Eu sempre tive (E ainda tenho) um sério problema com cenários de RPG com excesso de raças antropomórficas (Ou seja, homens-animais). Tenho uma incrível dificuldade em me imergir quando meu grupo consiste em um homem-raposa, um homem-leão, um homem-pássaro e por ai vai. Acaba que eu me sinto nos X-Men e não dentro de um cenário de fantasia medieval.
Tenho algo contra raças antropomórficas? Não, Khajiits e Jubans são incríveis ao meu ver. Meu problema é apenas com o excesso de tal, o ser humano já é incrivelmente complexo. Porque não explorar essa complexidade no RPG?
Então, você passam por algo do tipo? Ou essa é uma chatice exclusiva minha? Gostaria da opinião de outras pessoas para me desenvolver melhor como mestre.
Enfim, fica ai a questão.
Acho que justamente por sermos humanos, explorar ainda mais os humanos num cenário fantasioso é meio "meh" na minha opinião. E olha que, apesar do meu nick, eu geralmente acabo jogando de humano na maioria massiva das vezes.
E não, não deve ser de fato "algo contra", vai ver tu só não fica confortável mesmo, não é tua vibe. Relaxe quanto a isso, tem Portador que não curte as raças animalescas, tem gente que não gosta de Elfo, que não gosta de Anão, de Orc, que acha bobeira ter Centauro ou raças aquáticas porque elas são problemáticas. Sempre vai ter alguém que não gosta de algo, nem sempre o não gostar é ter algo contra, só não é do teu agrado. Tipo eu, que não curto Elfos e nem por isso os trato de forma ruim, só nunca vou jogar usando a raça.
Eu acho raças antropomórficas preguiçosas, mas dá pra viver. Só não entendo muito bem a explicação. Não é nem como se eles tivesse "evoluído" dos bicho, os deuses só olharam e pesaram "Putz, tô sem ideia. Pega aquele bicho que já existe, faz ele andar em duas patas e dá um cérebro pra ele"
E pra quem vier me dizer "Ah, mas se for assim humano é a mesma coisa. Que vem do macaco e bla bla bla"
Primeiramente, não. Segundamente, mesmo se fosse o caso, uma raça "primata" seria BEM diferente - um negócio estilo Rei Macaco mesmo.
Mas na moral, não vejo como isso tiraria a imersão. Existem muitos mundos de fantasia que usam esse tropo, então who cares? Tipo, sinceramente, como que você vê um paladino leão e pensa "Nah, isso não é fantasia medieval"?
Ah, another thing.
Sobre os humanos. Primeiramente, são a melhor raça. Segundamente, por mim podia fazer um cenário só de humanos ou um RPG onde eles fossem a única raça jogável que eu ia achar massa do mesmo jeito.
Então Sentoki, não estou dizendo que um Paladino Leão não faça sentido em um universo de fantasia medieval. Mas leve em conta que existem inúmeros "Climas" dentro do gênero de fantasia medieval. Vamos usar como exemplos videogames que é algo mais corriqueiro hoje em dia. A pegada do cenário de Dark Souls é completamente diferente de WOW, mesmo os dois cenários compartilhando o tema de fantasia medieval.
Faça o seguinte, imagine Senhor dos Anéis... Agora imagine Aragorn como um Juban, Legolas como um Tailox, Gimli como um Mahok e os Hobbits como Hammelins (Desculpa escrever os nomes errados, não sou familiarizado com eles). A identidade do universo mudou, mas continua sendo fantasia medieval.
Meu problema é apenas com o excesso de raças antropomórficas e isso é mais comum do que parece. Quando há esse excesso, minha imersão se quebra um pouco. Ao meu ver raças antropomórficas funcionam melhor como uma exceção a regra, algo exótico. Mas isso acaba se tornando A REGRA na formação de certos grupos. Por isso digo que acabo me sentindo mais nos X-Men do que em uma história de fantasia medieval.
Enfim, opiniões são lindas. Viva a pluralidade de opiniões :D
Só passei pra dizer pro Sentoki: Anões >>>>>>>> Humanos
E eu compartilho de sua opinião, Abrahan. Parece um pouco estranho as vezes mesmo, mas algo que realmente me incomoda são humanos variantes - Tipo Firas e Aesir. São bem dizer humanos, tem aparencia completamente humana, só muda um ou outro detalhe sutil (tanto que antes de aprender os nomes eu chamava os Firas de Árabes e os Aesir de nórdicos, não estando completamente errado)
Só me parece meio "Excuse-me, What the F***????" Me parece só...sei lá, falta de criatividade (Apesar de eu gostar de jogar de Aesir. Enfim, a hipocrisia)
Abrahan, até agora nunca tive um humano em minha mesa, e eu mesmo sou fanático com Jubans, mas mesmo assim dependendo da criação dos personagens eu aviso meus jogadores sobre as consequências, por exemplo meu irmão joga como um Juban, com antecedente nobre, e ele concordou com o contraponto que isso não é comum em Tebryn e alguns PDMs podem questionar a palavra dele, por exemplo deixando de fora qualquer cortesia por não acreditar que ele é realmente importante. Enquanto a parceira dele sendo uma Elfa tem mais facilidade em ser aceita. Claro que balanceei bem para não ficar muito injusto.
