Bom dia / tarde / noite. Tô com uma dúvida quanto à criar um MUNDO SIMPLES para aventuras. Exemplo, o mundo de caverna do dragão, etc. Quais seriam os planejamentos básicos para a montagem de um "Simple World"? Não precisa ser algo extremamente complexo, mas sim introdutório para um mestre iniciante de RPG. Outro ponto que queria levantar, é após a criação do mundo, quais os passos que poderiam ser utilizados para criar uma aventura bacana levando em consideração o sistema. Por enquanto estou na versão 2.5 mas futuramente passarei para a 3. Abs
Tenta utilizar o mundo já estabelecido de Drakon e vai dando umas características que você gostaria que tivesse, vai modificando uma coisa ou outra de acordo com sua proposta.
Criação de Mundo: Não entendi porque não usar Drakon, o cenário próprio do sistema, mas aqui vai um site bem legal pra isso se você souber inglês: http://www.web-writer.net/fantasy/days/index.html
Os planejamentos básicos na minha opinião seriam:
1) Definir quais facções influenciam este mundo (nações, guildas, etc).
2) Detalhar a área onde os jogadores começaram sua aventura (geografia, NPCs, ganchos de aventura, etc).
3) Definir o "estilo" do mundo (O quão comum é magia? Quais raças são mais dominantes e quais são mais oprimidas? Monstros são uma grande ameaça ou apenas um incomodo? Aventureiros são apenas mercenários oportunistas ou realmente são heróis da justiça? O quão acessível é informação e educação?)
Sobre a criação de aventuras, eu já fiz algumas postagens sobre o meu método (baseado nesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=N6YVpz7UM30).
No geral, acho que você poderia seguir esses 3 conselhos:
1) Garanta que a aventura possua um balanceamento entre Cenas de Combate, Cenas Sociais e Cenas de Exploração.
2) Ter poucos NPCs, mas definir bem suas personalidades e interesses. Assim será mais fácil interpreta-los e improvisar suas ações.
3) Crie problemas para os jogadores resolverem, mas não lhes dê uma única solução para ele. Deixe dicas de possíveis soluções espalhadas pela aventura, mas seja aberto a ideias completamente novas da parte dos jogadores.
Agora uma parte mais filosófica. Vou te dar umas 3 ferramentas que eu sempre uso quando mestrando:
1) Nunca pare a aventura para conferir regras. Se alguma duvida surgir, improvise/invente como a regra vai funcionar ali. Depois que a ventura acabar, ou quando vocês fizerem uma pausa, você confere como a regra é de verdade e usa a oficial na próxima vez que aquela situação ocorrer.
2) Sempre que um jogador quiser fazer algo muito maluco, pergunte a intenção do ato antes de narrar o que acontece. (Ex: Jogador - Mestre, posso fazer uma acrobacia antes de atacar? Mestre - Sim, mas com que objetivo? Jogador - Assim o inimigo vai ter mais dificuldade em defender o ataque, né?)
3) A resposta para toda pergunta de "Mestre, eu posso [insira ideia maluca aqui]?" sempre será "Sim, mas [insira complicação divertida aqui].". (Ex: Mestre - Ok, você pode tentar fazer a acrobacia, mas precisa passar num teste de Dif. 14. Se tiver sucesso ganha +2 no ataque, mas se falhar fica Caído.)
Você precisa estar logado para comentar.