Aonde encontro a dificuldade para caçar certos animais e encontrar certas frutas no mb3 ? como posso saber e calcular essas dificuldades?
Encontrar Abrigo/Forragear (Inteligência): para que um personagem seja
capaz de encontrar um abrigo natural
(para passar a noite, descansar em um
local relativamente seguro ou se abrigar
das intempéries do clima) ou encontrar
frutas e vegetais para se alimentar (ou
para serem usados na fabricação de poções, caso o personagem tenha a Habilidade Herbalismo) ele gasta cerca de uma
hora por tentativa e precisa ser bem-sucedido em um teste de Inteligência. A dificuldade básica do teste é 12, mas deve ser
ajustada de acordo com o terreno e com
o clima. Bosques, florestas e pântanos
diminuem a dificuldade em 2 quando o
personagem procura por frutas e plantas,
enquanto planícies, regiões montanhosas
ou desérticas aumentam a dificuldade
em 2. Quando estiver procurando abrigo,
regiões montanhosas diminuem a dificul-
Regras 27
dade em 2, enquanto pântanos, desertos
e planícies aumentam a dificuldade em
2. Além disso chuva forte, climas muito
frios ou invernos rigorosos impõem um
redutor de -2 em ambos os testes. Sucesso
no teste significa que o personagem conseguiu frutas e plantas suficientes para
um refeição ou para produzir uma poção
ou encontrou um abrigo adequado.
Caçar/Rastrear (Inteligência): quando um personagem tenta rastrear um animal, monstro ou outra criatura qualquer,
ele faz um teste de Inteligência. A dificuldade depende de alguns fatores: Se estiver caçando uma criatura qualquer (para
alimentação, por exemplo) a dificuldade é
10, modificada pelo tipo de ambiente. Se
estiver rastreando uma criatura específica,
a Dificuldade será igual à Determinação
do alvo. Criaturas grandes e/ou pesadas deixam rastros mais fáceis de seguir,
enquanto criaturas menores/mais leves
deixam menos rastros. Diminua a dificuldade em 2 se a criatura tiver mais de
3 metros (se ela tiver dois valores, use o
maior) ou pesar mais do que 300 quilos,
ou aumente a dificuldade em 2 Se a criatura tiver menos de 1 metro (novamente,
se ela tiver dois valores, use o maior) ou
pesar menos de 50 quilos. Além disso, em
regiões geladas, florestas e em climas frios
a dificuldade diminui em 2, enquanto em
regiões montanhosas, rochosas e em planícies a dificuldade aumenta em 2. Todos
esses modificadores são cumulativos. Se
a criatura estiver ativamente tentando
cobrir seus rastros, use as mesmas regras
de Ocultar-se/Camuflar-se (veja adiante).
Sucesso no teste significa que o rastreador
encontrou o rastro e tem uma ideia de há
quanto tempo atrás a criatura passou por
ali, enquanto uma falha significa que o
rastreador não acha nenhum rastro para
seguir. O teste deve ser repetido uma vez
por dia ou toda vez que houver mudança
de terreno até que o rastreador encontre o
alvo ou perca o rastro. Note que chuvas
fortes, nevascas e tempestades de vento
podem destruir completamente os rastros,
tornando impossível segui-los
Basicamente após passar no teste se faz sentido ter aquela planta em específica existir ali ou animal Eu deixaria que tivesse achado.
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