Voltar
Regra pra ataque desarmado
Ver perfil SentokiHanta

No RPG Mekton Zeta os robos gigantes tem partes (cabeça, torso, braços, pernas), onde você pode escolher mirar em uma parte específica (nesse caso a dificuldade aumenta, como no MB). Porém existem uma regra extra: ataques desarmados (socos e chutes) não sofrem penalidade quando possuem alvos específicos. 

Por que não fazer o mesmo no MB? Claro, não é pra acertar no olho nem nada, mas coisa básica: cabeça, torso, braços ou pernas.

Primerio que, na vida real, acertar um membro específico não é tão difícil. Chutar a perna, socar a cabeça ou atacar o torso é bem normal - cada um com um objetivo específico. (Ex: Cabeça atordoa ou nocauteia, torso empurra ou tira o fôlego e perna derruba ou desestabiliza).

Segundo que isso resolveria o que eu gosto de chamar de "O Problema da Briga de Bar", caracterizado pelo jogador que desafia alguém pra uma porradaria - desarmado e 1vs1. Aí supomos o personagem padrão Nível 1. Nenhum dos dois tem Combate Com Duas Armas, então é só 1 ataque por turno mermo. Os dois tem de 60 PVs pra cima e causam por volta de 4 pontos de dano por golpe quando acertam. Mesmo acertando todas as porradas, esse combate vai durar uns 15 turnos até um marmanjo derrubar o outro. Isso não é nem o problema, o problema mesmo é que nem tem muito o que fazer. Os cara vão ficar um olhando pra cara do outro rolando e dizendo "Eu ataco" a cada turno.

Outra parada interessante que dá pra tirar do Mekton é o "Ataque Nocauteador". Literalmente um ataque com objetivo de derrubar e não de causar dano. Acho que no MB funcionaria mais ou menos assim, tu faz um teste de ataque, se acertar o cara precisa fazer um teste de Força com Dificuldade 12 ou 8 + For do atacante. Se o cara falhar, ele fica incosciênte por alguns segundos - talves uma quantidade de turnos igual a 10 - Força. Só o suficiênte pra decidir vencedor da luta, pra o guerreiro se aproveitar e pular em cima do cara no chão ou pro ladino correr pra dentro do castelo. O cara não é considerado Por 1 Fio, então não dá pra matar o maluco instataneamente, e qualquer dano que sofra faz ele acordar.

Enfim, o que acham das ideias? Não foque muito em "Do jeito que tu falou vai quebrar o jogo", isso aí é só eu chutando uns número como exemplo de como "poderia" funcionar. Sinta-se livre pra apresentar uma maneira de implementar essas mecanicas de maneira menos quebrada. Talvez tu ache que a penalidade de ataques desarmados a alvo específico podia ser +3 ao invés de +0 ou quem sabe o teste pra não evitar nocaute seja dificuldade 8, sei lá. Manda aí teu ponto de vista.

Criado em 08/09/2020 02:59:39 em Assuntos Gerais
Comentários:
Ver perfil Sin of Greed

Cara, eu achei a ideia muito interessante, talvez com os playtests certos e arrumações nos números até seja usável de forma equilibrada.

Não tem muito o que falar, só que, com essa regra, deveria ir uma classe desarmada - estilo Lutador ou Monge mesmo - especializado em brigas desarmadas, e em como tirar vantagem de estar sem armas (seria uma classe que você nem precisaria gastar muito gold, a sua arma seria você mesmo)

Criado em 08/09/2020 03:09:34
Ver perfil Leviathan (Shadow)

Achei uma ótima ideia, eu mesmo vou dar uma olhada em como fica justo e adicionar na minha mesa para testar. Eu sempre ficava em dúvida em como um player faria para entrar no castelo/caverna ou o que for sem ser percebido, já que mesmo os danos mais altos não matam os seres inteligentes que poderiam durante o combate gritar ou soar um alarme com uma corneta ou flecha de alarme. Esse recurso é muito útil para todos que não tem foco combatente.

Criado em 10/09/2020 11:53:18

Você precisa estar logado para comentar.