Um colega de sessão comprou a magia "Inferno" que é de requisito nível 5, sendo ele level 3, tendo ela comprada e registrada ele pode conjura-lá apenas pagando o valor, ou precisa atingir o nível 5?.
Ele precisa ter nível 5 pra liberar a compra dessa magia e consequentemente seu uso.
Porém, é importante ressaltar que, como mestre, é você quem manda. Se meu jogador quiser muito ter essa magia antes do nível apropriado, eu não teria problema nenhum em permitir, contanto que haja alguma penalidade, como pagar o dobro da mana ou a magia dar menos dano ou ele ser atingido por uma parte do dano devido não conseguir controlar direito uma magia potente demais pro seu nível etc.
Nesse caso, você poderia até criar uma regrinha da casa. Por exemplo:
Inaptidão Mágica :
Controlar a magia e as tramas do caos requer um certo estado de espírito. Aquele que tece as teias do destino e do milagre precisam de estudo, dedicação, sacrifício e bastante treinamento. A magia não é algo que se pode manipular com facilidade. Ela é imprevisível e instável, e às vezes pode se voltar contra seu manipulador. É preciso ter cuidado ao utilizar os poderes místicos, pois eles podem se tornar uma arma de dois gumes. É preciso estar em sintonia com o universo místico, e mesmo os mais habilidosos mágicos podem se cansar rapidamente.
Apesar disso, alguns manipuladores possuem um desejo ardente e apressado em seu aprendizado, o que não os permite amadurecer o suficiente para lidar com isso, que não os permite enxergar que a magia tem um preço, e que eles devem estar prontos para pagar esse preço.
Nessa regra da casa específica, o jogador está permitido comprar habilidades de nível 5 antes do nível requerido, precisando apenas cumprir o requisito da habilidade necessária (magias de nível 10 não estão inclusas, pois são habilidades finais). Porém, ao usá-las, custam o dobro da mana necessaria e o jogador deve imediatamente jogar 1d6:
1- A magia funciona, mas causa somente a metade do dano da habilidade original no(s) alvo(s) e 1/3 no seu controlador.
2- A magia falha e o controlador perde o triplo da mana gasta nela.
3- A magia falha e o controlador perde a mana gasta nela.
4- A magia funciona, mas causa somente a metade do dano original da habilidade.
5- A magia funciona, mas causa somente a metade do dano original da habilidade. O mestre deve exigir que o jogador faça um teste de força, e em caso de falha ele ficará Fatigado.
6- A magia funciona normalmente.
Claro que eu acabei de criar isso agora então está sujeito a não funcionar bem. Mas se você quiser testar, conta como foi a experiência.
Você pode também vender ou dar como loot um objeto que conjura essa magia uma quantidade limitada de vezes sem requisito de nível
Só precisa lembrar que ao fazer isso está tirando parte da sensação de conquista quando seus jogadores sobem de nível.
Ele pode comprar uma magia de qualquer nível pra adicionar em um item com a Característica Registro, sem problemas. Porém, como diz no Guia Básico (página 39):
"Apesar da maioria dos Requisitos da magia serem completamente ignorados quando um personagem lança uma magia a partir de um Tomo, se ele não tiver o nível condizente ele não pode conjurá-la de forma alguma (assim, se uma Magia tiver como requisito Nível 5, um personagem precisa ser de nível 5 ou superior para lançar a magia, independente dos outros requisitos da magia)."
Assim, ele pode ter a magia registrada em um item, mas se não tiver o nível necessário pra usar aquela magia, ele não tem como conjurá-la.
Você precisa estar logado para comentar.