Voltar
Homofobia em Drakon?
Ver perfil anabacate

Eu estava lendo o livro básico mais uma vez para relembrar algumas regras, quando li o exemplo de teste "seduzir" e lá tem dizendo que se o alvo for do mesmo gênero do personagem, ele pode se sentir ofendido, mesmo tendo sucesso. Das primeiras vezes que eu li o livro, nem tinha pensado muito sobre isso, mas hoje me veio a mente, o que faria, em drakon, um personagem agir assim? Normalmente, pensaria "ora, ninguém gosta de ser cortejado por alguém em quem não está interessado", mas isso não é totalmente verdade. Muitas pessoas (incluso eu) acham engraçado quando alguém que não é de meu interesse vem flertar, sejam garotos ou garotas, para chegar ao ponto de ofender a pessoa tem que ser bem escrota. Então pensei, no mundo real as pessoas se sentem ofendidas se forem cortejadas por pessoas do mesmo gênero simplesmente por pensamentos homofobicos como "isso não é normal", e existem várias pessoas heterossexuais que não se sentem ofendidas, simplesmente dispensam a pessoa e pronto. Na sociedade em que vivemos a homofobia existe e tem explicação histórica para afetar tanto nossas mentes e atitudes, mas em Drakon existe uma explicação para existir? Por favor, percebam que não estou chamando ninguém de homofobico, mas sim questionando se existe homofobia em drakon e se sim, por que existiria? E antes que alguém venha dizer q isso não importa pra jogar rpg, gente, se não importasse não tinha falando sobre isso no livro de regras.

Criado em 17/02/2020 09:02:22 em Dúvidas
Comentários:
Ver perfil Kamer0o

Cara, eu n jogo em Drakon, mas vou pensar pelo meu universo, em Emirados Verdes (nome dado por um player meu) cada cultura tem seu costume, mas por exemplo, para os elfos comuns mulheres guerreiras é estranho, para os firas gays são incomuns, para os jubans os dois anteriores, mas existe as excessões mesmo nessas culturas, então não acho que homofobia seja algo que esteja enraizado no mundo, mas algo que está em algumas culturas, mas também é importante lembrar (eu pelo menos interpreto assim) esse é um mundo medieval, eles ainda estão se adaptando a algumas coisas, mas no fim cada mestre interpreta como achar que vai ser melhor pra sua mesa.

Criado em 17/02/2020 11:23:24
Ver perfil Juban Albino™

Sim, pode existir mas depende das culturas raciais/do reino onde você está. Em uns é mais aceito e outros considerado "crime".

Criado em 17/02/2020 12:28:21
Ver perfil SentokiHanta

Acho que o livro se referia à maioria dos casos, talvez baseando-se na população humana padrão de Terbryn. Mas tem algumas raças do mundo que parecem ser mais abertas a esse tipo de coisa, eu chutaria que os Levent não teriam problema nenhum com isso (mas é só um palpite, nunca se sabe).

Criado em 17/02/2020 12:37:44
Ver perfil anabacate

Entendido!
Existe alguma explicação na história de Drakon (Ou Tebryn) para esse comportamento? Sei que fica livre para o Mestre, caso entre em pauta na aventura, criar esse tipo de explicação, mas fiquei curiosa em saber se já teriam feito isso.

Criado em 17/02/2020 01:41:48
Ver perfil SentokiHanta

Não sei qual a explicação oficial no cenário, mas faz sentido quando você lembra que a cultura de Tebryn parece sofrer grande influência da Europa medieval (em sua criação), essa que sofria influência do cristianismo.
Como o homossexualismo era considerado pecado pelo cristianismo, era considerado tabu na Europa medieval. E como na criação de Tebryn os designers se inspiraram na Europa medieval, a cultura do cenário herdou essa característica.

Mas essa ainda seria uma explicação "fora do universo". (Ex: Tem um milhão de motivos para o Batman não matar, porém, "fora do universo" do personagem, foi uma decisão corporativa da DC Comics, que proibiu qualquer herói de cometer homicídio).

Criado em 17/02/2020 05:33:08
Ver perfil Axradh

Acho que homossexualidade em Drakon já foi comentada no podcast. Se não me engano em Tebryn e Parband é um fenômeno socialmente aceito, enquanto em Arkânia não o é.

