Senhores, há uma nova errata do Guia Básico disponível na área de download do site. A errata nova traz algumas alterações nas regras do sistema, e serve como uma pequena revisão do sistema.
Notavelmente, houveram as seguintes alterações:
Revisões dos benefícios das Habilidades Guerreiro de Aço 1 e 2, para torna-las mais atrativas.
Brigão recebeu uma revisão para permitir ataques desarmados sem recair na regra de Inaptidão.
Braços Extras 2 foi removida do sistema, e Braços Extras 1 foi modificada para Braços Extras, alterando seus benefícios.
Aqueles que têm a versão anterior da errata descartem o arquivo e baixem a versão nova, que passará a ser considerada oficial e em efeito imediato. Responderemos dúvidas aqui no fórum de acordo com a versão atualizada da errata daqui para adiante.
Esperamos que as modificações agradem a todos e melhorem sua experiência com o Mighty Blade!
Yeah boy! That's what I'm talking about!
Oqueeee, Nerfaram os mahoks.
Nessa versão nova, tem como criar agua benta? Pq as versoes mais antigas tinham, e na 3 ediçao a habilidade que fazia isso agora só serve pra arma e armadura.
Essas alterações vao estar no pdf? pq baixei aqui e as atualizações não foram feitas.
Ta nas erratas
isso eu vi mas a pergunta é se vão atualizar o pdf do manual básico com essas alterações, pq é ruim ter q ficar com dois pdfs alternando entre um e outro
Eronius, para criar Água Benta, e só conjurar Abençoar Objeto sobre um recipiente de água. A água contida nele vai ser considerada água benta, e vai causar 6 de dano - já que água aspergida não causa dano algum - sobre mortos-vivos, demônios e espíritos.
João Alexandre Silva de Lima, como a versão mais atual da errata também inclui algumas revisões de regras, elas ainda não foram incluidas no .pdf do Guia Básico porque elas exigem algumas modificações significativas no texto, e nosso diagramador está ocupado no momento com a preparação do Guia do Vilão. Mas uma versão revisada do Guia Básico digital deve ser terminada em breve. Avisaremos quando as edições da Errata forem incluídas no Guia Básico.
quando vai sair o livro do vilao to ansioso
Ainda esse semestre, Matheus.
Uma dúvida: Diante das mudanças, se uma habilidade dobrar o número de ataques, então o uso da modalidade desarmada pode fazer 04 golpes no turno? Não seria interessante Brigão ser uma modalidade geral para todos, pois é simplesmente a arte de dar socos?
Enkidu, como tu mesmo disse, Brigão é a arte de dar socos. Assim como no caso de artes marciais - incluindo aquelas que utilizam armas brancas - alguém que "aprendeu a brigar" não consegue aguentar um combate com um lutador experiente e bem treinado. De forma semelhante, no MB qualquer um sabe socar (um ataque que causa Força +0 de dano por Contusão, como descrito no Guia Básico) mas apenas aqueles que se dedicam à lutar de mãos vazias sabem realmente desferir uma boa quantidade de golpes com eficiência.
Agora, com relação à "modalidade desarmada" eu imagino que tu te refere especificamente à Brigão, que permite realizar um ataque extra por turno, quando o personagem não está usando armas. Se o personagem estiver utilizando uma Habilidade que dobre seus ataques corpo-a-corpo (eu não lembro de alguma Habilidade que faça isso, em geral elas adicionam ataques extras baseados em critérios estabelecidos) então a resposta seria sim, o personagem teria 4 ataques desarmados por turno.
Obrigado pela resposta.
Pensei assim: um sacerdote que implique a magia "Velocidade" que sobra o número de ações.
Então, se fosse um Firas/Xamã ele poderia, usando "chamas internas", "brigão" e o "tubarão" como animal, facilmente causar 14 pontos (4 força +2 brigão +2 tubarão +6/fogo). Fora os +2 de iniciativa e +1 para acertar. Daí, se um sacerdotes lançar nele velocidade ele poderia causar:
1a ação = 2 ataques de 14 pontos de dano = 28
2a ação = 2 ataques de 14 pontos de dano = 28
Ou seja, em um turno ele poderia causar 56 pontos de dano se acertar. Estou certo? Seria isso mesmo? Corrijam se estiver errado, pois sou novato em MB.
Sim, o cálculo de dano está correto. Cada ataque do Fira causará 14 de dano, então se ele acertar todos os ataques, somará um total de 56 de dano (32 por contusão + 24 por fogo). Interessante observar que se dois Firas utilizarem essa mesma estratégia, eles causam apenas 32 pontos de Dano - já que Chamas Internas 2 deixa um Fira Imune à Fogo.
Você precisa estar logado para comentar.