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Percepção Passiva
Ver perfil Domenico Gay

Esta é uma regra opcional desenvolvida para reduzir a quantidade de rolagens de jogo, dar mais controle sobre os acontecimentos por parte do Mestre e evitar metajogo quando um personagem falha em um teste de Percepção - o que causa uma reação conhecida como "percepção em cadeia" em que todos os outros jogadores sentem uma vontade irresistível de pedir testes de percepção pelos seus personagens - ou um efeito semelhante, se o Mestre rola os dados sem explicar porque, o que geralmente causa nos jogadores um "modo fodeu" pedindo imediatamente pra fazer testes de percepção, procurar, perceber, ou seja lá o que for adequado diante da situação. 

Essa regra cria uma nova Defesa: Percepção, igual à 8 + Inteligência, além de qualquer bônus de Percepção fornecido por Habilidades (cada +1d6 em um teste de percepção adiciona +3 à Defesa de Percepção).

Utilizando essa regra, os personagens percebem aquilo que tiver um resultado igual ou menor do que sua Percepção - o teste do gatuno tentando se esconder ou do armadilheiro que montou a arapuca no caminho por onde os jogadores estão passando, por exemplo. Uma passagem secreta que teria uma dificuldade variada, algo entre 2d6+4 e 3d6+7, dependendo do contrutor da  porta escondida - e que poderia ser definida pelo Mestre de antemão, para que não haja sequer a necessidade de testes. 

Utilizando essas regras, os personagens nunca fazem testes de percepção - eles encontram automaticamente armas escondidas se revistarem alguém, e encontram automaticamente pistas caso investiguem uma cena de crime, por exemplo. 

Além disso, utilizando essa regra, o resultado no teste para realizar magias de Ilusão indica quais os personagens vendo a ilusão serão afetados e quais não serão. 

Finalmente, se estiver utilizando essas regras, a Determinação do personagem sempre será igual à sua Vontade +8, ao invés do mais alto entre Inteligência e Vontade (como é a regra normal do sistema), deixando as duas defesas mais distintas. 

Criado em 25/11/2023 09:34:52 em Criações e Adaptações
Comentários:
Ver perfil Zango

huuuuummm

Criado em 25/01/2024 06:40:47
Ver perfil Palanor

Gostei! Vou incorporar quando voltar a jogar. Alguma intenção de transformar isso numa regra oficial?

Criado em 11/12/2024 02:58:54
Ver perfil Domenico Gay

Sim, Palanor. Estamos fazendo alguns testes pra uma revisão geral das regras, e Percepção Passiva é uma das mecânicas que estamos testando pra adicionar às regras básicas.

Criado em 25/02/2025 07:28:30
Ver perfil Marroar, o Ligeiro

Muito bom! Deixa o sistema de defesas mais redondinho também — uma defesa para cada atributo.

Criado em 16/03/2025 01:32:31

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