Imagino que raças com dimorfismo sexual mais óbvio (Astérios, Jubans, etc) ou uma baixa taxa de natalidade (Anões) teriam maior chance de ser homofóbicos. E mesmo sem o aspecto religioso, comportamento homoafetivo (ou fora dos conformes de gênero como um todo) pode ser culturalmente recriminado, mal-visto ou apenas considerado uma estranheza.

Criado em 17/02/2020 07:13:19
Ver perfil Domenico Gay

Na verdade, foi uma escolha pobre de palavras. O problema e que o teste de Seduzir, como está no livro, precisa considerar uma série de questões biológicas por causa da multitude de tipos de criaturas inteligentes no cenário. Tivemos que cortar parte do texto final, que lidava com questões de orientação sexual porque o texto já estava grande demais - perceba que Seduzir é o exemplo de teste mais extenso no livro.
De fato, a maioria das Raças não possui qualquer tipo de "normatividade" relacionada à orientação sexual, com poucas exceções, principalmente devido ao fato de que há uma enorme quantidade de Raças diferentes no cenário, e como relações inter-raciais não produzem prole, relações homossexuais não são consideradas como "aberrações" em Drakon porque não existe uma expectativa de que um casal deva necessariamente ter filhos (de fato, adoções, mesmo de crianças de Raças diferentes dos pais, são extremamente comuns em Drakon).
Dito isso, existem, sim preconceitos raciais e de gênero em Drakon. Orcs, Astério,s Draganos e Naga são vistos como raças monstruosas em Tebryn, enquanto em Arkânia a maioria das Raças é considerada inferior e servem apenas para serem escravizadas. O mesmo acontece com orientação sexual. Orcs, Astérios, Centauros e Naga são Raças com tendências homofóbicas, por exemplo, e isso pode se refletir em indivíduos de outras Raças que interajam com eles frequentemente.

Dito isso, o trecho em questão do livro deveria ser mais claro. Qualquer criatura que esteja sendo alvo de uma tentativa de sedução, na verdade, pode se sentir ofendida - independente de gênero ou orientação sexual. Depende de como o Jogador vai representar a interação, seu resultado nos dados e da interpretação do Mestre.

Criado em 17/02/2020 07:34:58
Ver perfil Rosalind

Homosexualismo não, Homosexualidade**

Criado em 18/02/2020 12:37:04
Ver perfil SentokiHanta

Byuki, quando fizer essas correções, tenta explicar o que está errado e por quê.
Tive que procurar a diferença na internet e não fão tão fácil de achar, prova de que esse não é um conhecimento tão difundido assim.
But anyway, thanks for the tip.

Criado em 18/02/2020 02:39:24
Ver perfil Mestre Iro, o historiador

Ora, eu não gosto de ser cortejado por homens mesmo que a cantada seja boa, e mesmo assim não tenho nada contra homossexuais.

Criado em 07/10/2020 09:40:56
Ver perfil anabacate

Mestre Iro, ai é pessoal seu. Uma regra de jogo vale para todos os personagens, por mais que possa ser ignorada.
A questão não é se pessoalmente você gosta ou não se importa de ser cortejado por alguém do mesmo sexo, a questão é o personagem Homossexual ter uma desvantagem em determinada situação, que ele não teria se fosse hetero. De acordo com o Domênico a desvantagem deveria ser por interações entre espécies, mas no livro está escrito "perceba que tentar seduzir uma criatura do mesmo gênero do personagem, pode ofender o alvo MESMO QUE O PERSONAGEM TENHA SUCESSO". E no livro é dado como regra geral. Eu cortei essa regra porq todos os meus amigos que querem jogar rpg são lgbt e eu não ou dar desvantagem a eles por quererem que seus personagens os representem.
Eu sei que no livro também explica sobre interação entre espécies. Mas se em Drakon, mais precisamente Tebryn não é um lugar onde a Homofobia é normal, então esse trecho que citei nem precisava estar lá.
Se o trecho deveria ser mais claro porque não condiz com o que realmente é , então deveriam ter feito uma versão mais clara na errata.

Criado em 07/10/2020 01:44:14
Ver perfil Mestre Iro, o historiador

Eu estou falando isso porque no manual diz "Ele pode se sentir ofendido". No casos se eu fosse um NPC eu me sentiria, mas outros NPCs se sentiria lisonjeado, mas sem ter intenção sexuais.

Criado em 07/10/2020 03:18:08
Ver perfil Mestre Iro, o historiador

E descrever de forma real, que o sucesso no teste não é determinante nesse caso.

Criado em 07/10/2020 03:19:59

Você precisa estar logado para comentar.