Não é de hoje que o livro está desatualizado, mas queria saber como vocês Mestres utilizam ele, não há citações do nível das criaturas para saber qual se deve utilizar com um grupo de nível 7 ou de nível 1. Vocês usam de qualquer jeito, adaptam as criaturas de outros sistemas? queria ouvir.
O livro sofreu uma errata e uma revisão - não integradas ao livro - quando ia sair a versão 3 do sistema - ainda com proficiências - mas acabou que essa regra foi removida e a revisão da revisão ficou de lado. O Codex vai se tornar uma linha de suplementos dividida em categorias de criaturas (bestas, dragões, etc...).
Sobre "nível", é proposital. É sugerido que não se use as criaturas "cruas", direto do livro, mas sim como base para você como mestre ter um ponto de partida e modificar a seu gosto.
Para equilibrar combates, você pode utilizar essa regra opcional que era da versão 2.5, ainda deve funcionar adequadamente, mas faça testes antes do combate real.
Primeira coisa a se pensar é se o monstro é “impossivel” para o nível do grupo.
Para isso você deve olhar a defesa e o maior atributo do monstro. Se a defesa for maior que 15 ou o maior atributo for maior que 10, este monstro não é recomendado para grupos com nível abaixo de 5. Se sua defesa for maior que 20 ou o maior atributo for maior que 15, este é um monstro para um grupo de nível 10!
Este primeiro cálculo é necessário, pois mesmo com um grupo realmente grande, não ter este nível seria fatal. Claro que há possibilidade de 100 guerreiros juntos conseguirem derrubar um dragão ancião, mas é bem pouco provável.
A próxima etapa é o cálculo do Poder de Luta (PL). Para isso você deve primeiro descobrir o dano médio do monstro. Você
deve olhar o maior dano dos ataques normais e calcular junto o dano usado através de habilidade em 6 turnos. Se por exemplo, um monstro possui um ataque de 12 de dano, a habilidade Golpe Devastador e 30 de mana. Neste caso sabemos que ele só poderá usar uma vez Golpe Devastador nestes 6 turnos. Isso da um total de 84 de dano (24 de dano do Golpe Devastador + 12 de dano normal x5 turnos), que dividindo por 6 turnos (para achar o valor médio)
da um total de 14 de dano. Ou seja, essa é a média de dano deste monstro. Agora, você deve contar quantas habilidades de Suporte e Reação (que sejam úteis em combate) o monstro possui. Para cada uma, some 1 ou 2 pontos no dano médio (3 se esta habilidade for realmente poderosa). Para achar o valor final do Poder de Luta, basta multiplicar este valor (dano médio+habilidades de suporte) pelos pontos de vida do monstro. Se no exemplo acima, o monstro tiver 30 pontos de vida e 2 habilidades de suporte úteis, o Poder de Luta total dele é 540 ((14+4)*30=540). Com este valor, você poderá calcular os encontros. Veja o nível do grupo e complete com o Poder de Luta de cada monstro até chegar a este valor. Para combates mais desafiadores, o dobro de PL é o ideal. Estes valores acima são para grupos de 2 a 4 jogadores, se tiver mais que isso acrescente ⅓ do valor acima para cada jogador a mais.
Para grupo de nível entre 1 e 3, 1500 PL (Combate Comum) e 3000 PL (Letal)
Para grupo de nivel entre 4 e 6, 3000 PL (Comum) e 6000 PL (Letal).
Para grupo de nível entre 7 e 9, 4500 PL (Comum) e 9000 (Letal).
Para grupo de nível 10, 6000 PL (Comum) e 12000 (Letal).
Se por acaso você usa regras para nível acima de 10, só ir seguindo o padrão: grupos com nível múltiplo de 3, adicione 1500 para Combate Comum em relação ao anterior e dobre para Combate Letal.
Obrigado!! me salvou
Pode ser uma pergunta besta, mas como sou meio novo no sistema não custa perguntar. No pdf do codex tá versão 3.0, ele foi atualizado ou precisa adaptar algumas coisas para não dar ruim?
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