Primeiramente Humanos são a Raça mais forte dentro do sistema por causa da sua versatilidade e afins, e explorar mais eles fica meio... Broken.
Segundamente como o Juban tinha falado, talvez não seja muito sua vibe com essas de varias raças antropomórficas, já que muitas pessoas quando veem o sistema ficam encantado com a quantidade de raça que o sistema tem, já devo incluir que teremos mais raças antropomórficas só pra deixar o alerta, recomendo dar uma lida bastante nas questões de cada Raça antropomórficas (isto é, a Cultura) essas raças tem uma cultura muito divertidas e interessante que podem sim ser muito bem exploradas tanto por jogador e também pelo mestre.
Recomendo dar uma olhada nos podcasts do Mighty Blade, a MightyCast para mais detalhes.
E para o Sin of Greed: isso para você, já que o gráfico que eu fiz uma vez (que ainda está rolando) mostra que boa parte dos jogadores acaba gostando mais dos humanos do que as outras raças. Sim o humanos lideram o placar da raça favorita do sistema logo depois vem os Jubans e depois os elfos.
Vamos lá... Primeiramente, levem em conta que essa é apenas a minha opinião. Não é uma palavra final nem um regra, é apenas como eu prefiro que sejam os cenários nas minhas mesas.
Greed concordo contigo, Anões>Que qualquer raça KKK'.
Nitsoa por mais ampla e bem feita que seja sua pesquisa, ela nunca vai se adequar para a realidade absoluta de todas as mesas. Como já virou meu bordão "Cada caso é um caso". Nunca quis inferiorizar as raças antropomórficas e dizer que elas são rasas, há sim a possibilidade de criar personagens incrivelmente complexos dentro de qualquer raça antropomórfica. Apenas acho estranho o excesso delas, sou daqueles chatos que prefere um mundo mais Tolkieniano bem básico. Com Humano, Anões, Elfos e Orcs. Gosto de usar raças antropomórficas como exceção a regra, algo distinto e exótico. E os jogadores que as utilizarem nas minhas mesas devem estar ciente de que ter um personagem exótico fará com que você seja visto de outra forma pelo povo comum.
E sobre os humanos serem versáteis e fortes, que por consequências os fazem quebrados... Sim, isso pode acontecer. Seeeee... Você for um player mais focado na mecânica do sistema do que no roleplay num geral. Acredito que criar dificuldades para o seus personagem seja o melhor caminho para ter um personagem memorável. Eu nunca levo em conta se a raça casa com a classe por exemplo, apenas crio algo que me vem na cabeça porque acho interessante. Se ele vai ou não ser bom e combate para mim é o de menos.
No que diz respeito a cenário, um que me agrada muito é o de Skyrim (Não de Elder Scrolls, apenas de Skyrim em si). No qual há uma enorme gama de raças dentro do próprio ser humano, há variantes de elfos e uma ou outra raça antropomórfica peculiar.
Enfim, novamente reitero que essa é apenas a minha opinião. Ninguém precisa concordar. Mas gostaria de ouvir oque vocês tem a dizer sobre isso :D
A pesquisa é para descobrir qual raça/classe/caminho que jogadores mais gostam dentro do sistema (seria mais um negocio para ver quais o pessoal mais gosta dentro do sistema).
Sobre a questão do Skyrim sim acho que deveria ter algo do tipo pelos menos um Drow ou algo semelhante a isso. Mas também só lembrando que o MB também conta com bastante que não são seres antropomórficas, exemplos: Aesir, Anões, Elfos, Firas, Faens, Goblins, Humanos, Mahoks, Metadilios, Orcs.
Deixando essa questão um pouco mais equilibrada essa questão de ter mais seres antropomórficos do que humanos.
Concordo plenamente Abrahan, mas Drakon não é Dark Souls. Como o cenário é uma fantasia bem pra cima, acho que as raças antropomórficas se encaixam. Também acho um erro comparar Drakon com a Terra Média, mas cada um tem o seu "nível de tolerância a furries" então.... XD
(PS: Acho que elas se encaixariam também em um cenário mais Grim Dark, mas de um jeito diference. Tipos Scaven - AKA Ratmen - de Warhammer Fantasy)
Sin of Greed, sobre as raças que são "só um pouco diferentes dos humanos". Rapaz, concordo quando se fala de cultura, mas não quando se fala de fisionomia. Elfos e anões são praticamente isso, humanos com orelhas pontudas e humanos baixinhos. Diria até que quando comparados com Aesires e Firas, os elfos e anões são mais humanos dos que ambos. Mas, concordo que fazer a cultura deles ser tão inspirada assim em culturas humanas já existentes não é tão legal. Achei que a ideia toda de raças de fantasia é que elas poderiam ter cultura inconcebíveis ou alienígenas a nós, afinal, o que impede um humano de ser um viking? Nada. Inclusive, nós eramos os vikings!
