A muito tempo lembro de ter perguntado sobre a natureza Ambigua dos deuses sendo que como dito " eles estão alem do bem ou do mal" provavelmente esses conceitos devem ser interpletaçôes dos povos em drakon mas hoje gostaria de fazer uma pergunta mais especifica.
Hou como deus da forja tem alguma relação de " amizade " ou semelhança com o deus da Guerra Hadorn ja que para quase toda guerra é preciso armas, Hou pode estar intricadamente ligado a arte? assim como a forja? ou existira um deus focado na " arte" como musicas, trabalhos artesanais e pinturas no futuro.
Hadorn , guerras são nada mais que disputas banhadas em sangue, mas este deus também representaria qualquer tipo de conflito seja ele ideológico, comercial ou econômico, nem toda guerra é travada com armas, tendo assim como seguidores não só soldados mas também Juízes mesmo maior parte deles adorando mirah, comerciantes etc... ( Hadorn poderia ser o deus do capitalismo? )
Acho que não tem material oficial lançado a respeito das relações entre os deuses. Se eles são realmente uma "família", como em algumas mitologias "reais". Isso deve ser melhor definido no Guia dos Planos.
Talvez não existe um deus dedicados às artes, e sim cada deus teria um tipo de arte "preferida" ou que o melhor "representa". Um palpite/sugestão: Arquitetura para Mirah, Pinturas para Ellenis, Música ou Artesanato para Denalla, Literatura para Sarfion, Artes Marciais (literalmente) para Hadorn, Música para Zenith e Nadir (música é vento e funciona por ondas), e Hou ficaria com artesanatos de todo tipo. Claro, a inspiração para qualquer tipo de arte pode vir de qualquer uma das divindades.
Não sei se está familiarizado com as Crônicas de Gelo e Fogo, mas na Fé dos Sete existe o arquétipo do "Ferreiro", que não representa apenas os ferreiros mas todo tipo de trabalhador braçal: carpinteiros, oleiros, tintureiros, pedreiros, etc. Uma certa analogia talvez possa ser feita com Hou, que de forma mais ampla seria o "deus do trabalho". Talvez um pouco "prático demais" para ser o deus das artes, ao menos as com resultados mais subjetivos como música e poesia.
Considerando que o dogma de Hou descreve "Você nunca pode quebrar um juramento, faltar com a palavra ou desistir de uma tarefa que se prontificou a levar a cabo – mesmo que isso ameace sua vida." De certa forma, Hou poderia também ser um deus dos contratos e mercadores, além dos trabalhadores.
Hadorn é mais um deus da guerra, tanto batalha quanto estratégia, do que um deus de competição, propriamente. Me parece um pouco forçado extrapolá-lo para um deus também da "negociação", quanto mais deus de um sistema econômico como capitalismo (que não é sinônimo de "negócios", "trocas" ou "negociação").
Quanto a uma amizade entre os dois deuses, me parece plausível. Talvez até uma irmandadade. No mínimo eles tem uma relação de simbiose como "criador" e "testador" de equipamentos.
Estou apenas divagando, é claro. Como mencionei do primeiro parágrafo, isso só deve ser esclarecido oficialmente no Guia dos Planos.
Não leve a "Forja" tão literalmente. Hou é o padroeiro de toda forma de artesanato e criação de itens. Ele é o Celestial da modificação, da adaptação - de pegar um objeto e moldar ele pra que seja útil de maneira diferente. Moldar metais em ferramentas, lapidar pedras em jóias, entalhar madeira em móveis, cozinhar grãos em alimento. Modificar objetos pra que se tornem outra coisa. De fato, a maioria dos Arquitetos, escultores, marceneiros e alvanéis costumam ser fiéis de Hou - e portanto ele poderia ser considerado o patrono da arquitetura e da escultura.
Já Hadorn é ligado ao conflito. Não negociação, mas sim conflito. Ele preside sim os combates mentais, sociais, físicos e até mesmo legais - e seus Sacerdotes são ótimos juízes e magistrados quando o assunto é conflito de qualquer tipo. Eles geralmente são consultados quando à disputas legais seja em casos de crime quanto de posse. Eles são muito bons em julgar ações tomadas por indivíduos, e porque eles decidiram um ou outro ato em detrimento dos outros - o que os torna excelentes alienistas.
Não existe uma ligação intrínseca entre as duas divindades. Eles agem em campos bastante diferentes, e embora seus seguidores possam trabalhar em prol à um mesmo objetico, isso também acontece com outros Sacerdotes - há um bom número de seguidores de Denália que se encontram nas linhas dos exércitos quando há conflitos, curando os feridos e diminuindo a aflição dos moribundos, mas nem por isso Denalla e Hadorn possuem uma afinidade, por exemplo.
Com relação às artes, além da escultura e arquitetura, em geral elas são consideradas como parte do escopo de Sarfion, já que a dedicação ao estudo e à prática de uma área de conhecimento são sua área de atuação. A maioria dos Bardos, menestreis, poetas, escritorres (de todas as áreas) são seguidores de Sarfion, e ele é geralmente considerado o patrono das artes ao lado de Denalla - já que a dança e o canto, mais ligados às capacidades do uso do corpo, são geralmente considerados como estando ligados à Celestial da Vida.
Valeu domenico
Você precisa estar logado para comentar.