A Regra diz: O Valor do bloqueio é a soma do modificador de armadura + Força + O bônus objeto + Escudo.
bônus objeto: Se o personagem segurar um objeto (Pedaço de pau, Espada, Escudo e etc…) capaz de gerar proteção contra um ataque ele recebe 5 pontos no bloqueio.
Ao ser alvo de um ataque o jogador escolhe entre bloquear ou esquivar, ao escolher bloqueio também deverá escolher qual objeto será utilizado para aparar o golpe. Digamos que o personagem use um escudo e uma espada. Caso opte pelo escudo seu bloqueio será: Força + armadura + Bônus objeto + Escudo. Caso utilize a espada: Força + armadura + Bônus objeto.
Após o sucesso do bloqueio devemos testar a durabilidade do equipamento (2d6 + FN) que efetuou a manobra, se o valor do dano aparado for maior que o RD do item . A dificuldade do teste é de acordo com a diferença da qualidade: Alta (A), Boa (B),Comum (C) e Inferior (I).
Aço – A – RD: 20
Ferro, Bronze – B – RD: 16
Cobre, Ouro – C - RD: 12
Pedra e Gemas – C – RD: 14
Prata, Chumbo e Madeira – I – RD: 6
(Informações baseadas no guia do heroi)
Mesmo material: dif 10
Material em uma posição inferior: dif 7
Material 2 ou 3 posições inferiores: Não tem teste.
Material superior: dif 12
Material 2 ou 3 posições superiores: dif 14
Em caso de falha o item perde 1 ponto de dano ou defesa. Um sucesso critico danifica a arma do oponente.
Pontos de Durabilidade
Pd = FN
Exemplos:
Claymore de Aço: Pd = FN = 5. Assim você pode Falhar até 4 vezes no teste, na quinta a lâmina ficara cega (causando dano de contusão) e perde 5 pontos de RD (podendo quebrar facilmente ) Cada falha reduz o dano em 1 ponto.
*Obs: A redução de dano não é aplicável em armas de contusão.
Escudo pequeno de madeira: Pd = FN = 1. Assim o item admite apenas uma falha, perdendo já 5 pontos de RD. Cada falha reduz sua defesa em 1 ponto. No caso de itens defensivos o menor valor atribuído ao bônus é de 1.
Na Pratica
Caso 1 - Um Orc utilizando um machado de batalha de ferro (B Pd 6) é atacado por um Humano usando uma Katana de Aço (A Pd 5). Ele escolhe bloquear o ataque e consegue um sucesso, O dano do ataque foi de 16, logo não há necessidade de teste de durabilidade.
Caso 2 - Agora o dano do ataque foi de 25, nesse caso o orc rola 2d6 + 6 precisando de um resultado maior ou igual a 12. Em caso de falha sua arma perde 1 ponto de dano.
Essa regra abre espaço para uma maior utilização de ferreiros, reforço de material e etc...
Ex: um objeto reforçado (geralmente escudos e armaduras) aumenta seu RD em 10 pontos e custa 25% do valor do item.
Interessante adiciona mais uma camada de dificuldade nas batalhas, mas isso não deixaria tudo um pouco mais lento?
Meu deus... Eu acho que isso não vai dar certo, más eu sou um cara aberto a coisas novas. Depois que tu usar essa regra em uma mesa me avisa, eu quero sabe no que deu.
AndrO o teste não é realizado sempre, apenas se o dano for maior que o RD do item. Vou testar aqui e mando os feedbacks Sentoki.
O bônus objeto é redundande na maioria dos casos (Tohunga,Tribal de Poder), já que o Bloqueio não é possível com estando sem arma, escudo ou armadura (que também seria uma opção à ser escolhida no comando Bloqueio).
O sistema já possui nomenclatura própria para a qualidade dos itens, que recomendo o uso. Do Guia do Herói: Baixa, Mediana, Alta, Obra-Prima.
O propósito dos Escudos é absorver os golpes e impactos, então suponho que deveriam ter um bônus (ou multiplicador?) para cumprir essa tarefa melhor que as armas.
Acho que faltou uma elaboração/clarificação a respeito de um estado "inutilizável", ou seja "perda total" dos itens. Mas imagino que ainda vá trabalhar na regra.
Concordo que a regra abriria espaço para utilização de ferreiros, mecânicas de conserto & cia, já que força essa preocupação adicional ao invés de assumir que essas coisas são feitas em "off". Cobra seu preço em tempo e espaço, mas vale como regra opcional aos interessados.
Também estou curioso e no aguardo dos resultados do teste. o/
Axaradh em relação a está desarmado a habilidade brigão ou artes marciais podem preecher essa lacuna, bem observado.
No caso a escala não é pra qualidade do item é
para o material ao qual ele foi feito.
Verdade o escudo precisa de algum bônus...talvez a cada falha perca 0,5 de defesa?
A perda total é de acordo com a regra para atacar objetos no guia do herói. Faltou escrever mesmo :/
Vou passar os feedbacks e se vcs tiverem algo a acrescentar podem falar que eu vou testando aqui na mesa. Meus players são top demais!
Até o momento tá de boa, ngm reclamou na mesa.
Infelizmente não deu certo, deixou a batalha mais lenta e com cálculos desnecessários. vou buscar outra alternativa para os ferreiros :)
Eu não quero ser aquele cara que diz "eu falei", mas... XD
Você precisa estar logado para comentar.