Voltar
Minha primeira aventura escrita
Ver perfil Andarilho Cativante

Saudações viajantes seja de onde vc for

bom eu venho um tempo narrando e percebi que eu adoro improvisar, eu gosto da sensação de que nem eu mesmo sei de fato o que vai acontecer, mas calma kkk não é de qualquer jeito kkk 

eu primeiramente gosto de localizar o objetivo e as metas e topicos que seram importantes para a historia e para o comprimento desse objetivo e de resto eu improvisso eu gosto da sensação de que aqualquer momento o personagem que ta ajudando pode se revelar traidor e ser um vilão diferente pro previsto, mas com o tempo eu me vi sentindo a necessidade de querer escrever aventuras, não só para serem usadas como para tbm registrar minhas aventuras e melhorar mais em desenvolvimente de um roteiro coisas desse tipo bom eu to começando tenho apenas como base as DC que contem algumas aventuras prontas entre outras que encontrei em outro pack do mb a muito tempo atraz e venho desenvolvendo do meu jeitinho e queria o feedback de vcs sobre o que vcs sentiram falta ou o que é necessario numa aventura escrita, tenho como meta melhorar e se possivel poder repassar as ideias que sempre tenho de aventuras aqui mesmo no forum.

Bom agredeço desde já e tenham uma boa aventura 

Segue link da aventura:

https://drive.google.com/file/d/1uPAOrTimBF3CaVczqhmNfAm1dEim2jwi/view

Obs: Tenho ciencia de que falta sim algumas ilustrações e uma capa tbm mas tava muito anciso para querer compartilhar kkk

 

Criado em 22/08/2019 11:46:21 em Criações e Adaptações
Comentários:
Ver perfil Andarilho Cativante

Ps corrigi o erro de que só eu podia visualizar kkk

Criado em 23/08/2019 10:20:19
Ver perfil Last

A aventura tá incrível cara, ADOREI OS NOMES DOS CAPÍTULOS KKKKKKKKK

Criado em 25/08/2019 11:06:12
Ver perfil Andarilho Cativante

:-: obg kkk

Criado em 26/08/2019 03:43:49
Ver perfil Vanderlei, O Ferreiro

MANO A AVENTURA TÁ MUITO BOA MEU DEUS <3

Criado em 30/08/2019 01:26:42
Ver perfil ELEG4NTE

Cara, meus parabéns! O que mais me chamou a atenção foi a parte estética, gostaria de saber, quais ferramentas você utilizou para confeccionar seu material?

Criado em 01/09/2019 01:08:07
Ver perfil Tessari

Mano, ficou simplesmente incrível!

Criado em 03/09/2019 07:32:43

vou dar uma lida hoje, parabéns pela iniciativa.

Criado em 05/09/2019 05:56:27
Ver perfil Andarilho Cativante

Obrigado pelo feedback de todos, isso motiva muito ainda mais sendo tão positivos vlw galera ;-;

Criado em 30/09/2019 10:54:37
Ver perfil Andarilho Cativante

ELEG4NTE, eu não sou um bom artista para fazer minhas próprias artes, mas sempre fui um bom fuçador kkk ent eu fico muito tempo em Pintrest, devinarte entre outros até Google imagens sksksk para procurar as imagens que mais estão perto do que eu tenho em mente, em questão de organização eu usei o microsoft word baixei umas fontes diferentes kkk e fui editando as imagens tirando o fundo delas :3

Criado em 30/09/2019 01:07:43
Ver perfil Axradh

Olá Andarilho Cativante!

Lendo sua aventura, realmente tive a impressão que seu estilo é baseado em improviso. Surpresas e reviravoltas dão uma apimentada nas narrativas, mas é recomendável dar dicas e explicar conceitos antes de efetivamente fazer uso deles quando possível. Tanto para manter-se consistente quanto não surpreender negativamente com algo "impossível" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Foreshadowing).

Algumas dicas gerais:
* Utilize frases mais curtas. Isso facilita tanto a compreensão do texto pelo leitor, quanto o seu processo de revisão.
* Mantenha consistência com os nomes em inglês ou português. A não ser que tenha relevância temática. "Éden Gate" seria o "Portão do Éden", "StrongBone" seria "Ossoforte", "Breakwater" talvez "Quebr'agua", etc.
* Gaste mais tempo descrevendo locais e personagens. Se julgar inadequado durante a descrição da parte em si, coloque essa informação adicional como um apêndice.
* Especificamente no caso de aventuras, indique um tamanho de grupo e nível recomendado. Não se preocupe com precisão matemática. Não há problemas em apenas mencionar o caso do seu grupo de teste.

