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Regra de Bloqueio modificado e Desgaste de equipamentos
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A Regra diz: O Valor do bloqueio é a soma do modificador de armadura + Força + O bônus objeto + Escudo.

bônus objeto: Se o personagem segurar um objeto (Pedaço de pau, Espada, Escudo e etc…) capaz de gerar proteção contra um ataque ele recebe 5 pontos no bloqueio.

Ao ser alvo de um ataque o jogador escolhe entre bloquear ou esquivar, ao escolher bloqueio também deverá escolher qual objeto será utilizado para aparar o golpe. Digamos que o personagem use um escudo e uma espada. Caso opte pelo escudo seu bloqueio será: Força + armadura + Bônus objeto + Escudo. Caso utilize a espada: Força + armadura + Bônus objeto.

Após o sucesso do bloqueio devemos testar a durabilidade do equipamento (2d6 + FN) que efetuou a manobra, se o valor do dano aparado for maior que o RD do item . A dificuldade do teste é de acordo com a diferença da qualidade: Alta (A), Boa (B),Comum (C) e Inferior (I).

Aço – A – RD: 20

Ferro, Bronze – B – RD: 16

Cobre, Ouro – C - RD: 12

Pedra e Gemas – C – RD: 14

Prata, Chumbo e Madeira – I – RD: 6

(Informações baseadas no guia do heroi)

Mesmo material: dif 10

Material em uma posição inferior: dif 7

Material 2 ou 3 posições inferiores: Não tem teste.

Material superior: dif 12

Material 2 ou 3 posições superiores: dif 14

Em caso de falha o item perde 1 ponto de dano ou defesa. Um sucesso critico danifica a arma do oponente.

Pontos de Durabilidade

Pd = FN

Exemplos:

Claymore de Aço: Pd = FN = 5. Assim você pode Falhar até 4 vezes no teste, na quinta a lâmina ficara cega (causando dano de contusão) e perde 5 pontos de RD (podendo quebrar facilmente ) Cada falha reduz o dano em 1 ponto.

*Obs: A redução de dano não é aplicável em armas de contusão.

Escudo pequeno de madeira: Pd = FN = 1. Assim o item admite apenas uma falha, perdendo já 5 pontos de RD. Cada falha reduz sua defesa em 1 ponto. No caso de itens defensivos o menor valor atribuído ao bônus é de 1.

Na Pratica

Caso 1 - Um Orc utilizando um machado de batalha de ferro (B Pd 6) é atacado por um Humano usando uma Katana de Aço (A Pd 5). Ele escolhe bloquear o ataque e consegue um sucesso, O dano do ataque foi de 16, logo não há necessidade de teste de durabilidade.

Caso 2 - Agora o dano do ataque foi de 25, nesse caso o orc rola 2d6 + 6 precisando de um resultado maior ou igual a 12. Em caso de falha sua arma perde 1 ponto de dano.

 

Essa regra abre espaço para uma maior utilização de ferreiros, reforço de material e etc...

Ex: um objeto reforçado (geralmente escudos e armaduras) aumenta seu RD em 10 pontos e custa 25% do valor do item.

 

Criado em 05/04/2020 03:15:55 em Criações e Adaptações
Comentários:
Ver perfil AndrO

Interessante adiciona mais uma camada de dificuldade nas batalhas, mas isso não deixaria tudo um pouco mais lento?

Criado em 05/04/2020 11:44:33
Ver perfil SentokiHanta

Meu deus... Eu acho que isso não vai dar certo, más eu sou um cara aberto a coisas novas. Depois que tu usar essa regra em uma mesa me avisa, eu quero sabe no que deu.

Criado em 05/04/2020 12:18:26
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AndrO o teste não é realizado sempre, apenas se o dano for maior que o RD do item. Vou testar aqui e mando os feedbacks Sentoki.

Criado em 05/04/2020 12:32:25
Ver perfil Axradh

O bônus objeto é redundande na maioria dos casos (Tohunga,Tribal de Poder), já que o Bloqueio não é possível com estando sem arma, escudo ou armadura (que também seria uma opção à ser escolhida no comando Bloqueio).

O sistema já possui nomenclatura própria para a qualidade dos itens, que recomendo o uso. Do Guia do Herói: Baixa, Mediana, Alta, Obra-Prima.

O propósito dos Escudos é absorver os golpes e impactos, então suponho que deveriam ter um bônus (ou multiplicador?) para cumprir essa tarefa melhor que as armas.

Acho que faltou uma elaboração/clarificação a respeito de um estado "inutilizável", ou seja "perda total" dos itens. Mas imagino que ainda vá trabalhar na regra.

Concordo que a regra abriria espaço para utilização de ferreiros, mecânicas de conserto & cia, já que força essa preocupação adicional ao invés de assumir que essas coisas são feitas em "off". Cobra seu preço em tempo e espaço, mas vale como regra opcional aos interessados.

Também estou curioso e no aguardo dos resultados do teste. o/

Criado em 06/04/2020 11:24:51
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Axaradh em relação a está desarmado a habilidade brigão ou artes marciais podem preecher essa lacuna, bem observado.

No caso a escala não é pra qualidade do item é
para o material ao qual ele foi feito.

Verdade o escudo precisa de algum bônus...talvez a cada falha perca 0,5 de defesa?

A perda total é de acordo com a regra para atacar objetos no guia do herói. Faltou escrever mesmo :/

Vou passar os feedbacks e se vcs tiverem algo a acrescentar podem falar que eu vou testando aqui na mesa. Meus players são top demais!

Criado em 06/04/2020 09:18:44
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Até o momento tá de boa, ngm reclamou na mesa.

Criado em 14/04/2020 04:44:21
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Infelizmente não deu certo, deixou a batalha mais lenta e com cálculos desnecessários. vou buscar outra alternativa para os ferreiros :)

Criado em 03/06/2020 02:55:45
Ver perfil SentokiHanta

Eu não quero ser aquele cara que diz "eu falei", mas... XD

Criado em 03/06/2020 07:01:25

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