Eu e minha mesa dividimos criar uma campanha sobre pirataria, porém nós estamos tendo uma certa dificuldade nós combates navais, alguém tem umas regras adicionais pra combate naval
Vou fazer algumas perguntas, só pra ter um contexto melhor.
1) Os barcos possuem canhões ou são medievais mesmo?
2) O grupo todo é treinado em navegação ou não?
Independente, parte do problema é fazer com que todos sejam uteis no combate.
Poderíamos ter um jogador responsável por pilotar o navio, fazendo testes para esquivar de obstáculos e de fogo inimigo.
Poderíamos ter jogadores responsáveis pela artilharia, fazendo testes para acertar disparos voleios (sejam de flechas ou balas de canhão) a navios inimigos.
Poderíamos ter um jogador no mastro, fazendo testes para localizar navios inimigos e obstáculos - podendo marcar um alvo por turno, dando um bônus a qualquer teste de ataque ou esquiva relacionado à aquele alvo por 1 turno.
Poderíamos ter um jogador como capitão, fazendo testes para motivar a tripulação e manter a ordem - ele poderia dar 1 ordem por turno, dando um bônus em testes que cumprissem essa ordem e penalidades e testes que quebrassem essa ordem (Ex: "Capitão - Disparem no navio a bombordo!" Qualquer personagem que disparasse contra esse navio receberia +2 no teste, qualquer personagem que decidisse desobedecer a ordem e atirar em um navio a estibordo receberia -2 no teste).
E poderíamos ter jogadores responsáveis por manter a embarcação funcionando, fazendo testes para costurar velas e consertar buracos.
Sobre os navios, eu daria uns pontos de vidas para eles baseando-se no tamanho (Pequeno: 100/ Médio: 200/ Grande: 300) e diria que o tamanho influencia os testes de pilotagem (Pequeno: +2/ Médio: 0/ Grande: -2) para esquivar-se de disparos e obstáculos.
Se você quiser dar uma Defesa para o navio ao invés de pedir por testes de esquiva, eu usaria essa fórmula: Defesa = 8 + Agilidade do Piloto + Bônus de Tamanho
cara da uma olhada no guia do pirata que eu criei talvez poça te ajudar
SentokiHanta os navios usam canhões e são basicamente navios do período das grandes navegações. E quanto trabalho dos tripulantes eu pedi aos jogadores durante a criação de personagens que escolhessem seus papéis na tripulação e eles escolheram as seguintes cargos: médico (Cuida da tripulação), carpinteiro (conserta o barco), capitão (comanda a tripulação)
Acho que o problema é que vocês pensaram em cargos mais gerais, que são importantes para a tripulação no geral, mas não especificamente em combate (Ex: Médico - É importante para manter a saúde dos tripulantes em dia e para cuidar dos feridos após combate, mas durante o combate em si não é muito útil).
Acho que vocês poderiam fazer com que todos os jogadores possuíssem dois cargos. Um "Cargo Geral" (Ex: Cartografo, Capitão, Carpinteiro, Médico, Pescador, Imediato, Batedor, etc.) e um "Cargo de Combate" (aqueles que eu falei).
Eu tenho um mecânica de combate navais, porem não esta 100% completa. Segue o link se tiver interesse:
Regras) https://drive.google.com/open?id=1mxdSrfrqSOsB0I1hWLiQ5B1OicnHY7X4
Ficha) https://drive.google.com/open?id=1-XEE-3qYRiMS7oZcGqNBTvqeTh9KCc_u
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