A seguir meus comentários dedicados às partes:


Prólogo

A descrição do Criticalium é um tanto vaga, mas imagino que seja proposital (https://pt.wikipedia.org/wiki/MacGuffin). "exaurir uma aura protetora", acho que a palavra que estava procurando é emitir. Enfim, a descrição deles acaba soando muito benigna. Se não for o caso, recomendo descrever uma aplicação destrutiva deles, mesmo que de forma vaga. "Alguns dizem que eles podem conjurar o poder do dragão que os criou" ou algo similar.
Também não posso dizer que sou um fã do nome. Além de não me soar muito bem, possui o sufixo "ium" me faz associá-lo a um metal. Entretanto a aventura é sua, e não gostaria que alterasse por minha causa.


Parte I “O sequestro da Gruta da Tormenta”

No início do texto fiquei um pouco confuso se o festival estava ocorrendo quando os Orcs atacaram para roubar o equipamento forjado. Com o decorrer ficou mais claro que o festival não pôde ser iniciado devido a baixa quantidade de material. Recomendo separar em parágrafos. O primeiro pode descrever Pico de Ferro, então dedique o segundo para o festival e o terceiro para gancho da aventura em si. Se quiser, pode acrescentar um parágrafo introdutório com motivações de exemplo para os personagens.


Parte II “Os Orcs de StrongBone”

A descrição dos Orcs StrongBone parece um tanto incompleta. Talvez pelo uso de reticências ao final do parágrafo. Esperei que eles possuíssem alguma habilidade especial relativa aos ossos. Mas parece um termo para a proeza física do grupo. Uma sugestão apenas temática seria descrever Fúria de Batalha do Orc Líder como "seus ossos parecem crescer, formando pontas pelo seu corpo", etc. Nada também os impede de usar ossos de inimigos como decoração de armadura.
Não acho que um mapa da Gruta seja necessário, apenas recomendo separar cada cômodo em um parágrafo próprio. Como posteriormente há um rio subterrâneo, recomendo descrever a Gruta como úmida. Se houver chão de terra, ele pode estar enlamaçado. Não posso dizer que entendi o que quis dizer com "corredor de pedra onde foi recém encontrado e que não tem paredes,", me parece contraditório um corredor não possuir paredes. É uma câmara natural de teto alto? Quanto a queda d'agua, recomendo descrevê-la antes de mencionar a estratégia de fuga do líder Orc.


Parte III “De volta com o que é de mais precioso”

Nesta parte fica claro que os rios subterrâneos são navegáveis, e tem despejo para o Mar. Como os Orcs são descritos como "surgidos do nada", imagino que tenham vindo pelo mar, atracado numa praia substerrânea conectada à Mina e então atacaram e capturaram os mineiros por dentro. Se for esse o caso, talvez algum sobrevivente tenha fugido e chegado à cidade com essa informação na parte 1.
Quanto ao Homem Sábio, ele não foi mencionado até o momento. O sobrevivente que sugeri no parágrafo anterior pode mencionar que viu um não-orc para atiçar a curiosidade dos jogadores. Talvez os aventureiros encontrem o Homem-Sábio terminando sua negociação com o líder Orc, mas não tenham tempo de interagir com o mesmo. Se os cargueiros Orcs forem visíveis pelo "corredor sem paredes", a luta com o líder pode acontecer numa plataforma elevada com visão para essa praia subterrânea.
Surgiu-me a duvida de como os heróis sabem que Homem está se dirigindo para Ilha dos Ossos? Recomendo um parágrafo para explicar que essa informação pode ser obtida com os prisioneiros, ou com a interrogação dos Orcs. Nesse momento também é relevado que o Criticalium do líder é falso. Essa revelação poderia ser feito com o líder Orc tentando e falhando em utilizá-lo contra os aventureiros.
Quanto aos Criticalium em si, a história deles é informação comum aos aventureiros, foi explicada a eles em Pico de Ferro ou interrogada dos Orcs ou mineradores?


Parte IV “Uma mão lava a outra e assim se faz um barco”

Continuando a questão do Criticalium, se a cidade ou os aventureiros não tiverem informação suficiente, não haverá motivo para seguir no encalço dele. Especialmente se Pico de Ferro não for uma cidade com um porto. Geografia é crucial. Caso não exista um porto, um barco teria que ser construído na própria praia subterrânea. Se não for o caso, vale mencionar o porto quanto descrever Pico de Ferro.
Quanto aos NPCs introduzidos nesta parte, eles estavam em Pico de Ferro para o festival? Os aventureiros poderiam ter pedido ou contrato a ajuda deles para lidar com os Orcs? Ou eles chegaram à cidade logo após esse conflito? De toda forma, o ideal é apresentá-los antes do grupo recrutá-los. Da forma que você descreveu, tive a impressão de que eles já são um grupo formado. Talvez eles tivessem na cidade para protegê-la de um eventual ataque surpresa dos Orcs? Ou eles vieram no único barco atualmente disponível? Se for o caso, talvez valha mencionar que houve um ataque marítmo Orc exclusivamente para queimar os barcos de Pico de Ferro em paralelo ao sequestro dos mineradores justamente como um plano para evitar ser seguido. O Homem-Sábio poderia ter sido visto liderando esse ataque. Assim, os aventureiros não teriam opção além de "contratar" os serviços marítmos dos NPCs, se for o caso.
Por mais que a imagem de um Papai-Noel Anão seja interessante, o apelido "Pai Natal" não fará sentido se não houver uma natalidade envolvida. Se preferir, pode deixar como um mistério engraçado.


