Tenho uma dúvida que me pertuba faz um tempo, se alguém puder me ajudar por favor.
No combate de jogadores contra monstros, pro jogador acertar o monstro é necessário que a soma dos dados e de seu atributo superem a defesa do monstro, certo? Caso aconteça, isso já se caracteriza como um acerto ao oponente?
Ou o monstro ainda tem uma possibilidade de rolagem pra somar com sua defesa e assim desviar o ataque?
Sei que pode parecer algo simples, mas mesmo lendo os textos sobre as regras não consegui entender. Desde já agradeço!!! Já me diverti muito com esse mundo, obrigado!!
De acordo com o Guia Básico: "Os ataques são testes nos quais se realiza uma rolagem de Força ou Agilidade [...]. A dificuldade destes testes é sempre igual à Defesa do alvo – Bloqueio ou Esquiva, de acordo com a escolha do alvo." Ou seja, um ataque ao monstro é um teste cuja dificuldade é fixa e igual a defesa pré-calculada do monstro (por exemplo 5 + FOR/AGI + Bônus de Armadura).
Suponha que o personagem com força 5 faz um ataque corporal. Então ele rola 2d6 + 5. Se o resultado for igual ou maior do que a defesa do monstro, então o ataque é bem-sucedido e causa dano. Logo, o monstro não tem possibilidade de rolar para "se desviar" do ataque. Isso é basicamente usar a Esquiva como dificuldade para o teste.
Obs.: Um teste é um modo de avaliar se a ação que o personagem quer fazer acontece ou não. Todo teste tem uma dificuldade pré-especificada. Isso diferencia do Confronto, em que ambos os personagens rolam.
Aaah certo, ficou bem claro agora. Agradeço viu!
e mais uma coisa, a respeito do dano, devo considerar então o atributo correspondente e o dano da arma somente?
Exatamente, em geral o dano da arma é FOR + [Algum numero], isto é, a força do personagem mais esse número. Mas nem todas as armas são assim, têm algumas que tem dano fixo.
valeu!! muito obrigado
Você precisa estar logado para comentar.