Pontos de vida: F × 10 + 30 Exemplo : F:3 ×10 = 30 +30 = 60 Então um humano por exemplo teria esses pvs Pontos de mana : V×10+30 Exemplo: V:3 ×10 = 30 +30 = 60 Assim conjuradores teriam geralmente mais mana do q vida e combatentes como o guerreiro teria mais vida . Eu pois +30 pra ficar mais perto do manual porém na minha mesa eu uso apenas +20 Visão passiva 8+INT Serviria pra perceber certas coisas q geralmente pressizao de tetes ,aí não ia ser mais pressiso E também pode ser usado como o número alvo de npcs ou personagens mesmo em barganha e furtividade
Acho interessante a ideia da percepção passiva, mas eu somaria com a INT 3 pontos para cada dado que aquele ser rolaria num teste de percepção. Assim um ser que tem sentidos apurados, teria 9 + INT de percepção passiva, por exemplo. Sobre a regra dos PVs, uso sempre 30 PVs iniciais quando vou mestrar, nunca curti muito a ideia de um halfling feiticeiro no nível 1 resistir a tanto dano quanto um Rinoceronte
Sobre a percepçao passiva vc tá certo , qual quer bônus de percepçao é somado 1 , como os olhos de Águia , sentidos apurados etc
Já nos pvs eu pus 30 só pra igualar o manual mas eu mesmo uso apenas 20 ou 15 na minha mesa , do mesmo modo q a mana pois eu acho que um feiticeiro tem que ter mais mana do q um guerreiro por exemplo
Se isso serve na mesa de vocês, go ahead.
Mas cálculos, principalmente de pegar um atributo e multiplicar por um valor fixo e assim chegar noutro valor é algo que o MB evita justamente pra agilizar e descomplicar.
Do jeito que tá tem gente que reclama que não é simples e "resume" o sistema, quando ver que precisa calcular pra saber vida/mana vão achar que é sistema d20.
Aumentar a mana/vida é algo que como mestre você pode dar a liberdade pros jogadores. Ao invés dos 60/60 tu pode permitir 70/50 e 50/70 pra dar mais liberdade de "customização".
Quanto a "visão passiva", a sua ideia é basicamente o mesmo que Determinação (só que fixada a Inteligência), que pra mim não parece de todo ruim, mas ai habilidades que adicionem dado ao invés de um bônus "x" só seriam úteis em testes e não na visão passiva. Eu preferia não mexer nessa parte, justamente pra não ter que rever o balanceamento do sistema.
Mas como disse antes, se funciona na sua mesa, continue.
Acho que você seu método tem uma falha: O MB pressupõe que você só vai ganhar PVs e PMs subindo de nível, mas pela sua formula um jogador poderia ganhar esses pontos colocando pontos de atributo em For e Von. Logo, usando a sua regra, o personagens teriam mais Vida e Mana do que eles tem no sistema normal - podendo assim tomar mais porrada e usar mais habilidades ação do que o normal.
Enfim, essa fórmula na verdade é:
PV/PM = 30 + 10 * For/Von + 5/10 * Nível
Como eu solucionaria isso? Simples, apenas deixe os jogadores decidirem se querem tirar de 10 a 20 pontos de um pra botar no outro no Nível 1. Assim a quantidade máxima de PVs e PMs do sistema se mantem e a galera poderá ter mais customização com os personagens.
A ideia da percepção passiva realmente legal
O Lance do PV/PM acaba que cai na falha que o Sentoki apontou no final os personagem vão acabar tendo muito mais PV/PM que o sistema original descreve...
A ideia do Sentoki de deixa o jogador transferir 20 Pontos de um status para outro parece bem mais equilibrada do que utilizar os atributos para isso...
Então pessoal , sobre o poblema do PV e PM , é q na verdade eu não expliquei direito , esse cálculo é feito apenas na criação do personagem , e as subidas de ATRIBUTOS não interfere no pontos depois
E a ideia da percepção passiva q pra quando por exemplo os jogadores estão numa masmorra e de vezes o mestre ter q ficar pedindo teste pra achar armadilhas demora muito e com a percepçao passiva já é automático
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