Pessoal, narro duas mesas de Mighty Blade a um ano e meio e sempre adapto os monstros de outros sistemas como acho mais coerente. Queria saber se outros mestres fazem isso, e como o fazem. Vocês usam alguma formula para que os inimigos nem fiquem muito mais fortes nem muito mais fracos?
Valeu!
Bem, o processo é normalmente heurístico e fórmulas nesse contexto estão fadadas apenas a aproximar resultados... nem sempre com precisãoa aceitável.
Recomendo pensar em termos de dano/turno e quantas rodadas levaria para o monstro derrubar o grupo ou o contrário. Outros efeitos são um pouco mais difíceis de estimar...
Dano/Turno pode ser estimado com a média entre todos os (Dano ou "Valor do efeito")*(Chance de Acerto) de cada Ataque ou Habilidade ativa que o monstro possuir. Como mencionei antes, é só uma heurística. Tentativa e erro são inevitáveis.
Bem dito, a formula seria realmente só para aproximar, cabe a nós mestres modificarmos como convirmos para balancear e causar um desafio decente.
Sobre o dano/turno para derrubar o monstro ou o contrario, acho que isso é bom até para perceber se o grupo está suficientemente preparado para enfrentar aquele monstro, ou se vai ser muito fácil.
Para ser sincero... eu mestro Mighty Blade a uns 3 anos e minha técnica pra adaptar criaturas de outros sistemas é aproximá-los dos que já existem no próprio MB, como se fosse um modelo. Recentemente adaptei uma Centopeia-Dragão (Tormenta RPG) pra MB me baseando no modelo do Decápode (Dragon Cave 09). Geralmente tento usar o bom-senso na hora de distribuir atributos e criar novas habilidades, mas não chego a trabalhar com fórmulas ou algo assim.
Véio, eu nem me preocupo com dano por turno. Eu vejo os atributos e tiro o equivalente do MB (ex: um atributo 10 em d&d é 3 em MB, considero um 20 como um 8), faço o mesmo com a vida, e as habilidades eu vejo as que mais se parassem com as do bicho (se não tiver eu invento, aproveitando que eu já tô inventando um monstro novo mesmo).
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