E sobre "explorar mais o humano", não vejo porque isso teria que ser algo mecânico. Acho que o que ele quis dizer foi explorar mais as diferentes culturas e povos humanos dentro e fora de Tebryn, além das virtudes e vícios da raça em si. Tudo que a gente tem é Tebryn, o nosso reino medieval europeu padrão - não que não seja bem escrito, mas eu não chamaria de "inovador".
Sentoki, em nenhum momento eu quis afirmar que a existência de raças antropomórficas em Drakon não faz sentido. Eu apenas perguntei a opinião de vocês se o excesso de raças antropomórficas os incomodava ou se era uma chatice exclusiva minha.
Apenas não concordo quando você diz que um paladino leão não poderia quebrar a imersão de alguém. Sim, um paladino leão remete a fantasia medieval. Porém em um cenário com um "feeling" diferente. E eu tenho uma enorme dificuldade de imersão quando a o excesso de raças antropomórficas, a tal "tolerância a furries".
E eu não vejo o porque de MB ter que ser limitado a Drakon. É um sistema é amplo que naturalmente acaba sendo muito adaptável para a realidade de diversos cenários. De Dark Souls a Skyrim, da Terra Média a Ghanor, das Cruzadas aos Bandeirantes e diria até que do Steampunk ao Cyberpunk (Com muito estudo e playtest). Ao meu ver MB consegue ser a base para diversos cenários e temas. Oque faz dele o meu sistema favorito.
Enfim, grato pela opinião de todos :D
Eh, ele até pode ser adaptado pra diversos cenários e tal... Mas ele ainda foi feito pra se encaixar melhor em Drakon. O sistema de magia que o jogo usa, por exemplo, é diferente do sistema de magia existente em Forgoten Relms, Grey Hawk, Skyrim e Terra Média.
Sem falar que no MB existe o conceito de Mana e de Poções de Mana, coisa que não existe nem em Forgoten e nem na Terra Média.
O fato é que MB, assim como quase todo sistema, foi feito com um tipo/estilo de jogo em mente.
O conceito de mana parece bem parecido com a Trama de Forgotten Realms, e o sistema de runas parece semelhante ao de Runeterra, falar a verdade Sentoki (ou eu estou ficando doido, também pode ser xP)
Abrahan, eu adoraria saber que cenário é esse, Ghanor
Greed, não sei se você é familiar com o Nerdcast, o podcast do Jovem Nerd. Dentro das centenas de episódios eles fazem os especiais de RPG, episódios no qual eles jogam RPG de mesa. Já houve uma trilogia Medieval, uma Cyberpunk e atualmente eles estão indo para o quarto episódio de Call of Cthulu.
A trilogia medieval se passou em um universo autoral do Jovem Nerd, a tal Ghanor. Desse universo nasceu um Guia Ilustrado e uma série de fantasia medieval intitulada A Lenda de Ruff Ghanor, que atualmente está no seu terceiro livro.
Não é um cenário de fato de RPG, escrito e pensando para funcionar com algum sistema específico. Porém, meu intuito em citá-lo foi afirmar que MB pode existir em qualquer cenário que o mestre se propor a adaptar.
Enfim, cuidado com a Ganância maninho KKK'. E valeu por interagir :D
Similar não é igual. Cê pode achar 200 sistemas que são similares em um ou dois aspectos, mas difícil achar um igual.
Tem que lembrar também que em Forgoten tu nem faz teste para soltar a magia, o conjurador não tem que fazer teste pra "evitar se embaralhar com os componentes". Em compensação, lá as magias não são instantâneas e podem ser esquivadas por pessoas habilidosas o suficiente.
E lá eles usas Spell Slot, não Pontos de Mana. Não existe "Poção de Spell Slot". Se tu consegue castar 3 Bola de Fogo por dia, tu só casta 3 Bola de Fogo por dia. No MB tu pode Castar 2 Bola de Fogo + 2 Inflamar e ainda bebe uma Poção de Mana pra castar mais.
PS: Que dá pra adaptar pra qualquer cenário dá, mas pra alguns esse processo é mais fácil do que pra outros. Falo isso porque já adaptei MB pra uma penca de cenário e na maioria das vezes acabo por preferir abrir mão da acuraria ao cenário em pro de manter o sistema intacto - já que as vezes pra manter tal acurácia eu teria que reescrever algumas mecânicas do zero.
Justamente Sentoki, você adapta oque não quer dizer exatamente traduzir as mecânicas. Com cenário eu me refiro a ambientação das cidades, povos, crenças, monstros e por ai vai.
Por exemplo, atualmente estou mestrando uma mesa que se passa em Skyrim. Porém, mecanicamente é 100% MB. Se você tenta moldar o sistema ao cenário, normalmente nascem os erros. Mas quando você adapta o cenário ao sistema, as coisas tendem a fluir.
A magia do RPG de mesa é que ele pode funcionar como você bem entender, não há limites. E isso que faz ele ser o melhor jogo do mundo. Enfim, grato pela atenção de todos :D
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