Parte V “Uma visita indesejável do mar”

Independente do tamanho do barco que os personagens conseguirem, imagino que os Grotons tentariam afundá-lo abrindo fendas no casco por debaixo d'agua. Você pode descrever que falhas desse tipo vem acontecendo durante a viagem, até um inevitável ataque dos Grotons, que imagino que ocorreria numa noite chuvosa. Ao invés de vários encontros, sugiro um único encontro mais dramático. Antes disso dê a oportunidade dos jogadores avistarem "coisas" se movendo na água.
A impressão que tive de Lathel é que se trata de um guerreiro honrado à sua maneira. Os grotons que atacaram o grupo foram ordenados a atacar qualquer embarcação não-orc que se aproxime do território, e com a derrota ele foi pessoalmente. Não há muitos detalhes sobre Lathel ou sua relação com os Grotons que ele parece comandar. Recomendo elaborar um pouco mais a motivação dele, de forma que combate não seja única opção. Além disso, como Tritão, não há muito que ele possa fazer contra os personagens no convés além de arremessar algumas lanças, e sabotar o casco. Como subchefe, ele pode também ter comando sobre algum animal marinho que possa aproxima-lo do corpo-a-corpo, ou talvez algum item mágico. Claro, isso se planejar a aventura para níveis mais altos. Mesmo em níveis mais baixos, vale explicar a estratégia dos Grotons (especialmente os Druidas) de derrubar os aventureiros e seus aliados na água.


Parte VI “A Linha tênue entre o mar e o abismo”

Vale acrescentar um parágrafo considerando a possibilidade dos jogadores terem negociado com Lathel, e o mesmo os ajudar a lidar com as sereias. Pacificamente ou não.


Parte VII “A calmaria que precede a Tempestade”

Realmente há muitas possíveis decisões a serem tomadas aqui. Mas imagino que ao menos o barco principal do Homem-Sábio seguiria adiante para cumprir seu propósito enquanto os mercenários lutam.
Alguns detalhes geográficos seriam essenciais para essas decisões. Esse combate naval acontece em mar aberto? Quão próximo da Ilha dos Ossos? Essas embarcações que surgem pela esquerda ou direita em relação ao barco dos jogadores? Também não houve menção dos mercenários (além dos orcs) até então, assim como dos Lobos do Mar. Caso acrescente o ataque ao porto do Pico de Ferro, eles podem ser mencionados por algum NPC para criar expectativa. Há algum relação entre a capitã Bonnie e Lathel? Ela também negociou passagem ou veio de uma direção completamente diferente? Essa froto dos Lobos do Mar estava caçando os piratas ou apenza fazendo uma ronda? Há alguma relação entre Bonnie, o Homem-Sábio e o Criticalium? De quanta informação estes NPCs estão cientes?
Pela descrição, um confronto entre os mercenários e os Lobos do Mar parece inevitável nesse caso. Se os jogadores gastarem muito tempo, podem chegar com o combate já iniciado. Da mesma forma vão precisar escolher continuar atrás de sua busca ou parar para ajudar Bonnie, e nisso aliados.


Quanto ao design do documento, posso dizer que as fontes e ilustrações foram bem escolhidas. Apenas não entendi a decisão do fundo verde para uma aventura principalmente marítma (até o momento), apesar de ter apreciado o tom escolhido.

Devo dizer que foi um bom aperitivo e estou curioso pela continuação. o/

Ah sim, perdão pelo tamanho da análise. Espero que seja útil de alguma forma.

Criado em 30/09/2019 09:52:00
Ver perfil Andarilho Cativante

Caraca eu estou chocado kkkk
estou até emocionado muito obrigado a todos de coração e Axradh obrigado mesmo pela sua analise minuciosa na minha aventura, irei prestar mais atenção a esses detalhes e escreverei mais sobre, de fato muitas coisas que deixei em aberto foi por conta que eu já avia narrado algo antes dessa aventura e quando fui colocar no papel o gancho para próxima (que é essa que escrevi e mandei aqui) acabei esquecendo de citar coisas que somente o grupo que narro tinha ciência, mas obrigado pela análise e aos comentários de todos que me motivou muito a ajeitar isso ksksk, o verde eu escolhi por conta dos Orc's e na narração presencial eu expliquei o do pq dos Orc's serem chamados assim tinha muito a ver com o fúria da batalha e que alguns podiam chegar a ter um pele tão resistente quanto os ossos, vou pesquisar mais e elaborar mais essa aventura para já poder prosseguir para as próximas.

Criado em 30/09/2019 10:41:51

Você precisa estar logado para comentar.