No RPG Mekton Zeta os robos gigantes tem partes (cabeça, torso, braços, pernas), onde você pode escolher mirar em uma parte específica (nesse caso a dificuldade aumenta, como no MB). Porém existem uma regra extra: ataques desarmados (socos e chutes) não sofrem penalidade quando possuem alvos específicos.
Por que não fazer o mesmo no MB? Claro, não é pra acertar no olho nem nada, mas coisa básica: cabeça, torso, braços ou pernas.
Primerio que, na vida real, acertar um membro específico não é tão difícil. Chutar a perna, socar a cabeça ou atacar o torso é bem normal - cada um com um objetivo específico. (Ex: Cabeça atordoa ou nocauteia, torso empurra ou tira o fôlego e perna derruba ou desestabiliza).
Segundo que isso resolveria o que eu gosto de chamar de "O Problema da Briga de Bar", caracterizado pelo jogador que desafia alguém pra uma porradaria - desarmado e 1vs1. Aí supomos o personagem padrão Nível 1. Nenhum dos dois tem Combate Com Duas Armas, então é só 1 ataque por turno mermo. Os dois tem de 60 PVs pra cima e causam por volta de 4 pontos de dano por golpe quando acertam. Mesmo acertando todas as porradas, esse combate vai durar uns 15 turnos até um marmanjo derrubar o outro. Isso não é nem o problema, o problema mesmo é que nem tem muito o que fazer. Os cara vão ficar um olhando pra cara do outro rolando e dizendo "Eu ataco" a cada turno.
Outra parada interessante que dá pra tirar do Mekton é o "Ataque Nocauteador". Literalmente um ataque com objetivo de derrubar e não de causar dano. Acho que no MB funcionaria mais ou menos assim, tu faz um teste de ataque, se acertar o cara precisa fazer um teste de Força com Dificuldade 12 ou 8 + For do atacante. Se o cara falhar, ele fica incosciênte por alguns segundos - talves uma quantidade de turnos igual a 10 - Força. Só o suficiênte pra decidir vencedor da luta, pra o guerreiro se aproveitar e pular em cima do cara no chão ou pro ladino correr pra dentro do castelo. O cara não é considerado Por 1 Fio, então não dá pra matar o maluco instataneamente, e qualquer dano que sofra faz ele acordar.
Enfim, o que acham das ideias? Não foque muito em "Do jeito que tu falou vai quebrar o jogo", isso aí é só eu chutando uns número como exemplo de como "poderia" funcionar. Sinta-se livre pra apresentar uma maneira de implementar essas mecanicas de maneira menos quebrada. Talvez tu ache que a penalidade de ataques desarmados a alvo específico podia ser +3 ao invés de +0 ou quem sabe o teste pra não evitar nocaute seja dificuldade 8, sei lá. Manda aí teu ponto de vista.
Cara, eu achei a ideia muito interessante, talvez com os playtests certos e arrumações nos números até seja usável de forma equilibrada.
Não tem muito o que falar, só que, com essa regra, deveria ir uma classe desarmada - estilo Lutador ou Monge mesmo - especializado em brigas desarmadas, e em como tirar vantagem de estar sem armas (seria uma classe que você nem precisaria gastar muito gold, a sua arma seria você mesmo)
Achei uma ótima ideia, eu mesmo vou dar uma olhada em como fica justo e adicionar na minha mesa para testar. Eu sempre ficava em dúvida em como um player faria para entrar no castelo/caverna ou o que for sem ser percebido, já que mesmo os danos mais altos não matam os seres inteligentes que poderiam durante o combate gritar ou soar um alarme com uma corneta ou flecha de alarme. Esse recurso é muito útil para todos que não tem foco combatente.
Você precisa estar logado para comentar.