças mais dignas de nota entre ambas?

Eu conheci Mighty Blade recentemente e fiquei encantado com a simplicidade do sistema que também suporta um grau de customização interessante. Pretendo usá-lo com alguns grupos mas gostaria de receber algum direcionamento entre as duas.

Criado em 13/02/2021 10:59:25 em Assuntos Gerais
Comentários:
Ver perfil SentokiHanta

Eu, pessoalmente, prefiro a 3° edição.

Acredito que a maioria concorde que a 3° possui mais opções de customização, é um pouco mais realista e melhor balanceada, mas quem sou eu pra falar pela comunidade inteira.

Acredito que a terceira introduziu a ideia de que apenas classes conjuradoras podem realizar efeitos mágicos, mas posso estar enganado. Não era na segunda que Patrulheiros e Espadachins podiam dar ataques elementais?

Acredito que a 3° edição seja a versão superior, mas há quem prefira a simplicidade da 2° (apesar de que, na minha opinião, a 3° ainda é extremamente simples e a 2° não é tão mais simples assim para justificar dizer que sua simplicidade é um valor relevante quando comparada com todos os outros fatores a favor da 3°).

Novamente enfatizo que essa é apenas a minha opinião, posso estar completamente errado, tenho certeza que tem gente que discorda de tudo que eu falei e que possuem bons motivos e argumentos para sustentar suas opiniões.

Criado em 15/02/2021 04:54:38
Ver perfil rafael

concordo com sentoki, sou novado em MB mas ja estudei bastante os livros e terceira edição e o mais enticado

Criado em 16/02/2021 11:51:42
Ver perfil KaiqueO

Prefiro um pouco mais a 2.5.

Quando jogo, jogo a 3.0, porque é a edição atual e que ta recebendo suporte no momento. Acho as habilidades da 3.0 mais bem pensadas, gosto das ilustrações também, e o livro em tamanho menor (A5 acho) fica bem mais agradável.

Mas como falaram ai em cima, a 2.5 era mais simples (não que a 3.0 não seja). Mas tenho a impressão que a 3.0 tem muita regra de rodapé, algo que eu sempre gostei de não ter nas edições anteriores. Na 2.5, se o personagem tenta cavalgar, saltar sobre árvores, procurar abrigo, eu como mestre posso inventar o que eu bem entender para lidar com a situação. Na 3.0 tem uma regrinha no livro para essas e outras situações, que eu posso decidir como mestre seguir ou não, mas ela sempre vai estar lá para referencia, e eu acabo me sentindo na obrigação de saber essas coisas, enquanto em outras edições eu me sentia livre por não saber. No entanto, entendo a vantagem disso existir para mestres iniciantes que não sabem como julgar uma situação e inventar uma rolagem com consequências que façam sentido.

Criado em 16/02/2021 02:27:07

Você precisa estar logado para comentar.