Se um personagem não estiver usando uma parte de uma armadura, por qualquer motivo, isso tem efeito na mecânica?
Dependendo da armadura, sim. Por exemplo, um personagem utilizando apenas o peitoral de uma armadura de batalha poderia receber os bônus de uma armadura simples, ou um personagem utilizando apenas a proteção de um braço de uma armadura completa poderia receber os mesmos bônus de uma armadura de couro. Customizar armaduras dessa forma permite criar personagens mais únicos - ou adaptar armaduras que o personagem não poderia usar normalmente, como no caso de um Centauro, por exemplo, utilizando uma armadura feita para um humanóide. Simplesmente utilize as estatísticas de uma armadura de menos FN do que aquela de onde as partes estão vindo, simples assim.
Ok, só pra confirmar se eu entendi, caso eu esteja usando uma Armadura de Couro, mas ela esteja sem a proteção nos braços pra mostrar tatuagens. Ainda assim ganho +2 de defesa e a Fn 3 diminuida?
Armadura de Couro tem Defesa 2 e FN 2. Se fosse reduzir a área de proteção seria Defesa 1 e FN2. Ou alguma outra adaptação que julgar necessária.
Se quiser manter Defesa 2, poderia usar uma Armadura de Couro de qualidade Obra-Prima, pagando com 10 vezes o custo normal.
Ou só justificar dizendo que é uma Armadura de Couro personalizada, e aceitar um preço maior e/ou aumentar a FN padrão.
Ah, só perde defesa então, ok
Vamos por partes. Se tu tens uma armadura de um tipo, mas ela é personalizada - digamos, uma armadura de couro sem proteção em um dos braços - ela pode perfeitamente ser considera uma armadura de couro em todos os aspectos. Armaduras lamelares - feitas de pequenas placas de couro fervido costuradas lado-a-lado - e couraças de couro fervido eram comuns na idade média, e protegiam apenas o torso - geralmente com uma armadura de tecido por baixo para proteger braços e pernas. De fato, gibões de peles e as "buf coats", que protegem torso, braços e coxas, eram bem menos comuns do que essas armaduras de couro que protegem apenas o torso. A Armadura de Couro do MB em termos de regra engloba todas essas variações igualmente. De fato, perceba que cada uma das categorias de armaduras do MB engloba uma gama de armaduras diferentes.
Assim, uma túnica pesada pode ser qualquer armadura de tecido, como um linothorax ou gambeson.
Uma armadura de couro pode ser um gibão de peles, uma armadura lamelar ou uma couraça de couro.
Uma Armadura Simples pode ser uma cota de malha, brigandina ou catafracta.
armadura de batalha pode ser uma loriga segmentada, couraça muscular ou placa peitoral.
Eu faria assim:
Peitoral Túnica 0.66
Peitoral Couro 1.33
Peitoral Simples 2
Peitoral Batalha 2.66
Peitoral Placas 3.33
Membros Túnica 0.33
Membros Couro 0.66
Membros Simples 2
Membros Batalha 1.33
Membros Placas 1.66
De resto, arredonda tudo pra cima (se tu tem defesa 12.5 e o inimigo tira 12 ele erra, um 12.5 é virtualmente um 13). Se quiser, também pode arrendondar o que for menor que 0.5 pra baixo e o que for maior pra cima, cê que sabe.
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