Voltar
Sobre devaneios acerca do nível 1
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Certo tempo atrás, quando eu quis iniciar uma nova mesa de RPG, um dos meus jogadores mais cativos recusou a oferta. Ele disse algo como: "a gente pensa em um background interessante, onde somos 'fodões', mas no final iniciamos no nível 1', então não quero jogar". Eu respondi algo "é só não pensar em backgrounds assim" kkkkkk, mas, então, lembrando disso, eu não tiro a razão do meu jogador. Acho sim que ele poderia pensar nesses backgrounds, e que, apesar do nível 1 ser o nível 1, não nos tocamos, até pensar nisso, que ele é absurdamente superior ao nível 0, que deve ser, sei lá, 90% do mundo inteiro.

Digo, quão diferença faz você ter um ensino formal naquela classe do outro que não teve, que teve, por sua vez, um ofício (antecedentes) e que porventura é um nível 0? Todas! Hoje, enquanto pensava em novos plots, hoje me lembrando dessa situação, me peguei pensando em como o nível 1 tolhe nossa criatividade. Não me refiro a mecânica em si (já eu chego nesse ponto) mas sim a nomenclatura. Um problema de linguagem.

Então, você é um guerreiro de nível 1 e está rodeado, em uma sala, por um bando de capangas esfarrapados, sem instrução formal de batalha, portanto, nível 0, você usa "Ataque Giratório", se você usa uma Claymore, tá no mínimo tirando metade da vida ou mais de cada um (não me lembro ao certo quanto de vida tem um nível 0, mas sempre deixo sendo 30). O suficiente pra deixar todo mundo ali com as calças borradas.

Então, pra concluir esse devaneio, acho que a nomenclatura 1, do RPG em si, o RPG se construiu assim, carrega todos esses problemas. Quando pensamos no 1 pensamos em algo medíocre, quando na verdade não é. Um soldado treinado seria nível 1. Um lutador padrão do UFC seria também. E aposto que nós, nerds, levariamos uma surra de um lutador do UFC. Enfim, refletindo sobre isso, acho agora que o termo "experiência" que usamos em todos os RPGs cairia bem melhor que o termo "nível". Fora que nível também tem um certo pensamento "aristocrata" ou "burguês" embutido: "não estamos no mesmo nível" ou "você não tem nível para sair comigo". Sei lá.

O que vocês acham? Acham que dariamos pra, mecanicamente, de alguma forma, fazer transparecer mais toda essa diferença de "nível" entre o 1 e o 0? Como vocês solucionam esses problemas em suas mesas?

Criado em 28/02/2023 10:49:29 em Assuntos Gerais
Comentários:
Ver perfil Leona Sabres

Não acho q tenha qualquer problema mecanico q faça o nivel 1 não seja estupidamente acima do nivel 0. É mais questão da visão do jogador, por ser o padrão q rpgs tratem o mundo como nivel 1, como em dnd q tu tem taverneiros nivel 10+ simplesmente pq fodase e isso é algo q os jogadores precisam parar pra analisar q não é uma verdade no MB.

Se quiser mostrar isso pra eles, faz uma aventura de nivel 0, oq seria background vai ser essa jogatina, e mostra como um lobo, um bode, qualquer monstrinho basico vai mete o sarrafo neles.

Um personagem nivel 1 não é ultra fodão, mas ele pode ser sobrevivente de uma catastrofe, veterano de algumas batalhas (só n exagera), um espião de renome, xamã guia de uma tribo, etc

Criado em 28/02/2023 11:04:54
Ver perfil Nitsoa

Como a leona disse, mostre uma jogatina de nível 0.

Eu por exemplo já mestreei uma aventura nível 0 onde meus jogadores começaram no nível 0 e iam upando aos poucos. Só pra você ter uma noção meus jogadores passaram 3 meses no nível 0, onde TUDO quase matava eles, literalmente eu colocava uma criatura como por exemplo um bode, e eles levavam um pau do bode, tanto que virou um meme da mesa então eu fiz um Rei Bode onde levaram um pau desse rei ficando apenas um de pé.

Moral da história, o sistema está correto os jogadores que tem que ter cabeça para criar personagens com background menos fodão. Por que nível 0 e 1 é começo de carreira não o auge do personagem.

Criado em 01/03/2023 10:47:51
Ver perfil Leona Sabres

fora isso, se ele quer algo fodão, então faz uma campanha nivel 5+. Não adianta fazer um background q ele é o salvador de tebryn e morrer pra 2 goblins na primeira sessão

Criado em 01/03/2023 05:13:01
Ver perfil Sylent

Se você quer transparecer a diferença entre o nível 1 e zero, pode colocar personagens sem nível e dar uma personalidade a eles, um carisma. Esses personagens podem fazer o papel de se impressionar com o que os jogadores fazem.

Se quiser fazer o contrário, para expor que nível de uma classe não significa nada. Pode por um personagem nível 0 que é um comerciante famoso, uma pessoa rica, ou alguém com informações importantes, fazer eles moverem o mundo como personagens poderoso mas com habilidade alguma de classe.

No meu caso o nível na ficha é só uma organização mecânica do personagem, mas se mesmo explicando o jogador não vê assim a solução é fazer uma campanha de nível mais alto mesmo.

Criado em 03/03/2023 11:25:30
Ver perfil Xiquim, o Mago das Tapiocas

Boa tarde, pessoal. Estava muito atarefado com o trabalho e só tive tempo para ler o fórum agora kkkkk. Antes de mais nada, esse meu post não foi uma reclamação com a mecânica kkkkkk o sistema tá correto pra mim também, eu só não gosto do numeral e do efeito psicológico dele. Como eu mencionei, na minha visão, é só um problema de linguagem que se construiu com o RPG em si, com a visão que se construiu em cima do primeiro nível.

Sobrinha, teu primeiro comentário me fez lembrar um bom exemplo de personagem nível 1 nesses parâmetros. O Cecil de Final Fantasy, não me lembro se é o 3 ou 4. Obrigado por essa dica. Desculpa não transparecer direito quando eu me referia a "fodão" kkkkk ele não queria ser um deus ou algo do tipo, mas sim alguém que construiu certo renome e fez certo medo em determinada região. Me faz lembrar One Piece, onde tem o pirata mais forte do East Blue, mas ele é simplesmente nada comparado com outros, principalmente da Grand Line e é derrotado instantaneamente pelo Mihawk. Isso é na primeira temporada se não me engano. Acho que ele também é um bom exemplo de como um cara nível 1 pode ser considerado amedrontador e ameaçador aos olhos de uma comunidade onde todos são nível 0.

As jogatinas de nível 0 são as minhas favoritas. Eu já dei um bando de personagens nível 0 e no final sobreviveram 3. Foi uma boa experiência, Nitsoa, mas a sua jogatina me fez acha a sua experiência ainda mais divertida kkkk vou tentar aderir.

Sylent, teu comentário me deu algumas boas ideias. Vou tentar aproveitar o máximo possível.

Criado em 04/03/2023 05:47:08

Você precisa estar logado para comentar.