Eu tentei criar classes mais genéricas para se usar no MB, pra poderem usar o sistema em cenários variados ou para você que tem uma ideia muito louco de personagem que não se encaixa nas classes que o jogo oferece.
Para isso eu criei um conjunto de habilidades para cada atributo (For, Agi, Int e Von), assim o jogador escolhe dois atributos e ganha acesso às habilidades deles. Muitas das habilidades tem apenas seus efeitos mecânicos descritos, assim o "como ela acontece" fica a cargo da descrição do jogador e do mestre.
Ok, mas não é tudo flores e arco-iris. Algumas habilidades se assemelham a magias, mas não necessitam que seu personagem tenha Conhecimento Arcano/Mistico (o que pode desagradar a alguns). Outras habilidades dão muita liberdade ao jogador, como descidir o tipo de dano do ataque. A ideia é de que quando o jogador descidir, por exemplo, que vai ser um piromancer, ele só use dano de fogo (mesmo que possa usar os outros tipos). Mas obviamente, um jogador mal intecionado somado a um mestre inexperiente podem acabar quebrando o jogo com essas classes.
Enfim, o que acham da ideia? Acham interessante, desnecessário, danoso? Digam aí em baixo.
Se bem restrito e equilibrado, essa classe pode ser útil pra preencher os "buracos" da party.
Aqui:
https://docs.google.com/document/d/1el_mcJa4fIHBBZjSwn2Gtu7dVfRUD9nCBs0YwJlmyLM/edit?usp=sharing
Uhmm, em ultima analise, você é um aprendiz de classe reduzido, com umas 5 arvores em cada atributo que evolui até nível 3.
A arvore de Casca Grossa tem requisitos de Defletor
To meio sem tempo agora, mas achei bom para personagens que não são aventureiros, mas são "especiais", como atletas, palhaços, intelectuais, etc.
Opa, essa parada aí do Casca Grossa foi erro de digitação. Vou corrigir rapidão.
É porque eu não pensei só em RPGs medievais, a ideia é que funcionassem para RPGs contemporâneos também (onde os personagens são acadêmicos, atletas ou artistas).
Bem interessante generalizar o sistema do MB. E partir dos atributos me pareceu uma boa escolha.
Constituição Férrea 2, e 3 poderiam ser quebrada em duas habilidades cada, mas entendo manter pela numeração padrão. O mesmo vale para algumas outras, que acho que merecem ser divididas.
"Mãos Leves" soa como uma habilidade de ladinagem, mas é um bônus para ataque com armas à distância.
O tipo de dano das habilidades de "Destruição" é para ser fixo na compra da habilidade? Talvez deixe essa escolha fixa, e adicione uma habilidade extra que permite o uso de outros tipos de dano?
Talvez as habilidades de cura possam ter alcance mais restrito, o que justificaria uma habilidade para expandir o alcance.
Também não posso dizer que sou fã de apenas numerar as Habilidades ao invés de usar nomes distintos.
No geral, gostei bastante tanto da iniciativa quanto do resultado até o momento. o/
Decidi apenas numera-las por questão de praticidade, mas criar nomes distintos não seria um problema. Apenas temo correr o risco de confundir os jogadores ao repetir os nomes de habilidades já existentes (o que é inevitável a esse ponto).
Quis fazer um contraste entre Mãos Firmes (usada por combatentes a distância mais focados em força) e Mãos Leves (usada por combatentes a distância mais focados em agilidade), mas poderia trocar por "Firmeza" e "Precisão" ou "Disparo Pesado" e "Disparo Preciso".
A ideia é que dependesse do jogador e do mestre. Se você quer fazer um mago elementista você poderia trocar o tipo de dano quando a conjurasse, mas se quiser um tocha humana você usaria apenas um. Porém penso em adicionar a opção de escolher entre ter apenas um tipo ou múltiplos e causar menos dano (Ex: Tipo Único Dano 12, Tipos Múltiplos Dano 6), ou melhor: apenas exigir que o personagem compre a habilidade mais uma vez para cada tipo adicional.
A maioria das magias do MB funcionam em alvos no seu campo de visão, mas gostei da ideia (chega de mago sniper). Neste caso, aplicaria ela a Destruição também.
Alguem tem a ficha editavel ?
Você precisa estar logado para comentar.